Covid-19

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,246
2,774
Filipe01 disse:
Noção é comparar Portugal à China e não saber se o que acabaste de escrever fosse na China, ias ter problemas.

Noção e ridículo, é colocar um documento de um município a criticar (e bem) o Governo e pensar que isso podia acontecer na China.

Temos muito e muito a melhorar, e este é uma estupidez, mas estamos a anos de luz da China.

Haja bom senso e alguma noção no que se escreve.
Defender a merda da china já é mau demais...... mas mau demais

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,959
45,516
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Espanha hoje só está a reportar 272 mortos, se não houver nenhum update era uma descida significativa.

Italia reporta 619 mortos hoje, e isso quer dizer que os USA assumem a liderança no numero total de mortos e vão ultrapassa os 20 mil hoje.

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,918
4,635
Se anda por aqui algum académico ou alguém que conheça um investigador, está aqui o link com o formulário para solicitar os dados do SINAVE sobre a epidemia, tal como já tinha sido requerido pela comunidade científica.

Tem também um PDF com a listagem dos dados que vão ser disponibilizados.

https://covid19.min-saude.pt/disponibilizacao-de-dados/

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
sirmister disse:
Espanha hoje só está a reportar 272 mortos, se não houver nenhum update era uma descida significativa.

Italia reporta 619 mortos hoje, e isso quer dizer que os USA assumem a liderança no numero total de mortos e vão ultrapassa os 20 mil hoje.
É que os números da Espanha são atualizados até as 00:00 horas tem sido assim.Eles dão uma primeira parcial e vão atualizando.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,782
5,270
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Dragão de Ferro disse:
sempre que leio que os autarcas são um role model lembro-me do salvador malheiro, histérico e profícuo, esse zelador profissional, que defende que ovar deve "voltar a funcionar" na terça imediatamente seguinte à páscoa.

( foi aqui falado há dias )

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Quando apenas a inteligência é que fica em quarentena.

https://observador.pt/programas/resposta-pronta/desde-o-inicio-do-estado-de-emergencia-a-psp-deteve-12-pessoas-infectadas-pela-covid-19/?fbclid=IwAR0Gr6ul_rThkP51lhOaf8404OfaJ-3uS03X8K_B2HMP8Sxr0C7K9ql5g10

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
tripeiro_de_gema disse:
Quando apenas a inteligência é que fica em quarentena.

https://observador.pt/programas/resposta-pronta/desde-o-inicio-do-estado-de-emergencia-a-psp-deteve-12-pessoas-infectadas-pela-covid-19/?fbclid=IwAR0Gr6ul_rThkP51lhOaf8404OfaJ-3uS03X8K_B2HMP8Sxr0C7K9ql5g10
Ora aí está, preocupa-me bem mais estes cretinos que incumprem o dever de confinamento e os idiotas que, de igual modo, incumprem o dever geral de confinamento (estou farto de ver carros a circular na via publica sem justificação - gosto imenso dos casos em que os carros vão cheio com 4 a 5 pessoas porque vão todos às compras -), do que o pseudo alegado martelar dos números....confundido com discrepâncias decorrentes de problemas de comunicação, atrasos de reporte, etc...

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Informação extremamente relevante. É fundamental que comecem a chegar os resultados destes estudos.

https://www.technologyreview.com/2020/04/09/999015/blood-tests-show-15-of-people-are-now-immune-to-covid-19-in-one-town-in-germany

MIT Technology Review

Blood tests show 14% of people are now immune to covid-19 in one town in Germany
Surveys of who has been infected show the pandemic still has far to go before it burns out

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Devilelas disse:
Ora aí está, preocupa-me bem mais estes cretinos que incumprem o dever de confinamento e os idiotas que, de igual modo, incumprem o dever geral de confinamento (estou farto de ver carros a circular na via publica sem justificação - gosto imenso dos casos em que os carros vão cheio com 4 a 5 pessoas porque vão todos às compras -), do que o pseudo alegado martelar dos números....confundido com discrepâncias decorrentes de problemas de comunicação, atrasos de reporte, etc...
Só uma pergunta: como é que sabes que os carros que circulam na via pública não têm justificação para o fazer (pelo menos os que não vão cheios)?

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Vlk disse:
Informação extremamente relevante. É fundamental que comecem a chegar os resultados destes estudos.
Já agora, a propósito da imunidade e da sua correlação com a necessidade de vacinação, o que dizer da noticia hoje publicada de uma investigadora de Oxford (Sarah Gilbert) que referiu que haveria 80% de possibilidade de em Setembro vir a haver já uma vacina? Parece-me (admitindo, contudo, que não sou da área e que apenas sei o que vou lendo em jornais) demasiado optimista tendo em consideração que sempre veio a ser referido que o tempo mínimo seria de cerca de 1 ano (ou seja, só lá para Março de 2021) a que acresceria sempre o tempo necesário para a sua produção em massa...

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,379
2,547
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Licha disse:
Só uma pergunta: como é que sabes que os carros que circulam na via pública não têm justificação para o fazer (pelo menos os que não vão cheios)?
Entre o que vejo actualmente, na minha zona de residência (por comparação com o tráfego habitual em período pré-confinamento) e o que vou vendo em vários órgãos de comunicação social acho dificil que sejam todas deslocações por motivos justificados.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
37,593
17,672
Sábado à tarde véspera de Páscoa e filas enormes para os supermercados - sem comentários!
Uma fila de 50 pessoas ou mais para um Continente em Marvila!

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
dragao86 disse:
Sábado à tarde véspera de Páscoa e filas enormes para os supermercados - sem comentários!
Ontem eu ouvia até as moscas aqui no Rio de Janeiro mas hoje da janela vejo bastante trânsito também,talvez por não ser um dia feriado mesmo com essas limitações todas.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,772
24,095
Gaia
Devilelas disse:
Já agora, a propósito da imunidade e da sua correlação com a necessidade de vacinação, o que dizer da noticia hoje publicada de uma investigadora de Oxford (Sarah Gilbert) que referiu que haveria 80% de possibilidade de em Setembro vir a haver já uma vacina? Parece-me (admitindo, contudo, que não sou da área e que apenas sei o que vou lendo em jornais) demasiado optimista tendo em consideração que sempre veio a ser referido que o tempo mínimo seria de cerca de 1 ano (ou seja, só lá para Março de 2021) a que acresceria sempre o tempo necesário para a sua produção em massa...
-----------------------------

Tenho uma filha que está a fazer uma cadeira de mestrado em Inteligencia artificial cujo trabalho foi orientado para ajudar um grupo de estudo de resultados de um antibiotico novo contra bacteria superresistentes.
Embora nada a haver com o covid, mas o orientador da cadeira (indiano )  dela diz que há computadores quanticos com uma velocidade de processamento milhares de vezes superior para um numero de variaveis quase infinitas, o que significa que para essas bacterias superdificies de estudar estao a conseguir obter novos compostos quimicos e formulas quimicas que até agora demorava n anos a obter se muitos quais era testar e errar, testar e errar, até dar certo.
Sem esquecer que nunca como hoje está a chegar financiamentoa ciencia e a medicina. Mas há uma barreira que  continua dificil de saltar, os ensaios em humanos para serem fidedignos e aprovados têm protocolos que demoram meses. Haja esperança.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Morais disse:
É que os números da Espanha são atualizados até as 00:00 horas tem sido assim.Eles dão uma primeira parcial e vão atualizando.
Exacto, actualizam às 23h portuguesas. Mas normalmente a 1ª actualização até costuma ter muitos mais mortos do que o último parcial. Ontem, por exemplo, na 1ª actualização tinham perto de 450 mortos.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Celta7 disse:
Exacto, actualizam às 23h portuguesas. Mas normalmente a 1ª actualização até costuma ter muitos mais mortos do que o último parcial. Ontem, por exemplo, na 1ª actualização tinham perto de 450 mortos.
Verdade

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
dragao86 disse:
Desde que sejam tomadas as medias necessárias nao vejo o problema.

Ha muita gente a trabalhar e so podem ir ao sábado fazer as compras e com as medidas restritivas também sao normais as filas.

Se estao bons para trabalhar nao estao bem para ir as compras?

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
37,593
17,672
jaco250 disse:
Desde que sejam tomadas as medias necessárias nao vejo o problema.

Ha muita gente a trabalhar e so podem ir ao sábado fazer as compras e com as medidas restritivas também sao normais as filas.

Se estao bons para trabalhar nao estao bem para ir as compras?
Ontem foi feriado
Tens entregas a casa
Tens os mini mercados de proximidade - mais caros em muitos casos ok
Vi na fila - nas imagens - pessoas de idade - provavelmente reformados.

Não é preciso ir tudo para os hipermercados.

Não percebo também esta lógica de reduzir os horários de funcionamento dos hipermercados nesta altura - menor horário de funcionamento, maior a tendência para o ajuntamento de pessoas (ainda que na rua - na fila).
Na Polónia há cadeias de supermercados a fazer 24h nesta altura (Lidl, Tesco) - e por exemplo a Biedronka da Jerónimo Martins está com horário de funcionamento das 6h à meia-noite.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Devilelas disse:
Entre o que vejo actualmente, na minha zona de residência (por comparação com o tráfego habitual em período pré-confinamento) e o que vou vendo em vários órgãos de comunicação social acho dificil que sejam todas deslocações por motivos justificados.
Isso dos motivos que são ou não justificados tem alguma carga de subjetividade inerente do ponto de vista ético e que não se confina à rigidez (que entendo até certo ponto) das medidas do estado de emergência.

Aqueles que por motivos indiscutivelmente injustificados quebram as restrições, estão a agir mal como é óbvio. Mas é impossível controlar isso a 100%  e, depois, não há nada que aponte para que seja um número significativo a fazê-lo. Pelo contrário.

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,918
4,635
Entregas online? Só se já estiver muito melhor, porque da última vez que tentei tinha de esperar três semanas pela entrega mais próxima.

Fui ao hipermercado hoje. Tinha 25 pessoas à minha frente. Ou sozinhas ou só com um acompanhante. 15/20 minutos depois entrei e, lá dentro, as pessoas circulavam à vontade. Toda a facilidade para respeitar as distâncias. Não havia aglomerados na padaria, peixaria, talho, zona dos legumes/frutas, nem na zona dedicada à páscoa. Nas caixas super tranquilo igualmente, nem tive de esperar.

Quando saí já não estava ninguém na fila.

Ou seja, as filas muitas vezes ficam longas fora para que lá dentro haja maior segurança. E há períodos em que basta um pouco mais de afluência para a fila ficar um pouco maior.