Um update em relação à "empreitada" que se vai realizar daqui a pouco mais de mês e meio. Confesso, estou ansioso.
Desde então já fiz quase 50 caminhadas de preparação, todas registadas no Google Fit e 3 no Wikiloc (conheci o Wikiloc mais tarde). A disposição física já é outra desde que comecei a preparação, 15 (ya, quinze) kilos foram ao ar desde Setembro. Bem precisava
Hoje em dia já faço etapas de 20 kms na boa, ao contrario do que era ao principio que era uma quilometragem muito avançada para mim.
Já me muni das duas peças mais importantes do equipamento. As botas escolhidas foram as Bestard Trotter II, como já o tinha dito há umas mensagens atrás. São estas:
http://www.bestard.com/ficha.php?idioma=eng&t=655-0851-Trotter-II
Confesso que demorei 2/3 semanas a estar perfeitamente confortável com elas, ao principio apareceram-me bolhas e algumas partes do pé doridas e já estava a ver a minha vida a andar para trás! Mas, passado este tempo, já lhe "fiz a cama" e hoje já estão perfeitamente adaptadas, moldadas e são umas botas muito firmes, robustas e vão ser umas boas companheiras de viagem. A sola Vibram é incrivel, um gajo vai a caminhar na gravilha e parece que vai em estrada, não se sentido as pedras. Por isso, reforço novamente e agora por experiência própria:
nunca levem botas novas, comprar sempre com uma boa antecedência para que elas se adaptem ao pé! E, reforço também novamente,
adquiram boas meias. Eu tenho optado por Lurbel. Comprei umas Chiruca mas não gostei tanto.
A mochila também está comprada, adquiri uma Quechua Forclaz Air+ 40, de 40 litros.
https://www.decathlon.pt/mochila-caminhada-mh500-40l-id_8382980.html
A minha ideia era ter adquirido uma Lowe Alpine mas nunca apanhei a bom preço e esta ficou por metade. Tem sistema de circulação de ar nas costas, capa de chuva incluída, é confortável, abertura lateral para se chegar ao fundo da mochila sem ter que tirar tudo e parece-me ter o tamanho ideal para não levar coisas a mais. Pretendo que tenha no máximo 8 kilos, os tais 10% do peso corporal.
Temos feito caminhadas de grupo para estudar as limitações de cada um e aconselho a fazê-lo (vamos 3). Ora há um que tem que fazer as subidas mais devagar, ou aquele que caminha com um ritmo diferente, etc... Serve para conhecermos a melhor maneira de suplantar esta ou aquela dificuldade que possa aparecer e resolver em conjunto.
Agora surgiu a ideia de fazermos as 4 etapas de Prado (Braga) até Valença (Prado-Goães, Goães-Ponte de Lima, Ponte de Lima-Rubiães, Rubiães-Valença) para ir já coleccionando alguns carimbos na credencial e fazer estas etapas do Caminho até ao dia de saída, que será em meados de Abril.
Para já a próxima caminhada será de Braga ao São Bentinho, 32 kms de dureza
Segue a preparação, está quase a chegar e, conforme poder vou dando feedback.
Ah, o site dos supermecados Eroski, de Espanha, é completissimo no que às etapas diz respeito. Explica detalhadamente cada etapa, quase ao km, o que ver e visitar, as dificuldades de cada etapa, altimetrias, etc, etc.
http://caminodesantiago.consumer.es/
E tem app móvel com toda a informação.