Astronomia

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,877
199,795
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
É muito complicado para mim acreditar que não exista vida muito mais inteligente que nós neste universo

Se calhar somos tão atrasados que nem entram em contacto

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,530
65,229
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
É muito complicado para mim acreditar que não exista vida muito mais inteligente que nós neste universo

Acho que tem mais a ver com o ciclo das civilizações, medida pela escala de Kardashev (https://en.wikipedia.org/wiki/Kardashev_scale) e as distâncias entre as galáxias e os planetas. Não havendo tecnologia no universo que consiga dobrar o espaço/tempo, mesmo viajando à velocidade da luz as distâncias são demasiado grandes para uma civilização andar a descobrir planetas e outras civilizações.

Se um dia encontrarmos vida noutro planeta ou será através da análise da atmosfera dos planetas ou via rádio. Repito: se não existir nenhuma civilização tão avançada que possuo o conhecimento de conseguir criar os chamados "wormholes".

Outro problema tem a ver com o tal ciclo de evolução das civilizações. Nós somos do Tipo 0 ainda, ou seja, ainda não conseguimos dominar a energia emitida pelo nosso planeta e usamos combustíveis fósseis em grande escala. Devem existir outras que evoluíram para outros Tipos mais avançados mas depois acabam por encontrar algum problema como os contidos nas teorias do chamado Paradoxo de Fermi (https://en.wikipedia.org/wiki/Fermi_paradox) e sucumbem antes de conseguirem evoluir de tal maneira que consigam inventar/descobrir a tecnologia que os permita viajar a velocidades superiores à da luz.

Mais aqui: https://www.gaia.com/article/type-one-kardashev-scale

Última edição:

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
6,970
6,459
Incrível todas as imagens, na que meteram ontem há de tudo, efeito de lente gravitacional (aquelas galáxias que parecem dobradas/achatadas), cruz de Einstein. Elípticas, galáxias a fundirem-se... Incrivel

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143

Atrasados? O ser humano é quase como um pequeno deus. O que já descobrimos e vamos descobrindo é tremendo. O ser humano consegue criar coisas e situações que nem na natureza ocorrem. E à ciência temos que somar a arte... E depois a noção e a consciência que temos disso tudo.

Não estamos já longe de uma teoria de tudo. Aquilo que conseguimos conjeturar hoje é "mindblowing". Eu até acredito que em menos de 100 anos conseguiremos atingir a transmutação "corriqueira" de materais ( corriqueira porque alguma já foi feita ). E, se não nos auto-extinguirmos antes, uma certa "imortalidade" dentro de poucos séculos.

Nós avançamos tanto em ciência e tecnologia que nunca conseguimos acertar no futuro a médio/longo prazo. Erramos sempre porque não conseguimos imaginar que até a forma de pensar e viver vai mesmo ser totalmente diferente. E isso afeta os "enredos" do dia-a-dia. Da mesma forma que também é possível não conseguirmos imaginar uma civilização ET na forma que ela poderá mesmo ser. Porque quase de certeza que serão muito diferentes de nós. Diferentes ao ponto de podermos ser "cegos" uns para os outros. Porque podem até ser seres microscópicos ou terem sensibilidades muito diferentes das nossas, por exemplo um sentido de visão num expectro totalmente diferente ou nem utilizarem a fala. Por isso é que, de momento, 99% da ficção científica que lida com possiveis civilizações ET apenas consegue conjecturar mais hominideos com outra roupagem...