Sem problema!Estou a trabalhar e não consigo ter disponibilidade para uma resposta melhor, mas... como disse, hoje em dia, a Maçonaria deixou de ser uma escola de virtudes e de altruísmo, para ser um centro de poder(es).
Numa decisão, é sempre favorecido o irmão.
Mário Soares, Jorge Sampaio... O Marcelo é da Opus.
Arnault é um altruísta um Maçom a sério.
Que boa consciência vês tudo na AR? Nos deputados? Nos ministros?
A Maçonaria na sua génese era uma instituição que secretamente lutava pelo bem comum.
Hoje, nas maior parte das lojas que cresceram como as do chineses, às vezes descaradamente, em Portugal, defende-se o interesse dos que fazem parte daquela irmandade.
Lamento, mas é o que seu sei.
O Marcelo não chegou a ser Opus, foi expulso quando veio bebado de uma saída de um retiro

O Sampaio não era da Maconaria e o Ramalho Eanes está muito ligado à Opus.
Na assembleia da república ves de tudo, alguns são maçons, outros Opus mas existem bem piores, e não sao de nenhuma sociedade secreta…
Nos ministros, tens de tudo também. Autarcas idem.
E compreendo que seja o que sabes, infelizmente mas pessoas foram maus maçons e deram mau nome. Mas tens ainda hoje bons exemplos: algumas lojas forneceram computadores a miudos na pandemia, outros deram motas ao INEM e mandaram máscaras e protecções para África, outros mandaram camisolas e chuteiras para África tb…
Num dia que queiras conversar sobre isto, chuta que estou ao teu dispor!