Covid-19

RR11

Lugar Anual
5 Março 2020
2,399
2,510
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Aumento de apenas 3 casos, congratulou-se o Rui Moreira no facebook. Hoje há mais 26

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
SUPERMLY disse:
Enquanto isso algumas boas noticias:

https://pebmed.com.br/ivermectina-pode-ser-usada-como-tratamento-para-covid-19/

"Ao total, foram coletados dados de 704 pacientes que fizeram uso de ivermectina provenientes de 169 hospitais em três continentes (América do Norte, Europa e Ásia) e 704 controles. A dose média de ivermectina utilizada foi de 150 mcg/kg. A taxa de mortalidade foi menor no grupo que recebeu ivermectina (1,4% vs. 8,5%; IC 95% = 0,11 – 0,37; p < 0,0001), o que também foi encontrado no subgrupo de pacientes que necessitou de ventilação mecânica (7,3% vs. 21,3%; p < 0,001)."

Se o Remdesivir tinha resultados modestos não se pode falar da Ivermectina....reduzir a mortalidade em 11% é estupendo
Não sei se serão boas notícias, uma vez que esse estudo não foi publicado em nenhum lado.

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
536
1,144
Porto
Devenish disse:
Lí ontem num link que um fulano tinha no facebook e que era um link que me pareceu credível (não recordo ele mas era da CM Porto ou semelhante) que as infecções no Concelho do Porto tinham diminuído muito nos últimos dias o que dava a entender que já haveria grande imunidade neste, meu de residência e nascimento, Concelho.
Não creio, de todo, q a redução no concelho do Porto se deva alguma imunidade de grupo adquirida!

Primeiro, a região foi a primeira a ter os primeiros focos de contágio e cadeias de transmissão q já estarão, grosso modo, identificadas

Deve-se também, algumas medidas da câmara, como instalação do primeiro centro de testes, o hospital de campanha, coordenação c unidades hospitalares, testagem a todo pessoal dos lares do concelho do Porto.

Tudo isto faz com que o município tenha já neste momento um controlo relativo do cenário de casos. Claro está que o Porto é uma cidade que sofre imensos movimentos pendulares de outros concelhos, pelo q testar muito e rapidamente é ordem neste momento

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,916
5,573
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Absolution disse:
Por mim, pode ser.
A selecção natural que trate do resto.
(Infelizmente, o possível contágio não se cinge aos comunas que lá vão.)
ontem lembrei-me de alguma coisa parecida com isso - e até se fazia um desconto no bilhete a quem fosse comuna e orc.

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,832
6,681
arkeru disse:
Não sei se serão boas notícias, uma vez que esse estudo não foi publicado em nenhum lado.
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3580524

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
ixnay disse:
É preciso ter em atenção que este vírus é, apesar de tudo, ainda relativamente desconhecido.

https://www.youtube.com/watch?v=Zn5GPR6oIO0

É muito importante não baixar a guarda.
Neste momento há 73 casos em New York, sendo que uma criança de 5 anos morreu por causa disto:

Continuo a dizer, re-abrir creches e escolas básicas nesta altura é um risco: temos tempo em Setembro para isso, já com muito mais dados e tempo para estudar o vírus. Estarmos a tomar decisões com base em dados desconhecidos é um grande erro, pois ainda não sabemos tudo sobre esta doença. À primeira criança que morrer em Portugal com algo similar, digam adeus à economia portuguesa.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
O povo português não pode permitir que os Rebelos deste reino, se pavoneiem sem que nada aconteça.

É preciso que estes inergumes de merda desapareçam.

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,172
6,878
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Mais uma lei feita para agradar aos comunas.
Pode haver festivais se cumprirem as distâncias de segurança e as indicações da DGS.
Palhaçada, já estou a ver o pessoal no peditório do avante a ver concertos com lugares marcados no chão e sem saírem do sítio.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
SUPERMLY disse:
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3580524
Atenção que esse artigo ainda não foi revisto pelos pares, nem sequer publicado numa revista científica. Por isso, cautela com o que se conclui. Aliás, o estudo deste fármaco in vitro foi bastante criticado internacionalmente, uma vez que no humano a farmacodinâmica da droga é muito diferente.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
katatonia10 disse:
ontem lembrei-me de alguma coisa parecida com isso - e até se fazia um desconto no bilhete a quem fosse comuna e orc.
Uma história engraçada que o meu tio contava (nunca percebi se era apenas brincadeira ou não) é que quando diziam que o benfica tem 6M de adeptos ele dizia que deviam contá-los como os comunistas se contam na festa do avante:

"Quem for comunista que levante o braço!" - E eles levantavam os dois braços para contar a dobrar.

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
arkeru disse:
Atenção que esse artigo ainda não foi revisto pelos pares, nem sequer publicado numa revista científica. Por isso, cautela com o que se conclui. Aliás, o estudo deste fármaco in vitro foi bastante criticado internacionalmente, uma vez que no humano a farmacodinâmica da droga é muito diferente.
O sistema peer review por si só não é garantia de qualidade, muitas vezes perdem-se excelentes estudos por interesses obscuros de quem faz a revisão. É um sistema com muito mais defeitos que qualidades e é muito criticado na comunidade científica, inclusive até já se entregaram prémios nobel por estudos plagiados a partir de outros estudos que não foram revistos e aprovados.

Quanto ao estudo e ao fármaco, não foi o estudo do fármaco in vitro que foi criticado, aliás, todos os fármacos têm que passar por essa etapa. O que foi criticado foi o facto de se ter feito notícia pelo fármaco ter passado nos testes in vitro, o que não quer dizer absolutamente nada da sua eficácia no organismo humano. Pelo que vi no abstract, foi feito numa amostra sólida e estatisticamente também parece ter relevância.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
John Wick disse:
O sistema peer review por si só não é garantia de qualidade, muitas vezes perdem-se excelentes estudos por interesses obscuros de quem faz a revisão. É um sistema com muito mais defeitos que qualidades e é muito criticado na comunidade científica, inclusive até já se entregaram prémios nobel por estudos plagiados a partir de outros estudos que não foram revistos e aprovados.

Quanto ao estudo e ao fármaco, não foi o estudo do fármaco in vitro que foi criticado, aliás, todos os fármacos têm que passar por essa etapa. O que foi criticado foi o facto de se ter feito notícia pelo fármaco ter passado nos testes in vitro, o que não quer dizer absolutamente nada da sua eficácia no organismo humano. Pelo que vi no abstract, foi feito numa amostra sólida e estatisticamente também parece ter relevância.
Se um estudo for excelente, nunca que deixará de ser publicado. Mesmo um estudo fraco não deixa de ser publicado, mesmo com o sistema peer review, porque de certeza que os revisores irão sugerir novas ideias para que o estudo seja melhorado. Podem é não ser publicados nas revistas preferenciais dos autores, mas publicados são. Este sistema não é perfeito, mas no mundo científico, assegura a credibilidade e qualidade de um estudo. Além de que os revisores não têm acesso aos autores do artigo, assim como os autores não têm acesso aos revisores, é anónimo, pelo que os tais interesses obscuros são minimizados. Não tenho conhecimento de um movimento relevante contra este sistema. O que ouço é alguns cientistas a criticarem o facto de fazerem estas revisões sem serem pagos. Se já foram entregues prémios nobel a estudos plagiados de outros não publicados, com certeza não é por causa do sistema peer-review. Até porque, lá está, se fossem revistos muito provavelmente seriam publicados. Houve o caso de Hans Krebs, cujo artigo sobre a descoberta do ciclo de Krebs foi rejeitado pela Nature, mas porque na altura a revista tinha um elevado volume de artigos a publicar e o artigo de Krebs seria publicado com algum atraso.

Também o tom sensacionalista empregue pelos autores no artigo foi criticado. Estive a dar uma vista de olhos ao estudo e não reportam, por exemplo, em que países ocorreram as mortes. Foram incluídos doentes de 169 hospitais, de vários continentes, e sabemos que os cuidados de saúde não são iguais em todos os países, além de que um elevado número de instituições participantes pode ser volátil para o estudo.
Além disso, a média de idades do cohort é relativamente jovem, o que poderá também influenciar, sabendo que a doença é fatal principalmente para doentes idosos (aliás, a percentagem de mortes em doentes ventilados sem toma do fármaco é de 21.3%, e é de estranhar já por isto, porque esta percentagem é seguramente mais alta na globalidade da doença).
Ainda, este fármaco é metabolizado e é substrato da enzima CYP3A4 e da P-glicoproteina, respectivamente, enzimas altamente variáveis, e que podem influenciar significativamente a eficácia do fármaco; sabe-se que a a variabilidade nestas enzimas é altamente influenciada pela etnia; visto que este é um estudo multi-hospitalar em diversos países  (desde Europa, América, até à Ásia), a variabilidade é enorme, e os autores não contaram com isso.

Como se pode ver, são diversas questões que podem ter um impacto real no outcome do estudo. Com isto não quero dizer que não possam ser resultados positivos, mas não são de todo para tirar grandes conclusões, muito menos para embandeirar em arco. Espero por resultado de ensaios randomizados, e aí já poderemos tirar melhores conclusões.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
39,016
19,141
O número de novos casos diário de covid-19 começa a subir na Alemanha... andou com nos 400/500 no início da semana e hoje foram mais de 1300.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,522
11,098
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Uma amiga minha, ligada a saúde e que esteve 2 meses a cumprir voluntariado em Itália na luta ao covid 19, garante me que vamos ver muitos casos de atrasos de desenvolvimento em recém nascidos nos próximos 1 a 2 anos enquanto este vírus por cá andar...

Quem mo disse... Sabe do que fala...

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Pavão disse:
Uma amiga minha, ligada a saúde e que esteve 2 meses a cumprir voluntariado em Itália na luta ao covid 19, garante me que vamos ver muitos casos de atrasos de desenvolvimento em recém nascidos nos próximos 1 a 2 anos enquanto este vírus por cá andar...

Quem mo disse... Sabe do que fala...
Podes explicar melhor?

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Pavão disse:
https://sarin-nemlixivianemlimonada.blogs.sapo.pt/a-gripe-hemofilica-a-covid19-e-os-166088
Volto a dizer, é esperar para ver. Apesar de que todos os estudos de filogenia apontam a origem do vírus nos humanos em Novembro-Outubro.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,522
11,098
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Filipe01 disse:
Podes explicar melhor?
Diz que ainda se desconhece muito dos efeitos do covid 19 na saúde e que os casos reportados nos EUA semelhantes ao síndrome de kawasaki são uma amostra... A pessoa que mo disse tem ampla experiência em doença rara...