André Villas-Boas - Presidente

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,742
1,114
Não sei quais são as funções de um Diretor para o futebol. Escolher os treinadores da equipa A e B? Estar diretamente ligado a contratações de jogadores? Gerir renovações e dispensas? Logistica? Relações públicas? Sinceramente não sei.

O que sei é que, quem quer que seja que venha, está sempre queimado porque ao mínimo resultado negativo, vão compará-lo com o JC. Vai ser sempre preso por ter cão e por não ter. O mesmo que aconteceu quando o Mourinho saiu. Quem quer que fosse o substituto, estava queimado à nascença. E isso será péssimo para o clube.

Se calhar o ideal é ser mesmo o AVB a assumir o futebol no curto prazo, enquanto a poeira não assenta, uma vez que percebe muito da poda. Mais tarde, então sim, meter alguém nesse lugar.

• Like
Reações: pauloans

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,572
18,865
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Pronto, se preferes acreditar nessas historinhas da carochinha tudo bem. Acho que é ser muito ingénuo.

Porque é que havia de não deixar? Não consegues perceber que isso não tem impacto nenhum na gestão e no dia a dia do clube? Ao passo que o diretor de futebol profissional tem de estar totalmente alinhado com o presidente e ter toda a sua confiança.
Certo. E o AVB disse te que não confiava no Bruno Alves? Eu às gostava de perceber onde raio vocês vão buscar tantas certezas.

Eu estou à vontade. Escolha o Presidente o nome que escolha estou certo que será um nome que foi escrutinado e ponderado.

• Like
Reações: pauloans e arichard

Terry Malloy

Arquibancada
7 Outubro 2024
466
937
não basta ser um ex jogador e que tenha sido uma figura no nosso clube, vai muito para além disso…

É preciso que o Presidente confie cegamente nessa pessoa, tal como confiava no Jorge Costa, e isso é o mais complicado.
É isto. Este cargo (e mais um ou outro na estrutura de um clube) são cargos de "confiança política". Isso torna difícil escolher um candidato, mas torna fácil excluir.

Nunca pode existir esse tipo de confiança com alguém que se recusou a comparecer à tomada de posse do novo presidente. O que o próprio presidente compreendeu e sinalizou como grave aos adeptos, dizendo para as câmaras que "todos os outros treinadores e capitães do clube estiveram presentes".

E que reincidiu ao recusar directamente uma homenagem proposta pelo novo presidente.

Os dois, como toda a gente em qualquer situação, até podem vir a fazer as pazes. Até podem combinar a homenagem, ir a almoçaradas juntos, beber copos um com o outro e apanhar um pifo.

Mas nunca existirá o tipo de confiança que é necessário para se escolher um braço direito. Isso é evidente.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,572
18,865
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Não sei quais são as funções de um Diretor para o futebol. Escolher os treinadores da equipa A e B? Estar diretamente ligado a contratações de jogadores? Gerir renovações e dispensas? Logistica? Relações públicas? Sinceramente não sei.

O que sei é que, quem quer que seja que venha, está sempre queimado porque ao mínimo resultado negativo, vão compará-lo com o JC. Vai ser sempre preso por ter cão e por não ter. O mesmo que aconteceu quando o Mourinho saiu. Quem quer que fosse o substituto, estava queimado à nascença. E isso será péssimo para o clube.

Se calhar o ideal é ser mesmo o AVB a assumir o futebol no curto prazo, enquanto a poeira não assenta, uma vez que percebe muito da poda. Mais tarde, então sim, meter alguém que ocupe esse lugar.
O AVB terá que ter alguém para a posição. O presidente, para o seu próprio bem, não pode acumular tantas funções (e nem sequer acho que ele queira que isso aconteça).
Não acho que o DD seja um cargo assim tão exposto. A responsabilidade dos meus resultados cai sempre no treinador e a seguir no presidente.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,953
83,826
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
o Pedro Emanuel seria o Homem que eu mais queria perto dos jogadores neste momento.

tem carreira como jogador e carreira como treinador.

na minha geração, tirando o Bicho, desculpa Lucho, foi o melhor capitão que tivemos, em termos de comportamento dentro e fora do campo. não precisava de berrar, só com o olhar dizia tudo o que lhe ia na alma.

também, não nos podemos esquecer o que passou quando veio do boavista, com a desconfiança geral na sua qualidade, que vinha mais da proveniência do que da falta de qualidade, e ultrapassou tudo, acabando como uma referência entre nós.

e tenho a certeza, que tal como em 2010, será sensível a uma chamada do nosso Presidente.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,409
3,933
35
Porto
Continuo a achar que ainda é cedo para falar de substitutos. Acho que deve ser algo para ser feito com calma. Neste momento e até ao fecho do mercado , tenho quase a certeza que não virá ninguém.

Depois parece-me que a pessoa que assumir o cargo não terá necessariamente que ter experiência. Jorge Costa não tinha experiência nenhuma para o cargo. É preciso sim , ser alguém com três fatores :

1 - Conhecer o Futebol Clube do Porto
2 - Que o Presidente tenha uma enorme confiança.
3- Ter demonstrado ser um homem sério e um grande profissional em qualquer função que teve

Mas , repito, neste momento acho que não haverá qualquer novidades sobre este assunto.

PS : Há um nome que para mim reúne estes três fatores de caras. Mas a vinda dele só seria possível para o ano e dependendo de alguns fatores.

Última edição:

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,742
1,114
O AVB terá que ter alguém para a posição. O presidente, para o seu próprio bem, não pode acumular tantas funções (e nem sequer acho que ele queira que isso aconteça).
Não acho que o DD seja um cargo assim tão exposto. A responsabilidade dos meus resultados cai sempre no treinador e a seguir no presidente.
Eu também acho que ele não vai conseguir acumular tudo. Mas mais facilmente arranjava alguém para fazer o que ele faz em termos de relações públicas (viajar a representar o clube, visitar casas, etc...) do que metia alguém novo à frente do futebol.

Mas lá está, depende das funções de um diretor para o futebol. Porque se as funções de um Diretor estiverem relacionadas com negociações com clubes estrangeiros, ou com a gestão das relações com os empresários de jogadores, salários, etc... eu não quero nenhum dos nomes que vejo aqui serem referidos a gerir esses dossiers tão importantes. Isso exige muito mais do que "mística".

E eu vejo muita gente a apontar nomes com base apenas no passado enquanto jogadores, por se terem dedicado de corpo e alma ao Porto, por terem sido "jogadores à Porto". E se as funções do Diretor forem apenas estar presente no treino para meter respeito, ir buscar jogadores ao aeroporto ou levar os jogadores ao centro do campo nas substituições, nada contra. Pode ser um desses nomes. Mas se o cargo exigir muito mais do que isso (como garantidamente exige), precisamos de alguém diferente.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,409
3,933
35
Porto
Eu também acho que ele não vai conseguir acumular tudo. Mas mais facilmente arranjava alguém para fazer o que ele faz em termos de relações públicas (viajar a representar o clube, visitar casas, etc...) do que metia alguém novo à frente do futebol.

Mas lá está, depende das funções de um diretor para o futebol. Porque se as funções de um Diretor estiverem relacionadas com negociações com clubes estrangeiros, ou com a gestão das relações com os empresários de jogadores, salários, etc... eu não quero nenhum dos nomes que vejo aqui serem referidos a gerir esses dossiers tão importantes. Isso exige muito mais do que "mística".

