Borja Sainz

Borja Sainz 17

Borja Sainz

6.46

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

6.46 Performance da Época
Jogos
28
Golos
7
Assistências
3
Amarelos
7
Vermelhos
0

Dexter90

Tribuna
2 Abril 2015
4,571
3,146
35
Lisboa
Vantagem de pé trocado é finalização, tipo como o Hulk ou o Diaz, problema é que o Borja era suposto ser um extremo com muito golo e vê-se muito pouco disso
Se não marca e não consegue fintar um gajo então está o caldo entornado
ainda ontem, o falhanço isolado é escandaloso, não pode falhar um lance daqueles

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
12,201
20,929
Conquistas
7
64
Porto
Se achas que no braga não jogou pelo que rendia no campo/treino, então, com todo o respeito, estás completamente a leste.

Os números ontem disseram que o Porto fez um jogo dominador, com mais remates e etc e no entanto tiveste o teu capitão a dizer por outras palavras que fomos medíocres ofensivamente.

Vais-me desculpar mas confio mais nos olhos do Diogo do que nos teus e nas tuas estatísticas.
Não percebi a primeira frase. Isso foi exatamente o que eu disse, expressa-te melhor.

Ahm, não. O que os números básicos a que te referes expressam foi exatamente o jogo que existiu. Mais xG (sem o penalty na teoria seria jogo para 0-1), mais posse, mais remates. Grandes chances tirando o penalty não deves ter muitas e também claramente não tens acesso a outros números mais avançados que esses sim, te dão muito mais indicações sobre se foi uma performance verdadeiramente dominante ou não. Mas 3 grandes chances criadas em 45min a jogar contra 10 devia ser o suficiente para perceberes que muito do que se fez com bola foi infértil e inócuo (como tem sido), mesmo sem teres acesso a índices de penetração, por exemplo.

A mim não me faz diferença em quem confias, nem esperava diferente de ti. Há coisas que passam por cima da nossa cabeça, simplesmente.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,939
20,345
Borja tem semelhanças com Derlei ou com Lisandro do 1º ano, mas também posso exemplificar o Varela, que o nosso Presidente treinou e que o fez render ao mais alto nível. Era também um segundo avançado que foi crescendo a extremo a partir da esquerda, e porque tinha um Álvaro Pereira a dar largura. Borja pode ter bom rendimento com essa dinâmica e por isso com Moura é bem melhor do que com Martim que é destro e faz os mesmos movimentos diagonais. Com Martim à esquerda tem de lá jogar o Oskar que parece ser agora o nosso melhor extremo 1x1 ou entre os três que mais têm jogado desde o início da época, terá de ser o William por ser canhoto e jogar mais sobre a linha. As duplas (lateral/extremo) que se escolhem são muito importantes para oferecer as melhores dinâmicas a cada faixa. Um tem de dar largura e outro fazer movimentos interiores. Não se podem atrapalhar ou atropelar um ao outro.

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
6,005
7,390
Conquistas
9
Caxines City
  • André Villas-Boas
Borja tem semelhanças com Derlei ou com Lisandro do 1º ano, mas também posso exemplificar o Varela, que o nosso Presidente treinou e que o fez render ao mais alto nível. Era também um segundo avançado que foi crescendo a extremo a partir da esquerda, e porque tinha um Álvaro Pereira a dar largura. Borja pode ter bom rendimento com essa dinâmica e por isso com Moura é bem melhor do que com Martim que é destro e faz os mesmos movimentos diagonais. Com Martim à esquerda tem de lá jogar o Oskar que parece ser agora o nosso melhor extremo 1x1 ou entre os três que mais têm jogado desde o início da época, terá de ser o William por ser canhoto e jogar mais sobre a linha. As duplas (lateral/extremo) que se escolhem são muito importantes para oferecer as melhores dinâmicas a cada faixa. Um tem de dar largura e outro fazer movimentos interiores. Não se podem atrapalhar ou atropelar um ao outro.
Também acho...a grande dificuldade neste momento está nos laterais e não nos extremos como o pessoal pensa...

Não temos os laterais a dar largura para os extremos vir para o centro e ficam muito encostados à linha com o pé contrario...

Depois a entrada na area ou perto de ela, fica mais complicada porque para além de não criar ali problemas com o lateral a subir, eles não têm criatividade para fintar ou encontram um médio mais recuado a tentar recuperar a bola...

As equipas estão a forçar muito o nosso jogo exterior porque sabem que temos dificuldades em cruzar, temos de ter novas dinâmicas e novas ideias a partir dos médios centro e dos laterais para abrir espaços ou dar mais numeros dentro de area para aproveitar cruzamentos...

