Covid-19

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Eu não preciso de explicar. Os dados são objectivos, mas se quiseres que tente especular diria a mortalidade da suécia na primeira onda foi tão elevada que isso teve um impacto directo no PIB do país.
Sobre eles não terem decretado quarentena, nota que a Suécia não é negacionista. Eles compreendem que o vírus é perigoso mas, como todos assumem, temos de aprender a viver com ele. A população sueca é das que mais confia nas suas instituições e sentiram que recomendar em vez de obrigar seria suficiente para conter o ritmo de contágio. O objectivo deles sempre foi não colapsar o SNS e não conseguir imunidade de grupo. Estão a conseguir. Tiro-lhes o chapéu por isso. No final é que se fazem as contas para saber quem tomou melhores decisões. De qualquer forma, é um erro gigante tentar comparar Portugal com a Suécia. Eles são mais ricos, evoluídos e culturalmente mais "frios". Se querem comparar a Suécia comparem com a Finlândia, Noruega, Dinamarca.
Atenção que mesmo a suécia nos últimos dias já tomou medidas bem mais restritivas face ao que tinha tomado em março

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Houve público no SBK. Foi um evento muito mal organizado, e o público esteve apenas na bancada principal, longe da meta, mas estiveram. Creio que na altura até foram menos do que 1000 pessoas.

E o evento de ontem não teve 27.500 pessoas. Teve mais, bem mais.
Na altura foi anunciado que não tinham publico, se foi permitido publico retiro o que disse.

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,187
1,950
Situação caricata e sintomática do estado de completa incoerência das autoridades portuguesas:

Dia 7/9 de agosto em Portimão mundial de Superbikes em pleno verão com radiações ultra-violeta elevadas (que reduzem imenso a vida dos vírus) e com menos de 200 casos dia - Sem publico

dia 18/19 de Novembro Mundial de MotoGP em Portimão, em pleno Outono probabilidade de tempo nublado muito maior e com mais de 2.000 casos dia - Em principio com 30.000 espectadores

Provavelmente deve existir um motivo qualquer que faz com que as motos de MotoGP reduzam as probabilidades de transmissão face as de superbikes.
Isso só é caricato e, acrescento, incompreensivel, para quem achar que o que distinguiu a decisão entre ambos os eventos (e outros) foram fatores ligados à saúde publica.

• Like
Reações: domribeiro

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,048
747
Atenção que mesmo a suécia nos últimos dias já tomou medidas bem mais restritivas face ao que tinha tomado em março

Não é bem assim.

O site é sueco como podes ver, e algures pelo meio da notícia diz o seguinte:

Public gatherings of more than 50 people have been prohibited since late March, but the government said Thursday cultural and sporting events could now accommodate 300 people as long as they were seated respecting social distancing.
Notícia de ontem como podes ver no artigo.

Atsitrop

Bancada central
1 Dezembro 2016
1,006
1,007
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
"N.º de Velhos a aumentar..."
Não sei que idade tens mas de uma coisa já te deves ter apercebido...todos caminhamos para lá e não deve ser muito agradável que quando lá estiveres teres alguém a tratar-te como "velho".
Não custa nada e tu consegues...da próxima tenta arranjar uma palavra melhorzita.
A palavra "velho" não tem mal nenhum. "Idoso" é considerado um termo mais soft simplesmente porque sim, porque o significado de velho e idoso é o mesmo. Existem inclusive muitos velhos/idosos que preferem o uso da terminologia "velho" e eles próprios a usam para se descrever. Não tem mal nenhum e não significa falta de respeito.

Esta questão faz-me lembrar o preferir o uso do termo "negro" em vez de "preto", o preferir o uso (errado) de "invisual" em vez de "cego"...

Velhos são pessoas de idade mais avançada aka idosos. Velho é o antónino de novo. A palavra está no dicionário e não lhe é dada nenhuma conotação perjorativa.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,177
9,810
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não me causa especial comichão o cuidado com o uso das palavras, no fundo, com a forma como tratamos os outros. Não sendo possível salvaguardar todas as sensibilidades, há quem se importe com o velho, outros reclamarão o qualificativo com orgulho... nada se perde em procurar o termo mais adequado. Não vejo, por exemplo, por que se há-de usar o "preto", que facilmente adquire uma carga negativa, para designar alguém. Se há problemas de censura e repressão do pensamento e da palavra, a defesa do "politicamente incorrecto" chega-nos muitas vezes de quem pura e simplesmente pretende dizer toda e qualquer alarvidade. Há quem se chateie a sério com o "velho", quem se sinta ferido na sua dignidade. E quem preferia o velho ao idoso e a outros termos que muitos julgam neutros ou positivos. Nada como procurar o tratamento mais adequado para cada um. A menos que se considere que chamar indiscriminadamente pretos e larilas e coisas que tais é um acto de liberdade individual e que o outro não deve ser considerado nesta equação. Não creio que se defenda a liberdade desta forma. Nem impondo um cânone universal de comportamento. Mas nada se perde em considerar a questão, sem descartá-la de imediato ou assumir uma posição extremada. Seja como for, não é o que se discute aqui.

masd

Tribuna Presidencial
26 Maio 2015
11,672
11,077
Tenho um familiar que fez o teste na quinta feira e ainda não recebeu o resultado , é normal demorar assim tanto?

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Algo que me causa confusão, e que ninguém fala disso.
Porque raio, é que alguém ainda infetado, mesmo com sintomas, pode ir trabalhar depois de 10 dias de isolamento?
Há algum estudo que comprove que 10 dias depois, o vírus deixa de ser transmissível?

Para mim isto é muito grave. Estamos todos sujeitos a medidas restritivas dos nossos direitos, com cuidados que interferem profundamente na nossa vida, e pessoas infetadas são obrigadas a ir trabalhar? A espalhar o vírus? Incompreensível.

Por estas e por outras é que acho que nunca vai voltar a haver confinamento total.

• Like
Reações: Dragon_92

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Algo que me causa confusão, e que ninguém fala disso.
Porque raio, é que alguém ainda infetado, mesmo com sintomas, pode ir trabalhar depois de 10 dias de isolamento?
Há algum estudo que comprove que 10 dias depois, o vírus deixa de ser transmissível?

Para mim isto é muito grave. Estamos todos sujeitos a medidas restritivas dos nossos direitos, com cuidados que interferem profundamente na nossa vida, e pessoas infetadas são obrigadas a ir trabalhar? A espalhar o vírus? Incompreensível.

Por estas e por outras é que acho que nunca vai voltar a haver confinamento total.
Não era suposto testar duas vezes negativo num curto espaço de tempo para poder voltar a sair de casa? Mudaram as diretrizes?

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,202
61,865
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Não era suposto testar duas vezes negativo num curto espaço de tempo para poder voltar a sair de casa? Mudaram as diretrizes?
Tenho uma amiga minha que esteve infetada e passados 10 dias já pôde sair do isolamento já que não apresentou sintomas
Pelos vistos as diretrizes agora são essas

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,991
19,239
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Mudou.
Desde que não tenhas sintomas ou tenhas apenas sintomas leves não precisas de fazer teste para teres alta.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
41,202
61,865
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Mas os assintomáticos podem transmitir o vírus, ou não?
Parece que saíram estudos que após 10 dias já não são transmissores caso se mantenham assintomaticos
Mas não tenho a certeza do que te estou a dizer