E eu vejo muita gente a apontar nomes com base apenas no passado enquanto jogadores, por se terem dedicado de corpo e alma ao Porto, por terem sido "jogadores à Porto". E se as funções do Diretor forem apenas estar presente no treino para meter respeito, ir buscar jogadores ao aeroporto ou levar os jogadores ao centro do campo nas substituições, nada contra. Pode ser um desses nomes. Mas se o cargo exigir muito mais do que isso (como garantidamente exige), precisamos de alguém diferente.
A mim parece-me que as funções que o Jorge tinha era tudo menos de burocracia. Parecia-me o elo de ligação entre jogadores, treinadores e direção. Alguém que marca a sua presença no banco e balneário, que tinha a confiança do Presidente para tratar das recepções dos novos jogadores e começar a integra-los o mais rapidamente possível.

A parte mais séria e burocrática da coisa parece-me que era responsabilidade do Zubizarreta. Que ao sair, foi o Presidente que agarrou nessa pasta.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,133
11,382
Precisamos de lendas na estrutura. Homens com história no clube.
Ricardo Carvalho é um nome importante.
Pedro Emanuel, João Pinto, Aloísio...
Uma coisa intrigante é não ter visto (posso estar enganado) Fernando Couto, por estes dias.. tem um passado marcante com o nosso bicho.
Fernando Couto esteve no Funeral ... há imagens e tudo ...

Outra coisa que me faz uma enorme confusão ...
O Fernando Couto depois do seu passado pelo Porto, andou pelo Braga e depois mais pela Federação se não estou em erro .... mas nunca com um cargo importante pelo FCPorto ...
Mas é alguém com passado como dirigente ...
Era alguém que via de bom grado ... mas manteve sempre um distânciamento e recatamento a todos os níveis

migrib88

Bancada central
2 Maio 2016
2,032
7,159
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
O contorcionismo é mesmo vosso. O Bruno Alves foi jogador da nossa formação, foi campeão nacional, chegou a ser capitão do clube, demonstrou em campo várias vezes o seu "apreço" em campo pelo Carnide. Tem experiência internacional e é o unico nome veiculado que tem real experiência no cargo e com sucesso.
O resto são jogos florais para justificar uma qualquer antipatia.
O CV a mim não me diz nada. Basta olhar para a antiga direção para identificares alguns sujeitos com trajetos semelhantes, mas que não olharam a meios quando foi para colocar interesses pessoais à frente dos do clube, não se importando, inclusive, se algumas das decisões tomadas poderiam colocar em causa a própria sustentabilidade do clube.
Entre um tipo com muito CV que se vende aos nossos inimigos e um tipo com menos CV, mas com coluna vertebral e que ama o clube acima de tudo, a escolha é facil.
Alias, o próprio Bicho pensaria o mesmo, ele que invocou tantas vezes que é preciso colocar os interesses do FC Porto acima dos próprios.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,742
1,114
A mim parece-me que as funções que o Jorge tinha era tudo menos de burocracia. Parecia-me o elo de ligação entre jogadores, treinadores e direção. Alguém que marca a sua presença no banco e balneário, que tinha a confiança do Presidente para tratar das recepções dos novos jogadores e começar a integra-los o mais rapidamente possível.
Deve ser mais abrangente do que isso. Imagino que um ele fosse responsável por tudo o que diga respeito ao futebol no clube. Inclusivamente formação.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,572
18,865
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
O CV a mim não me diz nada. Basta olhar para a antiga direção para identificares alguns sujeitos com trajetos semelhantes, mas que não olharam a meios quando foi para colocar interesses pessoais à frente dos do clube, não se importando, inclusive, se algumas das decisões tomadas poderiam colocar em causa a própria sustentabilidade do clube.
Entre um tipo com muito CV que se vende aos nossos inimigos e um tipo com menos CV, mas com coluna vertebral e que ama o clube acima de tudo, a escolha é facil.
Alias, o próprio Bicho pensaria o mesmo, ele que invocou tantas vezes que é preciso colocar os interesses do FC Porto acima dos próprios.
É uma leitura. E está tudo certo. Para mim para aquela posição o CV é muito relevante. Aceito que haja outras leituras.
O que nos interessa a todos é que o clube volte a ter sucesso.

