Cartel do regime (Organização Criminosa)

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,696
151,968
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas bissau tem razão de ser. As conservatórias sao longe, sem condicoes. Registos muito rodimentares, quem ainda ajuda a melhorar aquilo somos nós, Portugal. Fazemos muito trabalho la. De bissau é desconfiar, porque existe atrasado nos registos
A estrutura na Guiné-Bissau é a roçar o medieval.
E sim, basicamente Portugal é que ainda disfarça, para depois ter jornalistas escorraçados e tal.
Quem nasce no meio do "mato" tantas vezes passa ao lado do ser registado uns quantos anos, porque registo há em 3/4 pontos.

• Like
Reações: Regod

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
93,065
227,251
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
E sim, basicamente Portugal é que ainda disfarça, para depois ter jornalistas escorraçados e tal.
Quem nasce no meio do "mato" tantas vezes passa ao lado do ser registado uns quantos anos, porque registo há em 3/4 pontos.
Só são registados quando aprendem a andar de bicicleta

• Haha
Reações: Edgar Siska

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,545
3,492
Mas bissau tem razão de ser. As conservatórias sao longe, sem condicoes. Registos muito rodimentares, quem ainda ajuda a melhorar aquilo somos nós, Portugal. Fazemos muito trabalho la. De bissau é desconfiar, porque existe atrasado nos registos
Tenho um amigo que há uns anos atrás foi destacado para fazer parte de uma equipa de observadores internacionais numas eleições em Angola.

Dizia ele que um dos principais problemas, entre tantos outros, era a falta de registo das pessoas.
Dizia ele que era uma anarquia completa ao ponto de haver muita gente adulta que não tinha qualquer documento, uns porque nunca tinham tido, outros porque tinham perdido e não sabiam deles.
Como o sistema deles era arcaico, ainda por digitalizar, era muito normal alguém chegar aos serviços e fazer um registo pela primeira vez mesmo que não fosse esse o caso. Mas como não tinham informação nenhuma disponível acabava por ficar assim.

Ou seja, se eu chegasse lá e dissesse que tinha sido assaltado, por exemplo, e me tinham levado todos os documentos que me identificassem, como não havia nada nos arquivos, eles iniciavam um processo novo.
Em vez de Tiburcio Balde, nascido em 85, em Cassamba podia passar a ser Lucretino Conguito, Luanda de 1991 sem grande stress.

Lewanilson

Lugar Anual
26 Maio 2016
3,239
4,317
Não é um problema clubístico mas acaba por ter mais incidência nos clubes lisboetas visto a comunidade africana ser maior.
Mas se os clubes também não fizerem um esforço para averiguar a verdadeira idade dos miúdos, estes casos não vão deixar de aparecer.

Não tenho dúvidas que em muitos casos o Benfica seja "vítima" mas também não tenho dúvidas que façam vista grossa a outros.
Totalmente de acordo. O problema maior aqui, e como com o mal dos outros posso eu bem, é a quantidade de jovens guineenses que vamos metendo nas camadas jovens sem fazer sequer um background check.

Mas essencialmente futebol à parte isto é um problema humano, de tráfico que devia ser tratado com a seriedade que o exige. E como todos os clubes (todos mesmo) são altamente coniventes e a Federação também nada vai mudar. Porque é um problema na AFL, na AFP e por aí adiante. Não faltam casos (recentes), de jovens com idades adulteradas. Houve um redes no Tourizense (!!!!!!!!!) com 23/24 a jogar nos Sub 19.

• Like
Reações: Hendrix

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,545
3,492
Totalmente de acordo. O problema maior aqui, e como com o mal dos outros posso eu bem, é a quantidade de jovens guineenses que vamos metendo nas camadas jovens sem fazer sequer um background check.

