Clássico decidiu-se nos pormenores
FC Porto perdeu com o Sporting (30-31) na 11.ª jornada do Andebol 1
A equipa de andebol do FC Porto sofreu um desaire diante do Sporting, pela margem mínima (30-31), na ronda 11 do campeonato. Apesar de terem jogado olhos nos olhos com o rival durante 60 minutos, os portistas deixaram escapar a oportunidade de manter a invencibilidade e de conseguir um triunfo caseiro frente ao conjunto detentor do título nacional, que se isolou na liderança com mais dois pontos (33).
Os lisboetas beneficiaram desde cedo de algumas falhas técnicas no ataque da Invicta e só uma série de intervenções de Sebastian Abrahamsson impediu males maiores logo a abrir. Quando o empenho do guarda-redes sueco parecia ter contagiado o resto da equipa, o Sporting marcou quatro golos seguidos (4-8) e cavou um avanço que chegou a parecer irrecuperável, não fosse o acerto de Thorsteinn Gunnarson e de Mamadou Diocou na baliza contrária.
O equilíbrio persistiu até ao intervalo, muito graças à boa entrada de Diogo Rêma, e os visitantes só conseguiram empatar nos derradeiros instantes da primeira parte (16-16). O emblema de Alvalade voltou a surgir por cima na etapa complementar, tempos de muita luta entre dois conjuntos que deixaram uma excelente imagem do andebol português na Europa - na terça-feira o FC Porto esmagou o Vardar e, na quarta, o Sporting deu muita luta no reduto do PSG.
Martim Costa manteve a veia goleadora na segunda parte e juntou mais sete remates certeiros aos quatro que havia assinado durante a primeira, contribuindo decisivamente para que o conjunto orientado pelo pai Ricardo nunca mais deixasse fugir o comando do marcador do Dragão Arena. Victor Iturriza tentou responder ao ímpeto dos irmãos Costa inúmeras vezes, mas os esforços do pivô luso-cubano e dos companheiros não foram suficientes para evitar a derrota por um (30-31).
“Claro que é mau perder o jogo, mas no desporto temos de aceitar. Não posso queixar-me da minha equipa, foi um jogo muito disputado e no fim decidiu-se em pequenas coisas. Cometemos alguns erros, mas não me queixo e acho que fizemos um bom jogo apesar do resultado. Ultimamente temos crescido, defrontámos uma grande equipa e talvez possamos batê-los em Lisboa. Estamos a melhorar, alguns jogadores sentiram dificuldades e temos de encontrar novas formas de jogar. Fizemos um bom jogo, queríamos ter ganho mas não foi possível. Agora vem aí os compromissos internacionais e talvez possamos descansar alguns jogadores. Somos uma boa equipa, temos de acreditar nisso e sabemos que podemos vencê-los”, declarou Magnus Andersson no rescaldo do clássico.
Segue-se uma paragem para as seleções antes do regresso às competições de clubes em Guimarães, frente ao Vitória SC, no dia 16 de novembro às 18h30.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SPORTING, 30-31
Andebol 1, 11.ª jornada
2 de novembro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador
FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (1), Victor Iturriza (7), Thorsteinn Gunnarson (6), Jakob Mikkelsen (2), Miguel Oliveira (1), Diogo Oliveira (2), Rui Silva (3), Daymaro Salina (1), Mamadou Diocou (4), Pedro Salvador, Leonel Fernandes, Pedro Oliveira, Ricardo Brandão e Fábio Magalhães (3)
Treinador: Magnus Andersson
SPORTING: André Kristensen e Mohamed Aly (g.r.); Edy Silva (2), Pedro Portela (1), Kiko Costa (6), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, William Hoghielm, Salvador Salvador (2), Orri Thorkelsson (3), Mamadou Gassama (2), Diogo Branquinho, Maiko Vázquez, Christian Moga (1) e Martim Costa (11)
Treinador: Ricardo Costa
Ao intervalo: 16-16
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt