"Bosão de Higgs" foi encontrado há 10 anos
Mas é a terra é planaApontem aí nas vossas agendas: dia 12 saem as primeiras imagens do super telescópio James Webb. Aposto que vai revolucionar a forma como vemos e conhecemos o universo. Acredito que vamos ter muitas e boas surpresas, nomeadamente sobre os exoplanetas e as suas atmosferas. Quem sabe não se irá descobrir planetas com atmosferas semelhantes à nossa e que permitem que sejam habitáveis.
Exactamente! É mesmo isso que escreveste.Deixa ver se eu percebi. Cada um daqueles pontos de luz é uma galáxia, sendo que uma galáxia como a nossa tem cerca de 100 a 200 mil milhões de estrelas, ou seja são 100 mil milhões de estrelas a multiplicar por cada um daqueles pontinhos de luz, e isto tudo numa só imagem que é apenas uma ínfima parte como se fosse o tamanho de um grão de areia em relação a todo o universo visível. É isto?
Sim. São estrelas que ficaram no campo de visão do Webb e pertencem à nossa própria galáxia, a Via Láctea.O que serão aquelas luzes que fazem um X? Um estrela que fica próxima do campo visual do Webb?
Vão descobrir-se muitas coisas, de certeza. Estou mais expectante com os dados dos exoplanetas analisados. Penso que será possível detectar vestígios químicos - como o metano e o dióxido de carbono - das suas atmosferas que mostrem que lá pode haver vida e atividade.Imagino a excitação dos astrónomos ao verem chegar as imagens. Isto para eles deve ser o melhor natal de sempre. E também saber que irão ter muitos dados novos para estudar nos próximos anos.
Não sei se será possível mas gostava que um dia o Webb tirasse uma fotografia da Terra. Já fizeram isso com a Voyager. Nessa imagem a Terra era apenas um pontinho azul no meio de uma imensa escuridão.
Não, mas agora fiquei curioso.Não têm aqui a grande farsa do homem ter ido à lua
O colega @socrates acha que a ida do homem à lua foi filmada ali algures em Rio Tinto.Não, mas agora fiquei curioso.
Não, mas agora fiquei curioso.
O colega @socrates acha que a ida do homem à lua foi filmada ali algures em Rio Tinto.