ATP World Tour 2026

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
9,118
11,782
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
Henrique Rocha na final do Challenger de Brasília!

edit: em singulares e em pares!

Última edição:

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
25,280
34,750
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
O Alcaraz aceitaria na hora repetir o ponto, mas infelizmente nem todos têm esses altos padrões éticos.
Mais do que aceitar repetir, o próprio atleta deveria assumir que sabe que perdeu o ponto,em vez de ganhar assim. Porque todos sabemos que ele sabe...

• Like
Reações: cccmonteiro

Nelson Santos

Bancada central
21 Julho 2019
2,482
13,820
Mais do que aceitar repetir, o próprio atleta deveria assumir que sabe que perdeu o ponto,em vez de ganhar assim. Porque todos sabemos que ele sabe...
Já dou de barato que ele tenha dúvidas, tendo inclusive o árbitro se enganado, mas aceitar repetir o ponto era o mínimo exigível eticamente.

• Like
Reações: Raba
8 Fevereiro 2023
20,565
25,845
Final de Indian Wells à hora do Porto 🤬

E uma coisa que não entendo é terem aumentado a velocidade dos courts neste torneio. Tudo bem que eram lentos mas era só 1 torneio entre tantos.

O que distinguia Indian Wells dos outros torneios de piso rápido era a lentidão dos courts, o que tornava os jogos mais interessantes, com mais trocas de bolas longas.

Num ténis cada vez mais rápido em que os jogadores são cada vez mais agressivos na linha de fundo, faria sentido ir diminuindo aos poucos a velocidade dos courts mas no caso deste torneio estão a ir em sentido contrário (não sei se por causa da choradeira do Zverev e Medvedev ou por outra razão).

Veremos o que acontece nos restantes torneios de piso rápido no resto do ano mas se querem voltar aos tempos das 4 ou 5 pancadas na maioria dos pontos estão a ir pelo bom caminho...

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,631
18,202
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Final de Indian Wells à hora do Porto 🤬

E uma coisa que não entendo é terem aumentado a velocidade dos courts neste torneio. Tudo bem que eram lentos mas era só 1 torneio entre tantos.

O que distinguia Indian Wells dos outros torneios de piso rápido era a lentidão dos courts, o que tornava os jogos mais interessantes, com mais trocas de bolas longas.

Num ténis cada vez mais rápido em que os jogadores são cada vez mais agressivos na linha de fundo, faria sentido ir diminuindo aos poucos a velocidade dos courts mas no caso deste torneio estão a ir em sentido contrário (não sei se por causa da choradeira do Zverev e Medvedev ou por outra razão).

Veremos o que acontece nos restantes torneios de piso rápido no resto do ano mas se querem voltar aos tempos das 4 ou 5 pancadas na maioria dos pontos estão a ir pelo bom caminho...
É uma queixa geral dos jogadores a lentidão de quase todos os courts.
O que se juntares ao facto dos masters terem aumentado os quadros, causa um desgaste grande ao longo do ano.
Outro ponto é que se deixou de ter diferenças de torneios para torneios e até personalidades como Roger já defenderam que se deve ir variando as velocidades de torneios para torneios se não é sempre tudo igual e eu sinceramente concordo.
Indian Wells é muito especifico porque era lento sim mas a bola salta imenso, o que é bastante diferente de sei lá um Masters 1000 de Paris em que é lento e a bola salta bem menos.

Não quero velocidade dos anos 80, mas uns torneios mais rápidos e uns mais lentos, vão nos trazer diferenças nos confrontos bem mais interessantes e variantes taticas muito porreiras.
Acho que todos podem ganhar com isso

8 Fevereiro 2023
20,565
25,845
É uma queixa geral dos jogadores a lentidão de quase todos os courts.
O que se juntares ao facto dos masters terem aumentado os quadros, causa um desgaste grande ao longo do ano.
Outro ponto é que se deixou de ter diferenças de torneios para torneios e até personalidades como Roger já defenderam que se deve ir variando as velocidades de torneios para torneios se não é sempre tudo igual e eu sinceramente concordo.
Indian Wells é muito especifico porque era lento sim mas a bola salta imenso, o que é bastante diferente de sei lá um Masters 1000 de Paris em que é lento e a bola salta bem menos.

