no Sabado na conferencia de imprensa antes do jogo la vem ele dizer que nao queria dizer aquilo e que o Porto é um grande clube e tal... escusa de vir com falinhas mansas que vamos cair que nem cães em cima deles durante o jogo.
eu aplaudia o Rios... a darem o 11 inicial dos corruptos tudo a assobiar os jogares e chega ao Rios e tudo a bater palmasIncrível. Nunca pensei ver comentadeiros a elogiar os mind games com teias aranhas do Rosé em pleno 2025.
Claro que os adeptos do FCPorto só se vão focar no sadino e deixar as restantes papoilas em campo serem soltas e saltitantes.
Enfim. Mais uma taça de tinto para o Vítor e companhia
Vou escrever com muita calma, por uma questão de respeito, mas tenho de admitir que custa imenso ler comentários destes.Essa coisa dos titulos internacionais, eu faço distinção
Nos fomos 2x campeões europeus. Mas nao ganhamos 2 Champions. Ganhamos uma Champion e uma TCE.
O objetivo de cada competicao era apurar o campeao europeu, mas a forma de o alcancar, bem como o grau de dificuldade sao muito diferentes, e dizer isto nao e desvalorizar o Porto, muito pelo contrario. Dizer que temos 2 Champions e os corruptos dizerem que tambem tem, isso sim desvaloriza o Porto, que eles nao tem Champions nenhuma.
So 2 clubes fora do top 5 ganharam a Champions. Porto e Ajax.
Logicamente, nos nao temos nenhum campeonato do Mundo e eu teria vergonha de dizer que o Porto ganhou 2 Mundiais de Clubes. Nao e verdade.
O Porto ganhou 2 Intercontinentais. Esse e o trofeu, e que servia para apurar a melhor equipa do Mundo, mas nao era um campeonato do Mundo. E tenho muito orgulho nas 2 Intercontinentais que temos no Museu
cada um com as suas ideias, so 2 notasVou escrever com muita calma, por uma questão de respeito, mas tenho de admitir que custa imenso ler comentários destes.
1. Primeiro de tudo, fazes distinções que nem a UEFA faz. A TCE para todos os efeitos é a LC.
O teu argumento faz sentido para falar do quão difícil foi conquistar um título, mas não serve para dizer que só conquistamos 1 LC. Conquistámos 2 LC.
Esse teu critério - que, a meu ver e sem querer provocar qualquer ofensa, nem sequer constitui um critério - pode levar a conclusões estapafúrdias.
Imagine-se, por exemplo, que alguém desvaloriza todos os títulos de campeão europeu antes da lei Bosman, em virtude do grande marco que esta foi e das consequentes mudanças, profundas e numerosas, que trouxe, já na vigência da chamada LC. Isto é, para além de irem para o lixo todos os títulos da TCE, uns 3 ou 4 da Champions também seriam desvalorizados.
Sem contar que a própria LC, tanto quanto sei (e já não caminho para novo), já possuiu uns três formatos diferentes, sem embargo das inúmeras alterações na sua estrutura (dezenas) ao longo dos anos.
Quando no meu post anterior faço uma distinção entre as Taças UEFA do século XX e as do século XXI, não pretendo desvalorizar aquelas, pois, para todos os efeitos, valem o mesmo. O objetivo era, isso sim, dizer que as novas Taça UEFA e Liga Europa obtiveram, com as alterações, um prestígio maior - inclusive retroativamente - face à Taça das Taças.
E discordo completamente de ti. Era muito criança quando conquistámos a primeira LC (embora tenha memórias dessa conquista), no entanto sei perfeitamente que foi tão difícil quanto a conquista da nossa segunda Champions.
Não confundamos a Taça dos Campeões Europeus - ou Champions, é a mesma coisa - com uma Taça Latina ou uma Mitropa.
Essa desvalorização da TCE só vale para gozar com lampiões e os seus títulos a preto e branco, mas na prática não podemos negar o mérito dessa conquista e da sua equivalência com o termo Champions League, sob pena de desvalorizar o nosso clube, a sua história e o seu palmarés.
De resto, além da UEFA não fazer nenhuma distinção entre troféus, o Porto também não faz.
