Dúvidas de informática

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,086
14,979
2005dragon disse:
O Windows 10 traz grandes vantagens relativamente ao 7? Do pouco que vi, não vi grandes alterações a não ser gráficas.
tem grande vantagens, espiona-te de todos os lados...

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,565
130
40
Oliveira de Azeméis
Coloquei esta dúvida no Zwame, mas não custa nada copiar/colar para aqui também :)

Tenho um desktop ligado ao monitor mais a uma TV Full HD (por HDMI). Comprei uma TV 4k que ficará noutra divisão mas do outro lado da parede (a 1 metro de distância do desktop) e quero aproveitar para a ligar também ao computador. Duas dúvidas:

- dá para ter os 3 aparelhos (monitor + 2 TV's) ligados ao PC (Windows 8)?
- Se só derem 2 eu prefiro as duas TV's. A placa gráfica tem uma saída HDMI e outra DVI. Posso ligar cada uma delas a cada tv? E a saída DVI dá som? E a qualidade de imagem difere muito da da HDMI? Há alguma alternativa melhor e económica, tipo HDMI splitter?

Obrigado

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Ric_Sousa disse:
- dá para ter os 3 aparelhos (monitor + 2 TV's) ligados ao PC (Windows 8)?
- Se só derem 2 eu prefiro as duas TV's. A placa gráfica tem uma saída HDMI e outra DVI. Posso ligar cada uma delas a cada tv? E a saída DVI dá som? E a qualidade de imagem difere muito da da HDMI? Há alguma alternativa melhor e económica, tipo HDMI splitter?

Obrigado
Sim da' para ligar ate' mais ecrans se quiseres, desde que o Computador tenha capacidades para isso. Eu ligava o DVI ao Monitor (sem som, ou para ter som necessitas tambem de ligar os cabos audio) e metia um cabo HDMI splitter para as duas TV's. J'a agora qual o interesse de ter tres ecrans a dar a mesma coisa?

Em principio HDMI 'e superior a DVI, mas depende tudo do sinal fonte. Se for video do computador nao vais ver muita diferenca, alias provavelmente DVI visto no Monitor tera melhor qualidade que o HDMI visto na TV. Se for por exemplo um filme Blu Ray, entao o HDMI 'e melhor que o DVI. A outra grande diferenca 'e que o HDMI transporta som e o DVI nao, mas nada que nao possa ser resolviido com mais uns cabos audio.

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,565
130
40
Oliveira de Azeméis
Ferjo disse:
Sim da' para ligar ate' mais ecrans se quiseres, desde que o Computador tenha capacidades para isso. Eu ligava o DVI ao Monitor (sem som, ou para ter som necessitas tambem de ligar os cabos audio) e metia um cabo HDMI splitter para as duas TV's. J'a agora qual o interesse de ter tres ecrans a dar a mesma coisa?

Em principio HDMI 'e superior a DVI, mas depende tudo do sinal fonte. Se for video do computador nao vais ver muita diferenca, alias provavelmente DVI visto no Monitor tera melhor qualidade que o HDMI visto na TV. Se for por exemplo um filme Blu Ray, entao o HDMI 'e melhor que o DVI. A outra grande diferenca 'e que o HDMI transporta som e o DVI nao, mas nada que nao possa ser resolviido com mais uns cabos audio.
Eu para o monitor já tenho ligado (o tradicional VGA)
Para as tv's sobram as saídas da gráfica (DVI e HDMI)... ou então o splitter, mas fica muito mais caro (uns 50€)
Disseram-me que as placas gráficas mais recentes já enviam som pelo DVI... se for verdade poupava-me trabalho e dinheiro

A utilidade de ter as 2 tv's com imagem do PC é simples. Basta comprar um rato+teclado wireless e fico com o PC no quarto + sala (mesmo só estando fisicamente numa divisão). Eu como a "tv cabo" que tenho em casa é o Meo Go (ou seja, streaming online), é para ficar com sinal nos 2 locais 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Ric_Sousa disse:
Eu para o monitor já tenho ligado (o tradicional VGA)
Para as tv's sobram as saídas da gráfica (DVI e HDMI)... ou então o splitter, mas fica muito mais caro (uns 50€)
Disseram-me que as placas gráficas mais recentes já enviam som pelo DVI... se for verdade poupava-me trabalho e dinheiro

A utilidade de ter as 2 tv's com imagem do PC é simples. Basta comprar um rato+teclado wireless e fico com o PC no quarto + sala (mesmo só estando fisicamente numa divisão). Eu como a "tv cabo" que tenho em casa é o Meo Go (ou seja, streaming online), é para ficar com sinal nos 2 locais
Ok para o Monitor.

Bem se preferes comprar a placa grafica e instala-la, mas de certeza que nao te custa 50 Euros...

