Tinha 16 anos. Vi o jogo em casa juntamente com os meus irmãos. Só abraços na altura do golo do Madjer.
Tinha posto o relato do jogo a gravar e, como só tinha uma cassete audio de 90 minutos, fui parar a gravação para poupar. Só que logo a seguir o Juary marcou e, enquanto todos se abraçavam, saí disparado em direcção ao quarto para voltar a pôr a gravar, por isso já só apanhei o relato do golo a metade.
No fim do jogo, combinei com um amigo e fui para a Baixa festejar.
No dia seguinte, foi uma festa na escola. Estava no 10.º ano no Garcia e o professor de Português, Manuel João Costa (ainda me lembro do nome!), era um grande portista. Também era meu professor, nesse ano, o saudoso Manuel António Pina.
Depois da escola, fui ao dentista na rua Sá da Bandeira. Mais abaixo, na grande loja da Singer, onde é hoje a Loja Azul, estava a dar nas televisões expostas o jogo todo. Dezenas de pessoas aglomeravam-se nas montras a ver o jogo. Eu comecei a chorar na altura dos golos, olhei para o lado e estava tudo a chorar. Foi dos momentos mais lindos que o FC do Porto me ofereceu até hoje.
Conservo ainda hoje os recortes de todos os jornais do dia seguinte (tirando aqueles que entretanto ofereci ao Museu), a transmissão completa da RTP (os gritos do Miguel Prates e do Ribeiro Cristóvão são inesquecíveis) e o relato completo da Antena 1 - quantas vezes, nos últimos 27 anos, chorei ao ouvir o António Pedro e o Óscar Coelho a relatarem o jogo. Até o David Borges, em estúdio, estava eufórico!
Para quem estiver interessado, o relato completo do jogo na Antena 1 está aqui.
https://soundcloud.com/ricardo-santos-pinto/fc-porto-bayern-de-munique
Quanto à transmissão televisiva, eis a primeira parte:
1987 FC Porto - FC Bayern Munchen 1st half
E a segunda parte:
1987 FC Porto - FC Bayern Munchen 2nd half
E não é que me emocionei outra vez ao escrever isto!