Mas essencialmente futebol à parte isto é um problema humano, de tráfico que devia ser tratado com a seriedade que o exige. E como todos os clubes (todos mesmo) são altamente coniventes e a Federação também nada vai mudar. Porque é um problema na AFL, na AFP e por aí adiante. Não faltam casos (recentes), de jovens com idades adulteradas. Houve um redes no Tourizense (!!!!!!!!!) com 23/24 a jogar nos Sub 19.
Se os clubes fechassem as portas aos Catios Baldes desta vida, este sistema acabava por ver os dias contados.

Infelizmente, a proveniência destes miúdos são de países com graves problemas em que o registo é a última das duas preocupações.
Aliado a isso, os miúdos africanos desenvolvem-se fisicamente a tenra idade. É normal que um jovem de 13/14 anos tenha cabedal de 20. Depois pouco ou nada cresce mas enquanto são jovens é muito fácil confundir as idades.

• Like
Reações: Lewanilson e Regod

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
33,393
31,074
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Com muita miséria e corrupção.

Maioria das ex colónias são mantidas por nos, dou exemplo de cabo verde que toda a estrutura foi feita por nós. Quem anda nisso é o instituto Camões.

3 a 4 pontos no meio da lama, com teto a cair, quando tem

• Like

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
33,393
31,074
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Tenho um amigo que há uns anos atrás foi destacado para fazer parte de uma equipa de observadores internacionais numas eleições em Angola.

Dizia ele que um dos principais problemas, entre tantos outros, era a falta de registo das pessoas.
Dizia ele que era uma anarquia completa ao ponto de haver muita gente adulta que não tinha qualquer documento, uns porque nunca tinham tido, outros porque tinham perdido e não sabiam deles.
Como o sistema deles era arcaico, ainda por digitalizar, era muito normal alguém chegar aos serviços e fazer um registo pela primeira vez mesmo que não fosse esse o caso. Mas como não tinham informação nenhuma disponível acabava por ficar assim.

Ou seja, se eu chegasse lá e dissesse que tinha sido assaltado, por exemplo, e me tinham levado todos os documentos que me identificassem, como não havia nada nos arquivos, eles iniciavam um processo novo.
Em vez de Tiburcio Balde, nascido em 85, em Cassamba podia passar a ser Lucretino Conguito, Luanda de 1991 sem grande stress.
Yep, e olha que Portugal mete muito dinheiro e faz muito trabalho la.

Um bom exemplo é cabo verde. Eles aproveitaram bem.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,696
151,968
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Com muita miséria e corrupção.

Maioria das ex colónias são mantidas por nos, dou exemplo de cabo verde que toda a estrutura foi feita por nós. Quem anda nisso é o instituto Camões.

3 a 4 pontos no meio da lama, com teto a cair, quando tem
Vou ser polémico (ou não), Cabo Verde devia ser como Açores e Madeira, uma região autónoma, não foi território colonizado, com gente a autóctone a habitar à priori, foram ilhas "virgens" desabitadas que foram preenchidas com população por iniciativa Portuguesa, no caso de Açores e Madeira com população do Continente, e Cabo Verde com pessoas Africanas e Europeias o que por mixing levou à criação da "sociedade crioula" de mestiços...nem vou esticar a São Tomé (mas devia) que cumpre requisitos similares, mas cuja povoação foi muito feita a certa altura sobretudo de escravos oriundos de Angola para as roças, e depois da abolição, de trabalhadores oriundos do mesmo local.

Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
23,276
31,724
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Conheço um tipo que faz esse tipo de trabalhos na Guiné Bissau.
Há um par de anos veio de lá e trazia uma carta de condução da Guiné Bissau.
Agora diz que quando recebe multas em casa dá os dados da carta da Guiné, mas que aquilo é impossível lá chegar o que quer que seja pelo correio.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
33,393
31,074
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Vou ser polémico (ou não), Cabo Verde devia ser como Açores e Madeira, uma região autónoma, não foi território colonizado, com gente a autóctone a habitar à priori, foram ilhas "virgens" desabitadas que foram preenchidas com população por iniciativa Portuguesa, no caso de Açores e Madeira com população do Continente, e Cabo Verde com pessoas Africanas e Europeias o que por mixing levou à criação da "sociedade crioula" de mestiços...nem vou esticar a São Tomé (mas devia) que cumpre requisitos similares, mas cuja povoação foi muito feita a certa altura sobretudo de escravos oriundos de Angola para as roças, e depois da abolição de trabalhadores oriundos do mesmo local.
Eu concordo com isso. São Tomé também devia. Era melhor para todos.

