A minha mulher teve mais papel na decisão da cor. Eu sempre gostei do cinza, e gosto mais por causa do aspecto mais inovador e distinto do branco que acaba por ser a cor mais óbvia. Mas pensando racionalmente o branco ficaria bem também e representa sempre menos problemas. Mas eu adorei o resultado final e com os acabamentos do jardim e um ripado que ainda falta (relva e umas árvores e sebes a fazer um contraste de cor) ficará ainda melhor enquadrada.Eu optava pelo branco. Tens plantas do interior?
Vou fazer as perguntas mais incómodas:
Já tinhas o terreno ou compraste?
Qual é o orçamento total para a casa e terreno?
Em que zona fica?
Parabéns. É o sonho de muita gente poder escolher ao pormenor os detalhes da sua casa e depois construí-la.
Eu, que sou grande apaixonado por arquitectura e quase entrei na faculdade de arquitectura do Porto há muitos anos.
As plantas do interior estão no início do tópico, salvo erro. Agora de momento não as tenho, só no projeto em si mesmo.
O terreno era a casa dos meus avós maternos, e são duas parcelas de terreno. Eu comprei as duas. Foi o realizar do sonho da minha vida. Isso e fazer isto (que como é óbvio é para meu benefício pessoal) que em parte é homenagear os meus avós que me criaram durante muitos anos da minha vida. E eles iam ficar felizes de ver aquilo que eu conseguiu construir naquilo que a eles também deu imenso trabalho a obter.
A zona é numa freguesia remota de Gaia
A parte do sonho, e como já disse aqui no outro dia, acaba por ser uma falácia. Não existe sonho nenhum. E a possibilidade de escolha acaba por ser outra falácia porque acabas por ter que escolher não aquilo que gostas mas aquilo que podes pagar. E nem sempre é fácil conciliar tudo isso. E depois tens a ironia que começas a gastar imenso dinheiro naquilo que são coisas que são as mais importantes em termos de segurança mas que em nada influem na estética para depois quando chegas à fase da estética não tens dinheiro para gastar naquilo que pensaste no início. E outro aspecto do sonho que muito boa gente não entende é que fazer uma coisa destas é um desafio/pesadelo diário. Cada arte critica o arquiteto porque ele desenha coisas que por vezes acabam por não ser viáveis em termos de execução (falamos em realidades pagáveis pelos donos) e depois cada arte critica e empurra culpas uns para os outros. E depois, e para minha sorte, eu tenho o meu pai que trabalhou imensos anos numa construtora de barragens e estradas e que me vai ajudando a não ser tão enganado. E ainda assim tenho a perfeita consciência que se existe mundo onde é possível roubar os clientes é neste. Porque existem imensas variáveis que não consegues controlar ou fiscalizar. E se te disser que todos os dias tenho problemas e discussões não te estou a mentir. Mas no meu caso são questões de pormenor que o meu pai exige perfeição total. E trata toda a gente mal. Ás vezes penso no que ele faria em certos casos onde existe desaparecimento do construtor ficando as pessoas sem dinheiro e sem obra ou métodos construtivos duvidosos. E eu vou tendo que mediar estas duas realidades porque preciso dos 2 a ajudar-me a chegar a um resultado decente.
Quanto aos custos, os terrenos ficaram por 55 mil euros e são quase 1000m2. Licenças e projeto 10000 euros
A casa ficará, com tudo pronto (ficou excluído apenas a cerâmica exterior e interior e o xisto que tive que comprar eu) 99000 + iva
Depois vem tudo o resto que vou ser sincero, não estou a controlar ao cêntimo senão já tinha morrido.
Mas mais ou menos anda dentro disto, tudo com acréscimo de iva
10000 - carpintaria (portas + armários e colocação de cerca de 90 m2 de multicamada (se o dinheiro der)
10000 - Janelas + Portão + Guardas em Vidro
3200 - Para o zinco a cobrir a casa e a tubagem das caleiras
2500 - Pichelaria
Eletricidade - Não pago nada a não ser o material (o que é bastante e parece que nunca mais acaba)
Gás - 1500
Pintor interior - Ainda não sei
Materiais cerâmicos - Ainda não sei
Posso ter-me esquecido de imensa coisa, mas anda dentro disto. Depois ainda terei que comprar as brisas solares e pedir orçamento para a cozinha que ainda não está incluída no orçamento da carpintaria.