Ontem contra o PLZEN viu-se logo diferença quando o Moura entrava nas costas do extremo por exemplo...

• Like
Reações: mega_dragon

Cherife

8 Março 2012
12,201
20,929
Conquistas
7
64
Porto
Eu costumo consultar o whoscored e o fotmob. Já há algum tempo que notei discrepâncias consideráveis de dados entre fontes diferentes daí ter perguntado, porque nunca vi em lado nenhum (até ontem) o Guitane liderar nesse dado específico.
Fontes diferentes vão ter variações que podem ser pequenas ou grandes. Não só o os programas são diferentes como a própria definição dos eventos é diferente (o que conta como drible, por exemplo). O melhor é OPTA, se algum desses trabalhar com OPTA é o mais fiável.
Mas sim, dei-te duas fontes em que lidera nos KP. Mesmo no Fotmob (que não uso) que citas, vi e a diferença entre KP/90 (basta fazeres as contas ao total de KP e converter) do Guitane para o, assumo, líder Trincão é muito baixa, por isso ele está sempre no topo em termos de percentil de qualquer das maneiras quer seja ele o líder isolado ou o segundo/terceiro. Ademais, se fosses converter os números para uma base per possession, o que é muito relevante, mais sobe o Guitane, que tem menos bola no pé que o Trincão durante 90min.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,124
242,736
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Borja tem que finalizar as isoladas que tiver e deixar de mandar aos postes
Já se viu que não vai fintar 4 gajos e criar um golo

Mas se não finaliza bolas isoladas com 10 oi 15 metros para pensar, fica difícil

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
26,213
89,037
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Não percebi a primeira frase. Isso foi exatamente o que eu disse, expressa-te melhor.

Ahm, não. O que os números básicos a que te referes expressam foi exatamente o jogo que existiu. Mais xG (sem o penalty na teoria seria jogo para 0-1), mais posse, mais remates. Grandes chances tirando o penalty não deves ter muitas e também claramente não tens acesso a outros números mais avançados que esses sim, te dão muito mais indicações sobre se foi uma performance verdadeiramente dominante ou não. Mas 3 grandes chances criadas em 45min a jogar contra 10 devia ser o suficiente para perceberes que muito do que se fez com bola foi infértil e inócuo (como tem sido), mesmo sem teres acesso a índices de penetração, por exemplo.

A mim não me faz diferença em quem confias, nem esperava diferente de ti. Há coisas que passam por cima da nossa cabeça, simplesmente.
Epa eu sei que a malta dos números tem a inversa capacidade com as letras (daí o mantra letras são tretas), mas eu apenas respondi ao que tu disseste dos meus olhos.

Mas o melhor é concordar em discordar porque um oceano nos separa na maneira de ver o jogo.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,892
20,197
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Seja como for e para encerrar o meu off-topic em relação ao Guitane: se não houvesse William até podia ser uma solução low-cost interessante para a próxima época, mas como não é o caso...

O que precisamos para a posição de extremo direito em 26/27 é despachar o Pepê e contratar um match-winner, alguém que faça verdadeiramente a diferença e permita ao William continuar a crescer e evoluir sem stress.

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,939
20,345
O Borja tem que finalizar as isoladas que tiver e deixar de mandar aos postes
Já se viu que não vai fintar 4 gajos e criar um golo

Mas se não finaliza bolas isoladas com 10 oi 15 metros para pensar, fica difícil
Ainda assim é o extremo com mais rendimento. Gosto muito da sua atitude em campo, independentemente da inspiração, que acredito que irá voltar a subir.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,124
242,736
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Ainda assim é o extremo com mais rendimento. Gosto muito da sua atitude em campo, independentemente da inspiração, que acredito que irá voltar a subir.
Atitude não falta a ninguém

Mas bolas isoladas com 15 metros para ajeitar a bola, pensar, olhar, finalizar têm que ser sempre golo

N.

Tribuna
20 Junho 2019
4,188
5,836
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Fontes diferentes vão ter variações que podem ser pequenas ou grandes. Não só o os programas são diferentes como a própria definição dos eventos é diferente (o que conta como drible, por exemplo). O melhor é OPTA, se algum desses trabalhar com OPTA é o mais fiável.
Mas sim, dei-te duas fontes em que lidera nos KP. Mesmo no Fotmob (que não uso) que citas, vi e a diferença entre KP/90 (basta fazeres as contas ao total de KP e converter) do Guitane para o, assumo, líder Trincão é muito baixa, por isso ele está sempre no topo em termos de percentil de qualquer das maneiras quer seja ele o líder isolado ou o segundo/terceiro. Ademais, se fosses converter os números para uma base per possession, o que é muito relevante, mais sobe o Guitane, que tem menos bola no pé que o Trincão durante 90min.
O Guitane tem uma vantagem, tem menos minutos que a maioria. Salvo erro nem 900 minutos tem ainda. Por norma, uma amostragem maior dilui a performance. A grande diferença e aí estou 100% de acordo é a definição de passe-chave entre as várias fontes.