Precisas sempre de um adaptador para transformar o sinal "DVI + som" em HDMI, porque o DVI da smart TV nao te vai receber o audio.

Ou seja 'e para te veres livre de teleespectadores chatos e po-los na outra sala... 'e isso? :-?

henriqueg1984

Bancada central
19 Abril 2013
1,279
0
40
Caparica
Estou a pensar em mudar para a Apple e comprar um Mac, sempre fui cliente Toshiba (actualmente tenho um i5, 2.53 GHz com 4 GB de memória) e não estou nada desiludido, contudo toda a gente fala muito bem da Apple. Quem tem Mac pode partilhar as diferenças?

dragoneye

Bancada central
3 Setembro 2012
1,189
519
Conquistas
3
Póvoa
  • André Villas-Boas
  • Deco
henriqueg1984 disse:
Estou a pensar em mudar para a Apple e comprar um Mac, sempre fui cliente Toshiba (actualmente tenho um i5, 2.53 GHz com 4 GB de memória) e não estou nada desiludido, contudo toda a gente fala muito bem da Apple. Quem tem Mac pode partilhar as diferenças?
Não custa nada experimentar. Eu trabalho em windows e em casa uso Mac. Gosto dos dois... Mas conheço quem usou mac depois de windows e não quis outra coisa, o contrário não conheci...

Drgon Sky

Bancada central
27 Julho 2015
2,433
281

DuBosk

Bancada lateral
3 Junho 2014
916
0
46
Serpa
Smaug disse:
Com certeza toda a gente ouviu falar nos sites que foram bloqueados recentemente como o Gigatuga e outros mais (entretanto o gigatuga tem novo endereço).

Ha umas duas semanas fiz aquela alteração no DNS usando o famoso 8.8.8.8 e 8.8.4.4. e funcionava na perfeição, mas pelos vistos isso agora não resulta (tenho NOS).

Alguém está por dentro do assunto (eu não sou propriamente um ás dos computadores, mas detesto estes bloqueios e fico com um espírito bastante anárquico)?
Desabilita o IPV6 ou põe no DNS do mesmo IPV6:

2620:0:ccc::2 e 2620:0:ccd::2

ou 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844 (da google).

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,086
14,979
Smaug disse:
Com certeza toda a gente ouviu falar nos sites que foram bloqueados recentemente como o Gigatuga e outros mais (entretanto o gigatuga tem novo endereço).

Ha umas duas semanas fiz aquela alteração no DNS usando o famoso 8.8.8.8 e 8.8.4.4. e funcionava na perfeição, mas pelos vistos isso agora não resulta (tenho NOS).

Alguém está por dentro do assunto (eu não sou propriamente um ás dos computadores, mas detesto estes bloqueios e fico com um espírito bastante anárquico)?
Quais são os sites, é que hoje meti a fibra da Nos, já alterei os DNS para o da google e da opendns e abri o arenavision sem problemas, não podes indicar ai um site para eu experimentar e se for preciso alterar o ipv6.

miguel1980

Tribuna
11 Dezembro 2013
3,321
814
Nederland
Boas

Eu não percebo nada de computadores, no entanto, gostava de saber se existe algum programa que detete no nosso pc quais os programas/ficheiros inúteis que estejam instalados e que tornem o pc mais lento.

Alguém me pode auxiliar?

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,249
29,764
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
miguel1980 disse:
Boas

Eu não percebo nada de computadores, no entanto, gostava de saber se existe algum programa que detete no nosso pc quais os programas/ficheiros inúteis que estejam instalados e que tornem o pc mais lento.

Alguém me pode auxiliar?
os que existem bons são a pagar.. grátis muitas das vezes ainda piora a situação.. pelo menos esta é a minha experiência pessoal..

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
18,122
9,560
31
Porto
miguel1980 disse:
Boas

Alguém me pode auxiliar?
No painel de controlo tens o Desinstalador da Microsoft, mas não sei se é completamente eficaz.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
40,249
29,764
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
o TuneUp Utilities é muito bom.. mas é a versão a pagar.. a grátis não sei se resolve o teu problema..

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
18,122
9,560
31
Porto
Também tens que ir ao Gestor de Tarefas do teu PC e ver quais são os programas que estão a gastar mais RAM e CPU. Se não utilizares esses programas que instalaste, desinstala-os.
Convém teres o teu antivírus em dia, limpares o histórico do teu browser (google chrome ou firefox).

A

Apollo

Guest
miguel1980 disse:
Boas

Alguém me pode auxiliar?
O CCleaner serve e é gratuito.

Não mexas é no registo, não é recomendável. Usa o cleaner, ele vai-te fazer scan do lixo e depois "limpas".