• Like

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,545
3,492
Yep, e olha que Portugal mete muito dinheiro e faz muito trabalho la.

Um bom exemplo é cabo verde. Eles aproveitaram bem.
Eu não conheço aquela realidade. O que sei é o que vamos vendo e ouvindo na comunicação social e estes relatos de quem lá esteve.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,545
3,492
Vou ser polémico (ou não), Cabo Verde devia ser como Açores e Madeira, uma região autónoma, não foi território colonizado, com gente a autóctone a habitar à priori, foram ilhas "virgens" desabitadas que foram preenchidas com população por iniciativa Portuguesa, no caso de Açores e Madeira com população do Continente, e Cabo Verde com pessoas Africanas e Europeias o que por mixing levou à criação da "sociedade crioula" de mestiços...nem vou esticar a São Tomé (mas devia) que cumpre requisitos similares, mas cuja povoação foi muito feita a certa altura sobretudo de escravos oriundos de Angola para as roças, e depois da abolição de trabalhadores oriundos do mesmo local.
Não acho que estejas a ser polémico.
A descolonização não é uma questão de fácil resposta.
Falas de ilhas desabitadas até à nossa chegada mas mesmo os territórios continentais não tinham fronteiras definidas. Não havia Angola e angolanos quando lá chegamos. Havia povos que habitavam aquelas terras. Outras terras, provavelmente (estou a falar por de cor), nem "dono" teriam.

Eu com isto não estou a dizer que tenhamos direito seja ao que for em África. Só acho que não roubamos propriamente nada a ninguém.
Chegamos a um território como os nativos da zona chegaram, decidimos criar postos e colonizar o espaço como os nativos também o tinham feito.
Claro que depois há toda a questão inerente à escravatura e apropriação do que já tinha proprietário mas as coisas não são tão preto e branco como às vezes se pinta.

• Like
Reações: Regod e Edgar Siska

zapan

Tribuna
18 Julho 2006
3,042
1,272
Conquistas
2
45
Luxemburgo
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Os povos têm direito à auto-determinacao. Não sei porque diabo Cabo Verde "devia ser nosso". Se os Açores ou a Madeira quiserem ser independentes poderão fazê-lo mesmo se foram totalmente povoadas por portugueses na altura.

• Like
Reações: Vlk

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,697
17,700
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Os povos têm direito à auto-determinacao. Não sei porque diabo Cabo Verde "devia ser nosso". Se os Açores ou a Madeira quiserem ser independentes poderão fazê-lo mesmo se foram totalmente povoadas por portugueses na altura.
Tens noção que Cabo Verde era inabitado até nós metermos lá gente, certo?

E com essa lógica da independência, de hoje para amanhã podias ter por exemplo a República Popular de Matosinhos e estava tudo bem para ti. 😂

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,267
5,047
Vou ser polémico (ou não), Cabo Verde devia ser como Açores e Madeira, uma região autónoma, não foi território colonizado, com gente a autóctone a habitar à priori, foram ilhas "virgens" desabitadas que foram preenchidas com população por iniciativa Portuguesa, no caso de Açores e Madeira com população do Continente, e Cabo Verde com pessoas Africanas e Europeias o que por mixing levou à criação da "sociedade crioula" de mestiços...nem vou esticar a São Tomé (mas devia) que cumpre requisitos similares, mas cuja povoação foi muito feita a certa altura sobretudo de escravos oriundos de Angola para as roças, e depois da abolição, de trabalhadores oriundos do mesmo local.
Não teria sido descabido…

• Like