Nota: De acordo com as fontes, ambas trabalham com dados da Opta.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,399
6,421
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
um extremo verdadeiramente bom ( "diferenciado" ) é aquele que assume e decide, não interessa quem é o lateral

se existe a conversa de "ah e tal, tem que jogar com este ou aquele lateral" é porque não é "o" extremo

no caso do borja, não me surpreende. nunca morri de amores por ele, disse-o aqui, mas os mais optimistas/sonhadores viviam nessa ilusão - alimentada por alguns golos, é certo

e é exactamente isso que se exige ao FCP; um extremo que resolva.

Cherife

8 Março 2012
12,201
20,929
Conquistas
7
64
Porto
O Guitane tem uma vantagem, tem menos minutos que a maioria. Salvo erro nem 900 minutos tem ainda. Por norma, uma amostragem maior dilui a performance. A grande diferença e aí estou 100% de acordo é a definição de passe-chave entre as várias fontes.

Nota: De acordo com as fontes, ambas trabalham com dados da Opta.
Certo. O print do DataMB não é meu, como já disse. Não sei qual é o limite mínimo no parâmetro da minutagem. E sim, a tendência é que haja uma aproximação ao cluster, por norma. Contudo, já na temporada 24/25, per whyscout continua a ser o ponto mais à direita e acima com os mesmos parâmetros no X (dribles) e Y (KP), o que não é muito relevante, mas mais relevante é ter números semelhantes aos de 25/26. Em 24/25 fez ~900min por isso já são ~1800min de amostra com Guitane a ser top percentile ou próximo tanto em dribles como em KP. Mas vai baixar, claro. Sobretudo porque joga num ambiente que não lhe empresta situações de qualidade de forma consistente.

Se a fonte é OPTA é a melhor, mas não sei se vai continuar a ser daqui para a frente, depois do que aconteceu com o FBRef. E os sites que referes apenas te dão acesso a uma porção muito pequena dos dados, por isso é que não uso nem um nem outro.

Última edição:

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,939
20,345
um extremo verdadeiramente bom ( "diferenciado" ) é aquele que assume e decide, não interessa quem é o lateral

se existe a conversa de "ah e tal, tem que jogar com este ou aquele lateral" é porque não é "o" extremo

no caso do borja, não me surpreende. nunca morri de amores por ele, disse-o aqui, mas os mais optimistas/sonhadores viviam nessa ilusão - alimentada por alguns golos, é certo

e é exactamente isso que se exige ao FCP; um extremo que resolva.
É impossível ter num plantel apenas extremos com essas características. Nem nas Equipas em que ganhamos Títulos Internacionais isso existia. O Borja está ou pode vir a estar na linha de bons extremos, com bons números, num bom enquadramento coletivo, que já tivemos em grandes equipas.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
4,188
5,836
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Certo. O print do DataMB não é meu, como já disse. Não sei qual é o limite mínimo no parâmetro da minutagem. E sim, a tendência é que haja uma aproximação ao cluster, por norma. Contudo, já na temporada 24/25, per whyscout continua a ser o ponto mais à direita e acima com os mesmos parâmetros no X (dribles) e Y (KP), o que não é muito relevante, mas mais relevante é ter números semelhantes aos de 25/26. Em 24/25 fez ~900min por isso já são ~1800min de amostra com Guitane a ser top percentile ou próximo tanto em dribles como em KP. Mas vai baixar, claro. Sobretudo porque joga num ambiente que não lhe empresta situações de qualidade de forma consistente.

Se a fonte é OPTA é a melhor, mas não sei se vai continuar a ser daqui para a frente, depois do que aconteceu com o FBRef. E os sites que referes apenas te dão acesso a uma porção muito pequena dos dados, por isso é que não uso nem um nem outro.
Se quiseres tens aqui um histórico.

Só para terminar o nosso insight. Ainda que seja líder em dribbles bem sucedidos, nesse campo é um dado adquirido, também é líder em perdas de posse. Além disso o compromisso defensivo é o oposto do que o Farioli aprecia nos avançados. Como dado relevante, acrescento que tem uma percentagem de cruzamentos muito baixa. Não é um extremo de linha, que se calhar é o que nos faz falta neste momento.

Quem eu acho que nos podia interessar dos canarinhos neste momento é o Holsgrove, desde que não nos pedissem mais do que 4 a 5M por ele. Mas idealmente iria para outros alvos, estamos é a ficar sem tempo para arranjar soluções.