Cartel do regime (Organização Criminosa)

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,565
16,960
Ah! Acabei por econtrar algo num fórum do sporting! Eles referem o iscte... eu lembro-me de ser um estudo da deloitte...

Os números das percentagens são semelhantes aos que tenho em mente...talvez tenha confundido com o número de adeptos. Mas, em 2003,acabadinhos de ganhar a UEFA, já eramos os segundo... entretanto ganhamos mais 3 trofeus internacionais e tivemos participacões fantásticas nas provas europeias... já o sporting, o pessoal lembra-se mais de terem levado 12-1 do bayern em 2009... não me acredito nem um bocadinho que não tenhamos solidifcado o segundo lugar, e ganho distancia para o sporting!!

"O SLB é o clube escolhido por 49%, valor que extrapolado para a população portuguesa se aproximaria de um número de adeptos próximo dos 3 milhões e seiscentos mil portugueses. O seu valor percentual é assim superior à soma dos dois outros clubes principais: o FCP (23,2%), com cerca de 1 milhão e setecentos mil adeptos, e o [glow=greenyellow,2,300]SCP (21,9%) com cerca de 1 milhão e seiscentos mil adeptos[/glow]. Os restantes clubes considerados representam cerca de 6% dos adeptos portugueses."

• Like
Reações: miguel19layun

miguel19layun

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
19,284
46,235
Conquistas
5
Ah! Acabei por econtrar algo num fórum do sporting! Eles referem o iscte... eu lembro-me de ser um estudo da deloitte...

Os números das percentagens são semelhantes aos que tenho em mente...talvez tenha confundido com o número de adeptos. Mas, em 2003,acabadinhos de ganhar a UEFA, já eramos os segundo... entretanto ganhamos mais 3 trofeus internacionais e tivemos participacões fantásticas nas provas europeias... já o sporting, o pessoal lembra-se mais de terem levado 12-1 do bayern em 2009... não me acredito nem um bocadinho que não tenhamos solidifcado o segundo lugar, e ganho distancia para o sporting!!

"O SLB é o clube escolhido por 49%, valor que extrapolado para a população portuguesa se aproximaria de um número de adeptos próximo dos 3 milhões e seiscentos mil portugueses. O seu valor percentual é assim superior à soma dos dois outros clubes principais: o FCP (23,2%), com cerca de 1 milhão e setecentos mil adeptos, e o [glow=greenyellow,2,300]SCP (21,9%) com cerca de 1 milhão e seiscentos mil adeptos[/glow]. Os restantes clubes considerados representam cerca de 6% dos adeptos portugueses."
Fica aqui também o número de espectadores desde 2017

• Like
Reações: Vinha

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,483
126,909
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Como não liguei a televisão nem li jornais, não ouvi nada sobre festas

Ouço mais os pássaros a cantar de vez em quando do que ouvi lampiões...
Continua igual. Ouvi um lampião no sábado sozinho bêbado e outro de madrugada também bêbado que foi abafado por uns miudos portistas.

So much para o "clube global".

Nunca deixam de ter manias das grandezas.

• Like
Reações: mega_dragon

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,890
4,413
Sobre o texto:
1. Sendo exacerbado em Pt, é uma situação muito comum no Sul da Europa (Espanha, Itália): o Madrid tem uma implantação muito grande na Galiza, a Juventus tem/tinha mais adeptos na Sicília do que em Turim...
2. A explicação mais simples reside no histórico político de cada país, sobretudo, na altura de maior crescimento do desporto: em Espanha e Portugal, futebol foi um instrumento de propaganda de um regime centralista e centralizador (como foi Fátima ou os crucifixos nas escolas ou o fado);
3. Naturalmente, qualquer processo de transformação (como sucedeu em Portugal, politicamente, e, de forma ainda mais acentuada, no desporto português, nos últimos 40/50 anos) numa área tão fidelizada como os clubes, é muito lenta, quase sempre geracional;
4. Só mesmo num país completamente alheado da realidade e focado no umbigo das suas paixões é que não se entende que, muito mais importante, do que se há 6, 15 ou 200 mil milhões de benfiquistas, é perceber que esta concentração de adeptos em 3 clubes é o maior inibidor de desenvolvimento do próprio desporto em Portugal, porque mata, à nascença, qualquer projeto de desenvolvimento de classe média, como se vê com o maior contra-exemplo que existe (braga) e as dificuldades que tem/teve a transformar a sua própria base de adeptos; e, toda a gente sabe, que a única (verdadeira) excepção é o guimarães...

Sobre o estudo:
1. Retirar os menores de 15 anos num estudo sobre futebol altera os resultados; basta ver o comparativo 2003-13 e o crescimento do FCP no primeiro escalão etário;
2. Deduz-se que não existem adeptos com 2 clubes... difícil acreditar...
3. O slb perde adeptos entre 2003-13 porque só ganhou 2 títulos... o scp ganha 3,4 pp (e não %...) sem ganhar nenhum título...explicações precisam-se...
4. Se os dados de 2003 ou 2013, analisados de forma independente, fazem algum sentido, a análise temporal 2003-2013 é completamente inverosímil... pensar que o slb possa ter perdido mais de 500k adeptos entre 2003 e 2013 é indicador de que não se percebe nada disto...
5. As conclusões sobre as alterações entre 2003 e 2013 insultam a inteligência de qualquer leitor: "não devemos descurar a possibilidade do rácio de vitórias do FCP constituir um fenómeno conjuntural, portanto, reversível"; o scp "não alterou a relação de causa e efeito no intenso vínculo formado entre simpatizantes e clube", mesmo sem ganhar (na realidade até aumentou 3,4pp), portanto o clube é, para "os seus adeptos, fonte de identificação, significado, fidelidade e gratificação"...
6. Nenhuma frase bate esta:

7. Em resumo, perdi 30 minutos da minha vida... mas a culpa é minha... até o título tem um erro...

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,789
33
Vila Das Aves

. Benfica: 3,9 milhões de adeptos (44,3 por cento)
. Sporting: 2,7 milhões (25,3 por cento)
. FC Porto: 2,2 milhões (24,9 por cento)

Que metam os 6M de adeptos pelo cu acima
Temos 2.2 milhões de adeptos? Somos mesmo fiéis ao clube.

É que dá última vez que fizeram um estudo deste género, tínhamos precisamente 2.2 milhões de adeptos, isto em 2000 e picos.

Portanto, mesmo com crises pelo meio, ninguém morreu, ninguém desertou, nadinha.

Já os vermelhos, coitados, viram mais de 2 milhões de adeptos irem com os porcos, já que são 6 milhões.

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,789
33
Vila Das Aves
O luis mateus, o tipo que vai lançar o livro do chaimite, é cá um castiço do caralho.

Basta uma ida ao Twitter dele e contar quantas publicações tem sobre o nosso Porto.

Eu digo: tem apenas 1.

E foi aquando da derrota por 0-4 com o Brugge.

Nada sobre o fantástico futebol de Luiz Diaz por exemplo, ou do génio Vitinha, Fábio Vieira, etc. Nada, zerinho.

Lobo em pele de cordeiro.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715

. Benfica: 3,9 milhões de adeptos (44,3 por cento)
. Sporting: 2,7 milhões (25,3 por cento)
. FC Porto: 2,2 milhões (24,9 por cento)

Que metam os 6M de adeptos pelo cu acima
Em relação aos números não tenho grande coisa a dizer. Meio milhão para cima, meio para baixo mas não deve fugir muito disto.

A única observação que tenho a fazer refere-se à relação que alguns ditos adeptos têm com o clube.
Acredito que haja casos destes em todos os emblemas mas talvez pela dimensão do clube e por este ter a maioria dos adeptos fora das zonas urbanas, há muitos adeptos que se dizem do Benfica mas ligam patavina ao futebol.

Tenho um caso muito próximo que é prova viva do que estou a dizer. A família da minha mulher - são do entroncamento - são do Benfica. Mas se perguntar ao meu cunhado ou ao meu sogro (já nem falo da sogra) algo sobre futebol bato na ignorância completa.
Tenho a sensação que se o clube acabasse amanhã eles nem davam por isso tal o alheamento.
Mas são do benfica e certamente que contam nas estatísticas.

O facto de o benfica ter muita força nas zonas mais rurais, acaba por haver muitos casos destes onde as pessoas dizem-se do clube porque afinal é o clube do pai ou porque os vizinhos todos são.

Não digo que não haja destes casos no Porto mas por sermos um clube onde a grande maioria dos adeptos se encontra na região do Porto (proximidade geográfica) e os adeptos espalhados no país acabam por ser conquistados, acredito que este fenómeno não incida tanto sobre nós.

• Like
Reações: Vinha e mega_dragon

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,692
11,110
Esmoriz
A conversa sobre adeptos é meio recorrente e fico pela minha percepção. De qualquer forma, o que eu queria dizer é que nós somos um clube regional virado para o mundo, com raízes e uma identidade muito forte e é disso que são feitos clubes míticos como o Liverpool ou o Nápoles. Eles são tudo e não são nada, ao mesmo tempo.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,626
17,050
A conversa sobre adeptos é meio recorrente e fico pela minha percepção. De qualquer forma, o que eu queria dizer é que nós somos um clube regional virado para o mundo, com raízes e uma identidade muito forte e é disso que são feitos clubes míticos como o Liverpool ou o Nápoles. Eles são tudo e não são nada, ao mesmo tempo.
Sim sem dúvida. Na Europa os clubes que considero com Identidade mais idêntica à nossa, esquecendo o Palmarés de cada um, são o Barça, Liverpool, Nápoles ou Feyenoord.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
6,229
2,614
O que me assusta mais nessas contas todas é quem nem 10% se diz de outro clube tirando os 3. Essa é que devia ser a grande preocupação.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
6,229
2,614
Se contarmos só com os clubes que estão na 1ª divisão essa percentagem ainda é menor.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,626
17,050
Daquilo que me venho a aperceber ao longo dos ultimos anos, através de vivências e de cruzamento de dados (sondagens e redes sociais), o Porto tem seguramente 25 a 30% da população portuguesa como sua simpatizante. Ou seja, é o segundo clube nesta matéria, com tendência de aproximação em relação à agremiação do regime e queda acentuada dos lagartos. O normal seria este processo ser mais rápido ou não tivéssemos inseridos num país centralista com uma imprensa quase toda sediada em Lisboa e anti Porto. Também considero que haja uma tendência crescente de fidelização de adeptos a clubes da sua terra, principalmente no Minho em casos como Vizela, Famalicão, assim como há em Guimarães, para além do crescimento do Braga na sua cidade e concelhos limítrofes como Vila Verde, Amares ou Póvoa de Lanhoso. O Porto irá consolidar-se cada vez mais como clube dominante da área urbana do Litoral Norte de Aveiro a Viana. Outras regiões como CIM de Coimbra, Viseu Dão Lafões, AM Lisboa, Madeira, Açores e Algarve também são potenciais pontos da nossa maior implantação.

E não tenho grandes dúvidas, pela amostra das redes sociais, que somos o clube com mais seguidores ou admiradores estrangeiros. Natural pelo que conquistamos internacionalmente nos últimos 40 anos e boas prestações com regularidade na Champions.

Última edição: