Andaste a comer gajas no Verão...Eu falo por mim, que já tive comportamentos que não devia, principalmente no verão.
Agora as pessoas funcionam com exemplos. Se deixas realizar uma festa do avante, estás a dar um péssimo sinal às pessoas. Se deixas realizar jantares com 100 e tal pessoas, estás a dar um péssimo sinal. Se tens um PR a gabar-se de estar com +20 pessoas no Natal, estás a dar um péssimo sinal. Se obrigas as pessoas a ficarem fechadas em casa ao fim-de-semana em dezembro e depois dás a ideia que, no Natal, o perigo é menor, estás a dar um péssimo sinal.
Por outro lado, tens as pessoas cada vez mais desgastadas por medidas e discursos incoerentes, como o fecho de tudo aos fim-de-semana à tarde para as pessoas se juntarem à porta de superfícies comerciais. É normal esse desgaste e é normal que, com o maior conhecimento do vírus, as pessoas se desleixem e saiam.
Por fim, como animal social que somos, é normal não aguentar tudo isto. Nada de nada e nada que não fosse fácil de prever. Mas se quiseres continuar a atirar as culpas maioritariamente para as pessoas e para a sua falta de noção (termo muito utilizado pelos novos justiceiros das redes socias - não estou a dizer que és tu), força. Limito-me a não aceitar.
Devias ser preso..