A 28 de Maio de 2022, quando estava tudo a bater punhetas com a vinda do David Carmo eu publiquei aqui o texto que a seguir transcrevo.
"Ora, eu prometi ontem mas compromissos publicitários não permitiram que eu fizesse isto mais cedo por isso cá vai:
Em primeiro lugar, todos os dados que vou apresentar podem ser consultado aqui para o
Diogo Leite e para o
David Carmo.
Em segundo lugar eu vou limitar a minha análise aos dados do campeonato Português. Não é que os resultados não sejam interessantes, mas acho que os dados não são comparáveis. O Diogo jogou numa fase em que o Braga tinha jogos mais acessíveis e portanto o Diogo apresenta melhores desempenhos nos dados ofensivos e de passe e o Carmo melhores desempenhos nos indicadores defensivos, pois também foi mais sujeito a eles. Conseguiria o Carmo melhores desempenhos ofensivos com os adversários que o Diogo defrontou na fase de grupos? E isso teria repercussões nos seus números defensivos? E o Leite, manteria o acerto no passe que demonstrou na fase de grupos, tivesse feito os jogos a eliminar?
Podemos especular mas nunca saberemos a resposta. Já no campeonato, apesar do Diogo ter feito mais jogos, o nível médio dos adversários foi idêntico pelo que é mais fácil fazer comparações directas.
Comecemos então pelo básico:
Diogo Leite - Rating 6.92
David Carmo - Rating 6.75
Este número por si só, já parece indicar uma superioridade do Leite face ao Carmo, mas é importante olhar para onde estes números vieram. Comecemos pelos aspectos defensivos:
Tackles:
Diogo Leite - 1.3 por jogo
David Carmo - 0.6 por jogo
Interceptions
David Carmo - 1.1 por jogo
Fouls
David Carmo - 0.8 por jogo
Offside won
Diogo Leite - 0.5 por jogo
David Carmo - 0.6 por jogo
Clearence
Diogo Leite - 2.8 por jogo
David Carmo - 3.0 por jogo
Dribled past
Diogo Leite - 0.4 por jogo
David Carmo - 0.5 por jogo
Blocks
Diogo Leite - 0.7 por jogo
David Carmo - 0.7 por jogo
Own goals
Diogo Leite - 0
David Carmo - 1
Permitam-me complementar esta informação com mais duas componentes estatísticas gerais
Yellow Cards:
Diogo Leite - 1
David Carmo - 3
Aerial duels won
Diogo Leite - 3.3 por jogo
David Carmo - 2.5 por jogo
Olhando para aqui que conclusões é que retiro? O Leite é um defesa mais agressivo (mais entradas e mais faltas) mas tem menos amarelos num maior número de jogos. Tentei procurar informações que me permitissem provar a ideia que isto me gera mas não consegui, no entanto acho que isto só será possível, não porque os árbitros gostem muito da cara do Leite, mas simplesmente deve fazer as faltas mais longe das zonas de perigo. Contudo, não conseguir encontrar dados que comprovassem esta conclusão.
O Leite rouba mais bolas, ganha mais duelos aéreos e é ultrapassado em drible menos vezes. O Carmo ganha mais foras de jogo, faz mais alívios e tem um auto golo marcado.
Falemos então do passe:
Passes per game:
Diogo Leite - 63.3 por jogo
David Carmo - 59.8 por jogo
Pass success percentage
Diogo Leite - 85,8%
David Carmo - 83,3%
Long balls per game
Diogo Leite - 4.0 por jogo
David Carmo - 6.3 por jogo
O Diogo faz mais passes por jogo e com melhor percentagem de acerto. O Carmo recorre mais ao passe longo, mas não tenho dados sobre os níveis de acerto do mesmo. Um aspecto curioso relativamente aos passes longos, é que na Liga Europa, o Leite aumentos os passes longos para 5.8 e o Carmo baixou para 3.6 Não sei se foram questões estratégicas, condicionantes do jogo... mas achei curioso.
Por fim os aspetos ofensivos:
Shots per game
Diogo Leite - 0.5 por jogo
David Carmo - 0.3 por jogo
Dribbles per game
Diogo Leite - 0.1 por jogo
David Carmo - 0.1 por jogo
Fouled per game
Diogo Leite - 1.0 por jogo
David Carmo - 0.2 por jogo
Offsides per game
Diogo Leite - 0.0 por jogo
David Carmo - 0.1 por jogo
Dispossessed per game
Diogo Leite - 0.3 por jogo
David Carmo - 0.0 por jogo
Bad control per game
Diogo Leite - 0.3 por jogo
David Carmo - 0.5 por jogo
O que retiro daqui? O Diogo remata mais, sofre mais faltas, recepciona melhor a bola mas perde mais bolas. O Carmo é mais vezes apanhado em fora de jogo.
O resto das conclusões, deixo para quem as queira fazer. "