Entretanto, já saiu mais um comunicado.
Bruno de Carvalho
25 min ·
Já começa a ser inenarrável a forma como alguma comunicação social age.
Sou confrontado perante uma notícia, com a minha família ao meu lado, de uma suposta expulsão de uma discoteca.
O departamento de comunicação do Sporting CP explicou detalhadamente o sucedido a todos os jornalistas que questionaram sobre o mesmo.
Distorcer uma situação banal de "bocas" de meia dúzia de adeptos de outras equipas, quando estava numa zona privada com alguns elementos da direcção e de termos tomado a decisão de ir embora da discoteca, é absolutamente lamentável. Que tenham existido adeptos do Sporting CP que não tenham gostado do sucedido também é perfeitamente normal. Talvez mesmo adeptos de outros clubes não tenham gostado e possam ter reagido, pois vários foram os adeptos de clubes rivais que vieram ter comigo nessa noite para conviver e demonstrar a sua simpatia para com a forma como luto por um futebol diferente.
Depois de sairmos de facto não sabemos o que aconteceu mas se foi assim tão grave devem existir detenções que deverão ser comprovadas.
Antes de qualquer outro comentário quero dizer que este tipo de banalidades dadas como factos de relevância (e ainda por cima suportadas em mentiras) podem transformar um não facto num facto e gerar ondas de violência a sério.
Ao jornalismo também cabe o bom senso de fazer essas avaliações.
Depois de ouvirem os factos reais e toda a sua banalidade e falta de interesse versus consciência das consequências que podem gerar, optam por títulos bombásticos suportados por suposta fonte policial e "milhares" de testemunhas. Agora deve ser um festival de testemunhas até ao dia 2.
Este tipo de situações são simples, se existiu desordem pública e intervenção policial tem de existir identificação das pessoas, sejam elas presidentes ou não. Se eu, como cidadão que sou, provoquei desordem pública que levou a expulsão de um local e a respectiva intervenção policial tem de existir o respectivo auto levantado em meu nome e a minha identificacao retirada pela polícia local. A existir sim, poderia considerar notícia pois tenho a consciência de ser uma figura pública e representante de 3,5 milhões de portugueses.
Precisam de notícias bombásticas, cá vai uma sugestão: Presidente do Sporting CP convive com adeptos de clubes rivais pois sempre que confrontado com um pedido de fotos de dezenas de pessoas que diziam não ser do Sporting CP nunca recusou e até conviveu com elas.
Inacreditável todo este timing de notícias seguidas.
É realmente um pesadelo não poder ter uma vida sossegada nos únicos poucos momentos que tento fingir que tenho uma vida. Nesses momentos eu acarreto as minhas responsabilidades mas assumo sempre a normalidade e banalidade quase fatal de puderem existir sempre meia dúzia de provocadores. É realmente triste que alguém queira transformar isto numa notícia.
É crucial que se comece a ter consciência de que o que se escreve pode trazer consequências quando afinal o que se passou não teve interesse nem relevância para desperdiçar uma linha.
Agora tive eu que fazer um post sobre o assunto para que o bom senso prevaleça sobre notícias irresponsáveis.