• Like
Reações: migrib88

frederico.cl

Bancada central
24 Maio 2013
2,054
2,596
Conquistas
10
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • João Pinto
@Roberto_FCP nao sei se concordas mas até acho que com isto tudo o mercado até vai acalmar a nao hajam muitas mais mexidas no plantel, para blindar o grupo e porque nao vejo a direção com cabeça para isto agora
É, a direção não tem cabeça para fazer o seu trabalho. Acho que nem vale a pena a equipa inscrever-se no campeonato este ano. Ficamos já em pré época para o próximo ano. Juízo.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,409
3,933
35
Porto
Deve ser mais abrangente do que isso. Imagino que um ele fosse responsável por tudo o que diga respeito ao futebol no clube. Inclusivamente formação.
Sim exato , por isso que falei no plural de jogadores e treinadores. Mas lá está , era mais um trabalho de campo e de relações digo eu.

• Like
Reações: pauloans e Celta7

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
2,026
5,268
O contorcionismo é mesmo vosso. O Bruno Alves foi jogador da nossa formação, foi campeão nacional, chegou a ser capitão do clube, demonstrou em campo várias vezes o seu "apreço" em campo pelo Carnide. Tem experiência internacional e é o unico nome veiculado que tem real experiência no cargo e com sucesso.
O resto são jogos florais para justificar uma qualquer antipatia.
Mas que jogos florais? E o contorcionismo é nosso? Estás para aí a desvalorizar e a contorcer-te todo para tentares dizer que não interessa para nada o Bruno Alves ter estado na lista do Nuno Lobo, um anti portista e um racista. Contorces-te todo, primeiro é porque o Bruno Alves aceitou porque ia para lá ter peso pelo nosso clube (LOOOOL), agora já são jogos florais.

O que fez em campo não chega. Senão estávamos aqui a considerar Baías e outros. Por isso é que o Bicho era um exemplo. Porque não é só dentro de campo que conta, é fora dele também. São as atitudes que teve sempre a favor dos interesses do FC Porto, coisa que o Bruno Alves não fez quando decidiu ir para a lista dessa anti portista racista. Um dos braços direitos do presidente tem de estar totalmente alinhado com ele como o Bicho estava.

Mas continua a contorcer-te todo. Cuidado é para a coluna não partir.

• Like
Reações: pauloans e Master

PedroGrande

Bancada lateral
25 Maio 2014
672
1,237
Continuo a achar que ainda é cedo para falar de substitutos. Acho que deve ser algo para ser feito com calma. Neste momento e até ao fecho do mercado , tenho quase a certeza que não virá ninguém.

Depois parece-me que a pessoa que assumir o cargo não terá necessariamente que ter experiência. Jorge Costa não tinha experiência nenhuma para o cargo. É preciso sim , ser alguém com três fatores :

1 - Conhecer o Futebol Clube do Porto
2 - Que o Presidente tenha uma enorme confiança.
3- Ter demonstrado ser um homem sério e um grande profissional em qualquer função que teve

Mas , repito, neste momento acho que não haverá qualquer novidades sobre este assunto.

PS : Há um nome que para mim reúne estes três fatores de caras. Mas a vinda dele só seria possível para o ano e dependendo de alguns fatores.
Acho que o teu nome é o mesmo que o meu

• Like
Reações: Roma

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
10,133
11,382
Acho que o Jorge Costa era Director de Futebol profissional ...
Temos o José Tavares como responsável pela formação ...

Ninguém melhor que o AVB para saber quem estará mais bem posicionado para exercer esse cargo ...

Apesar de estar abalado julgo que se AVB achar este cargo importante, e acho eu que sim por isso estava o Jorge Costa, ele vai tentar arranjar um substituto já ...
Respeitar e fazer luto pelo Bicho, mas a melhor maneira de homenagear o Bicho é ganhando e se o Director de Futebol for importante não poderá ser um cargo a ficar vazio ...

• Like
Reações: Celta7