ATP World Tour 2025

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,526
53,894
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O Federer era superior ao Novak no seu auge, acho que mesmo muitos fãs do Novak não discordam que o Federer era mais talentoso (excepto em terra batida, e mesmo assim acho que é equilibrado entre os dois, pois o rei inequívoco é o Nadal).

Agora, há dois pontos a serem feitos:

1. O auge do Federer não coincidiu com o Novak ao seu melhor nível. Quando o Novak começou a surgir como uma grande ameaça, digamos a partir de 2008, já o Federer estava fora do auge, embora continuasse a ser top 3. Mesmo assim, um Federer reformado andava a disputar Wimbledon contra um Novak em pico de forma - este é o nível.

O Federer, no seu auge - de 2004 a 2008 -, andava a disputar contra gajos como o Roddick, o Agassi, o Hewitt, o Safin e um jovem Nadal. O Novak era demasiado jovem ainda. Mesmo no auge do Novak, era possível ver que os jogos contra Federer (repito, fora do auge) ainda estavam bastante equilibrados.

Sem contar que o Roger surgiu numa era completamente diferente, do serve and volley, foi um jogador de transição, que depois adotou um estilo de jogo ofensivo e agressivo bem distinto e elegante.. Vá-se lá saber se não seria ainda mais dominante caso tivesse surgido já na era atual, tal qual o Novak surgiu.

2. Conforme disse, acho que muitos fãs do Novak não discordam que o Federer era mais talentoso. O Novak ganha em atleticismo, mentalidade e sobretudo na garra, que o Federer nunca conseguiu alcançar.

Não acho chocante dizerem que o Novak é superior, não finjam é que é um facto. O maior de sempre? Sim, os títulos e estatísticas não mentem. O melhor de sempre? É altamente debatível.
A interpretação do que é o talento é relativo, o Quintero tem mais ou menos talento que o Frohold?

O Federer em 2008 tinha 27 anos, o @primodasprimas há umas semanas disse que o melhor Fed foi o de 2017.

O Djokovic é o melhor jogador deste milénio, nos seus melhores dias podia vencer o Federer em qualquer piso, e o Nadal em qualquer piso inclusivamente em terra, era um jogador sem um ponto fraco para ser atacado era uma maquina.

A beleza e a elegância é outra coisa.

Ainda sobre o talento a partir dos 1:50

primodasprimas

Tribuna
1 Novembro 2014
3,937
14,768
Conquistas
2
29
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
A interpretação do que é o talento é relativo, o Quintero tem mais ou menos talento que o Frohold?

O Federer em 2008 tinha 27 anos, o @primodasprimas há umas semanas disse que o melhor Fed foi o de 2017.

O Djokovic é o melhor jogador deste milénio, nos seus melhores dias podia vencer o Federer em qualquer piso, e o Nadal em qualquer piso inclusivamente em terra, era um jogador sem um ponto fraco para ser atacado era uma maquina.

A beleza e a elegância é outra coisa.

Ainda sobre o talento a partir dos 1:50
Sobre isto podiamos estar aqui dias a falar e nao iamos chegar a conclusão nenhuma 😅 acho que o “melhor” depende dos critérios que temos para nós para considerar alguém melhor.

Uma coisa é factual, Novak é o tenista mais dominador da história. Em números e em atleticismo. Nem é discussão.

O resto é pra conversarmos à mesa e para aproveitar este maravilhoso desporto.

E sim sir, mantenho que a melhor e mais completa do Roger surgiu em 2017 😅

• Like
Reações: sirmister