Por último, em nome da coerência histórica e em defesa do legado do nosso clube, o formato da última Taça dos Campeões Europeus e o da primeira Champions League são, segundo me lembro, semelhantes, se é que não são iguais.
2. Se tens vergonha de dizer que tens dois campeonatos do mundo, então tens vergonha do Porto, uma vez que consta oficialmente no nosso palmarés a conquista de “Dois Campeonatos do Mundo de Clubes”.
Além disso, para ninguém pensar que somos só nós que alegamos tal coisa, vale lembrar que o Real Madrid - que aliás conquistou tanto a dita “Intercontinental” como o já chamado “Mundial de Clubes FIFA” - não distingue, para eles é tudo Mundial de Clubes ou Campeonatos do Mundo de Clubes. Entre muitos outros clubes que recorrem à mesma terminologia.
A própria FIFA que, durante muitos anos, tanto reconhecia a Intercontinental como depois a desvalorizava, reconhece hoje em dia que os vencedores da Intercontinental foram Campeões do Mundo. Basta pesquisar.
Convém reparar que estamos a falar do Campeonato do Mundo de Clubes, não do Troféu do Guadiana. Normalmente, vejo a desvalorização surgir de lagartos ou lampiões invejosos, não de portistas. Por favor, não desvalorizem os nossos títulos.
O curioso é que não vejo ninguém a colocar em causa - e bem - os primeiros Mundiais de seleções, quando as nações eram directamente convidadas para participar, ou seja, com uma estrutura diferente. Também estarei curioso para ver se o alargamento que vai existir vai corresponder, na opinião de alguns, a um “Novo Mundial”, desvalorizando as seleções que ganharam títulos anteriormente…
A única coisa que gozo das TCEs dos burmelhos são os troféus. Eram tão mas tão feias aquelas jarretas.Vou escrever com muita calma, por uma questão de respeito, mas tenho de admitir que custa imenso ler comentários destes.
1. Primeiro de tudo, fazes distinções que nem a UEFA faz. A TCE para todos os efeitos é a LC.
O teu argumento faz sentido para falar do quão difícil foi conquistar um título, mas não serve para dizer que só conquistamos 1 LC. Conquistámos 2 LC.
Esse teu critério - que, a meu ver e sem querer provocar qualquer ofensa, nem sequer constitui um critério - pode levar a conclusões estapafúrdias.
Imagine-se, por exemplo, que alguém desvaloriza todos os títulos de campeão europeu antes da lei Bosman, em virtude do grande marco que esta foi e das consequentes mudanças, profundas e numerosas, que trouxe, já na vigência da chamada LC. Isto é, para além de irem para o lixo todos os títulos da TCE, uns 3 ou 4 da Champions também seriam desvalorizados.
Sem contar que a própria LC, tanto quanto sei (e já não caminho para novo), já possuiu uns três formatos diferentes, sem embargo das inúmeras alterações na sua estrutura (dezenas) ao longo dos anos.
Quando no meu post anterior faço uma distinção entre as Taças UEFA do século XX e as do século XXI, não pretendo desvalorizar aquelas, pois, para todos os efeitos, valem o mesmo. O objetivo era, isso sim, dizer que as novas Taça UEFA e Liga Europa obtiveram, com as alterações, um prestígio maior - inclusive retroativamente - face à Taça das Taças.
E discordo completamente de ti. Era muito criança quando conquistámos a primeira LC (embora tenha memórias dessa conquista), no entanto sei perfeitamente que foi tão difícil quanto a conquista da nossa segunda Champions.
Não confundamos a Taça dos Campeões Europeus - ou Champions, é a mesma coisa - com uma Taça Latina ou uma Mitropa.
Essa desvalorização da TCE só vale para gozar com lampiões e os seus títulos a preto e branco, mas na prática não podemos negar o mérito dessa conquista e da sua equivalência com o termo Champions League, sob pena de desvalorizar o nosso clube, a sua história e o seu palmarés.
De resto, além da UEFA não fazer nenhuma distinção entre troféus, o Porto também não faz.
Por último, em nome da coerência histórica e em defesa do legado do nosso clube, o formato da última Taça dos Campeões Europeus e o da primeira Champions League são, segundo me lembro, semelhantes, se é que não são iguais.
2. Se tens vergonha de dizer que tens dois campeonatos do mundo, então tens vergonha do Porto, uma vez que consta oficialmente no nosso palmarés a conquista de “Dois Campeonatos do Mundo de Clubes”.
Além disso, para ninguém pensar que somos só nós que alegamos tal coisa, vale lembrar que o Real Madrid - que aliás conquistou tanto a dita “Intercontinental” como o já chamado “Mundial de Clubes FIFA” - não distingue, para eles é tudo Mundial de Clubes ou Campeonatos do Mundo de Clubes. Entre muitos outros clubes que recorrem à mesma terminologia.
A própria FIFA que, durante muitos anos, tanto reconhecia a Intercontinental como depois a desvalorizava, reconhece hoje em dia que os vencedores da Intercontinental foram Campeões do Mundo. Basta pesquisar.
Convém reparar que estamos a falar do Campeonato do Mundo de Clubes, não do Troféu do Guadiana. Normalmente, vejo a desvalorização surgir de lagartos ou lampiões invejosos, não de portistas. Por favor, não desvalorizem os nossos títulos.
O curioso é que não vejo ninguém a colocar em causa - e bem - os primeiros Mundiais de seleções, quando as nações eram directamente convidadas para participar, ou seja, com uma estrutura diferente. Também estarei curioso para ver se o alargamento que vai existir vai corresponder, na opinião de alguns, a um “Novo Mundial”, desvalorizando as seleções que ganharam títulos anteriormente…
Miguel Nogueira de Braga da AF Lisboa e Bruno Esteves de Lisboa da AF Setúbal no VAR… é das maiores provocações que tenho memória…O Pinheiro (quase que aposto um colhão que vai ser o padre nomeado), vai dar tudo pelo seu clube de coração! Jogar com 10 é uma forte possibilidade!
Grandes transferências entre AF'sMiguel Nogueira de Braga da AF Lisboa e Bruno Esteves de Lisboa da AF Setúbal no VAR… é das maiores provocações que tenho memória…
Ou seja, são todos de Lisboa a apitar um jogo com um clube......de Lisboa....ehehehehehheheMiguel Nogueira de Braga da AF Lisboa e Bruno Esteves de Lisboa da AF Setúbal no VAR… é das maiores provocações que tenho memória…
A Taça das Taças foi a segunda grande competição europeia durante o seu tempo de vida. Esta ter sido englobada pela antiga Taça UEFA na viragem do milénio não produz automaticamente que Taça UEFA do séc XXI / LE > Taça das Taças. Até porque com a mudança dos formatos competitivos da CL em 97/98 para permitir a entrada de mais equipas além dos campeões nacionais, muitas vagas que seriam de Taça das Taças e portanto da nova Taça UEFA passaram a ser de CL via 2os e terceiros lugares nos campeonatos nacionais.Fico doente ao ler algumas coisas daqui.
1. As Taças das Taças não têm maior prestígio que a Taça UEFA / LE.
Explicando melhor, o critério das Taças das Taças foi incorporado na Taça UEFA com a sua extinção.
Logo, a Taça UEFA deste século nada tem que ver com a do século passado.
Estavam todos feitos.
São de Lisboa mais que não seja de coração. O menino do telemóvel, gajo de Braga até pediu transferência para a cidade do seu coração, neste caso para obviamente estar mais perto dos padrinhos.Ou seja, são todos de Lisboa a apitar um jogo com um clube......de Lisboa....ehehehehehhehe
E o que é isso comparado com um clube cujos jogos em casa são transmitidos pelo seu próprio canal? LOLOu seja, são todos de Lisboa a apitar um jogo com um clube......de Lisboa....ehehehehehhehe
Um gajo lê aqui coisas que nem a brincar....Vou escrever com muita calma, por uma questão de respeito, mas tenho de admitir que custa imenso ler comentários destes.
Lembrem-se que o que tá ruim, podia ainda estar pior! Consideremo-nos uns sortudos!Miguel Nogueira de Braga da AF Lisboa e Bruno Esteves de Lisboa da AF Setúbal no VAR… é das maiores provocações que tenho memória…