Não quero velocidade dos anos 80, mas uns torneios mais rápidos e uns mais lentos, vão nos trazer diferenças nos confrontos bem mais interessantes e variantes taticas muito porreiras.
Acho que todos podem ganhar com isso
Por acaso o de Paris diminuíram no ano passado, antes era dos mais rápidos.

Este de Indian Wells podia ficar como estava na minha opinião, para haver maior diversidade, que é o que defendo. Como está agora não concordo, a grande maioria são rápidos.

Numa escala 0-100 em que é 0 lentíssimo e 100 é rapidíssimo IW está agora nos 40 e se não for o mais lento do circuito esta época vai andar lá perto.

O problema dos Masters 1000 é serem muitos dias, deviam ser 1 semana todos. A questão é que os torneios querem mais dinheiro...

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,631
18,202
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Entretanto, pouco me deixa mais irritado do que comentadores de ténis, especificamente em Portugal, resumirem as derrotas das superestrelas a jogos mal conseguidos deles.
Daniil Medvedev acaba de mostrar uma lição sobre como jogar contra Alcaraz, faz tudo bem e Alcaraz não conseguiu solução e o comentário resume-se a:
Se a bola é dentro é “bem jogado”
Se algum falha uma bola que claramente tem uma intenção “é mal jogado”
Se Alcaraz perde uma troca de bolas, é porque “ainda não está no jogo”
Se perde uma troca de bolas longuissima e precisa de uns segundos para recuperar é porque pode estar doente.

Não consigo lidar

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
4,631
18,202
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Por acaso o de Paris diminuíram no ano passado, antes era dos mais rápidos.

Este de Indian Wells podia ficar como estava na minha opinião, para haver maior diversidade, que é o que defendo. Como está agora não concordo, a grande maioria são rápidos.

Numa escala 0-100 em que é 0 lentíssimo e 100 é rapidíssimo IW está agora nos 40 e se não for o mais lento do circuito esta época vai andar lá perto.

O problema dos Masters 1000 é serem muitos dias, deviam ser 1 semana todos.
Os CPIs a que tenho acesso sao baseados em % de ases e rallies e acho isso meio enganador.
Torneios Indoor por exemplo têm tendência a ter mais ases nem que seja pela ausência de vento
Paris já foi efetivamente rápido mas fui lá em 2023 e já achei lento.
Vi um Hurkacz vs Korda que tinha tudo pra ser festival de ases e era trocas de bolas interminaveis 😅

Anyway, como digo se isto for pra ir variando de torneio pra torneio eu sou a favor..

Sou a favor com a reserva disto não virar pseudo relva em todo o lado, sob pena do Mpetschi Perricard ainda parecer jogador 😂

8 Fevereiro 2023
20,565
25,845
Os CPIs a que tenho acesso sao baseados em % de ases e rallies e acho isso meio enganador.
Torneios Indoor por exemplo têm tendência a ter mais ases nem que seja pela ausência de vento
Paris já foi efetivamente rápido mas fui lá em 2023 e já achei lento.
Vi um Hurkacz vs Korda que tinha tudo pra ser festival de ases e era trocas de bolas interminaveis 😅

Anyway, como digo se isto for pra ir variando de torneio pra torneio eu sou a favor..

Sou a favor com a reserva disto não virar pseudo relva em todo o lado, sob pena do Mpetschi Perricard ainda parecer jogador 😂
Os indoor tendencialmente deveriam ser mais lentos mas com variação tal como os outros. Eu defendo variação, haver rápidos, médios e lentos. O Zverev e Medvedev, por exemplo, só querem courts rápidos e quando está um bocadinho mais lento queixam-se logo.

E com o ténis a evoluir para um jogo mais rápido e com mais grandes servidores acho que tendencialmente devem diminuir um bocadinho em alguns torneios, sem grande exagero como é óbvio, não é para tornar o piso rápido em terra. Isso não.

Aqui este ranking em baixo nem sei se é 0-100 como vi o da Sport TV ou de 0-50. 2024 estava mesmo muito rápido como por exemplo revelou o Alcaraz

Última edição: