André Villas-Boas - Presidente

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,109
716
Se em Janeiro de 2026 aparece uma proposta de 90 milhões pelo Samu (que até Dezembro de 2025 marca 13 golos na Liga e 5 na Europa League) com o Porto a 4 pontos da liderança e a 1 ponto do 2.º lugar tu deves aceitar.

Deves aceitar porque estão, muito provavelmente, a fazer overpay face ao rendimento real do jogador, porque és o Porto e não podes atirar ao rio oportunidades destas.

Só que a aceitação desta proposta não pode estar desligada da contratação do substituto. Se não arranjas substituto ou não estás disponivel para dar 25 milhões por um jogador que passados 5 meses te custaria 18M não vendes o Samu.

Eu vendia o Samu e que remédio teria eu de dar os 25M. São as regras do jogo.

E sim, é preferível fazer um négocio irracional em que sobrepagues em Janeiro um jogador que 5 meses depois te poderia custar menos 7 ou 8 milhões.

Qual é a dúvida?

Se o Borja Sainz custasse 20 milhões em Janeiro, devia ter sido contratado na lógica em que a operação da venda do Galeno e compra do Sainz tem que ser analisada como um todo.

Se a tua dinâmica de raciocinio e atuação no mercado for sempre a de "não rejeitar vendas em que um jogador esteja a ser sobrepago" e a de "não realizar compras em que esteja a sobrepagar um reforço" na lógica estás a admitir que a tua equipa em Janeiro pode ser sempre retirada das competições.

Não pode.

É mais caro comprar em Janeiro craques, porque os clubes vendedores não estão dispostos a sacrificar rendimento desportivo do presente sem que sejam ressarcidos dessa "semi-desistência".

Se todo o mundo age e pensa assim (e é isso que torna o mercado de Janeiro mais caro) porque é que o Porto se pode posicionar como alguém que pode fazer semi-desistências (e ser compensado financeiramente por isso) sem jogar o outro lado da moeda (o de clubes que se sentem obrigados a sobrepagar para aumentar as possibilidades de sucesso?)

Estamos a falar do Porto que luta sempre para ganhar. Não dum Santa Clara ou dum Moreirense que pode pôr em "pause" os próximos 20 resultados que não vai fazer grande diferença.
Vocês têm que ver primeiro o que o AH acha do assunto....

Se em janeiro aparecer uma proposta de 90 milhões, é despachado em 30 segundos......

Afinal um "empresário" vive de quê mesmo??

Depois, primeiro é faturar, depois é que vem participar...., e depois no fim, vem tentar ganhar.....

EXPLICAÇÃO PARA TÓTÓS:

O CLUBE, SABEM, ESTAVA FALIDO.... MUITO FALIDO.....

• Não gosto
Reações: ecandre

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,592
15,644
Se em Janeiro de 2026 aparece uma proposta de 90 milhões pelo Samu (que até Dezembro de 2025 marca 13 golos na Liga e 5 na Europa League) com o Porto a 4 pontos da liderança e a 1 ponto do 2.º lugar tu deves aceitar.

Deves aceitar porque estão, muito provavelmente, a fazer overpay face ao rendimento real do jogador, porque és o Porto e não podes atirar ao rio oportunidades destas.

Só que a aceitação desta proposta não pode estar desligada da contratação do substituto. Se não arranjas substituto ou não estás disponivel para dar 25 milhões por um jogador que passados 5 meses te custaria 18M não vendes o Samu.

Eu vendia o Samu e que remédio teria eu de dar os 25M. São as regras do jogo.

E sim, é preferível fazer um négocio irracional em que sobrepagues em Janeiro um jogador que 5 meses depois te poderia custar menos 7 ou 8 milhões.

Qual é a dúvida?

Se o Borja Sainz custasse 20 milhões em Janeiro, devia ter sido contratado na lógica em que a operação da venda do Galeno e compra do Sainz tem que ser analisada como um todo.

Se a tua dinâmica de raciocinio e atuação no mercado for sempre a de "não rejeitar vendas em que um jogador esteja a ser sobrepago" e a de "não realizar compras em que esteja a sobrepagar um reforço" na lógica estás a admitir que a tua equipa em Janeiro pode ser sempre retirada das competições.

Não pode.

É mais caro comprar em Janeiro craques, porque os clubes vendedores não estão dispostos a sacrificar rendimento desportivo do presente sem que sejam ressarcidos dessa "semi-desistência".

Se todo o mundo age e pensa assim (e é isso que torna o mercado de Janeiro mais caro) porque é que o Porto se pode posicionar como alguém que pode fazer semi-desistências (e ser compensado financeiramente por isso) sem jogar o outro lado da moeda (o de clubes que se sentem obrigados a sobrepagar para aumentar as possibilidades de sucesso?)

Estamos a falar do Porto que luta sempre para ganhar. Não dum Santa Clara ou dum Moreirense que pode pôr em "pause" os próximos 20 resultados que não vai fazer grande diferença.
Se eu tiver uma boa base e uma situação económica confortável não tenho dúvidas que se vender o Samu por 80 eu vou gastar 25 num substituto.

Agora se eu tenho uma equipa com 4 ou 5 lacunas óbvias (nos centrais, no meio-campo, nos extremos, na lateral direita) e uma situação económica periclitante, um novo treinador acabado de chegar, eu vou vender o Samu por 80 mas vou ser muito racional na compra, porque se gastar 25 no substituto imediato vou resolver um problema mas vou continuar com uma equipa fraca (as vergonhas na liga europa e a goleada na Luz são antes do mercado de inverno). Se calhar prefiro esperar pelo mercado de verão e gastar 15M no substituto do Samu e mais 10M para reforçar, por exemplo, o centro da defesa.

È isto tipo de decisões e de racional que eu espero de um Director Desportivo. Porque gastar na proporção daquilo que se vende acho que qualquer um faz.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Se eu tiver uma boa base e uma situação económica confortável não tenho dúvidas que se vender o Samu por 80 eu vou gastar 25 num substituto.

Agora se eu tenho uma equipa com 4 ou 5 lacunas óbvias (nos centrais, no meio-campo, nos extremos, na lateral direita) e uma situação económica periclitante, um novo treinador acabado de chegar, eu vou vender o Samu por 80 mas vou ser muito racional na compra, porque se gastar 25 no substituto imediato vou resolver um problemas mas vou continuar com uma equipa fraca (as vergonhas na liga europa e a goleada na Luz são antes do mercado de inverno). Se calhar prefiro esperar pelo mercado de verão e gastar 15M no substituto do Samu e mais 10M para reforçar, por exemplo, o centro da defesa.

È isto tipo de decisões e de racional que eu espero de um Director Desportivo. Porque gastar na proporção daquilo que se vende acho que qualquer um faz.
Sim um DD podia ser uma enorme mais valia. Mas o que tinhas não vale nada.

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,109
716
Estás a ser injusto. O Presidente esta época está a ir pelo caminho certo.

Os trabalhos não são fáceis. Lições aprendem-se. E os erros corrigem-se.

Eu estou com fé
Eh pah às vezes perco a esperança...

Eh que tudo trocado por miúdos, só ainda vi um central novo, ainda para cima com 20 aninhos....

Precisamos de 10 reforços, e só temos 2 ou 3....

Fiquei desconfiado depois dos VBs e dos MAs.....

• Não gosto
Reações: ecandre

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,628
4,444
Por ai
Isso não sei fazer. Mas conheço quem faça e muita bem. Isso e mais. Muita bom. Como te digo Vitor.

Há todo um mundo para descobrir. Don’t sell yourself short.

Acredita em ti!

Não te preocupes comigo — já te disse. Nunca pensei pela cabeça dos outros, nem agi por aquilo que achava que os outros queriam que eu fizesse.

Nunca fiz o que quer que fosse por pressão externa. Sempre segui a minha consciência.

Mas é triste ver pessoas a bater com a cabeça em momentos chave… E é isso que tu tens feito. Antes das eleições, pareceste um padre a celebrar missas bidiárias; depois, desapareceste durante quatro ou cinco meses. De repente, voltas com missas diárias, por vezes bidiárias — e, nos teus momentos mais inspirados, chegas a fazer uma missa de manhã, outra à tarde, e uma à noite.

É incrível como alguém como tu — e outros que por aqui andam — só aparecem quando alguma coisa corre mal.

Gostava de perceber o que vos move. Não quero acreditar que sejam cegos ou saudosistas ao ponto de acharem que o futuro do clube dependia de alguém que já faleceu, ou de alguém que fez um empréstimo ao FC Porto querendo que o clube pagasse primeiro os juros e só depois o montante. Isso é querer o melhor para o clube?

Já sei que, se me alongar, vou acabar por escrever algo que me leva a ser suspenso outra vez.

Mas, sinceramente, não entendo as vossas teorias. Nem o vosso escárnio e maldizer.

Não percebo a vossa falta de paciência para alguém que se atravessou, sabendo ao que ia ser sujeito — e talvez sem conhecer completamente o mal que foi feito ao clube sob o lema “enquanto o palhaço for palhaçando, os palhacinhos estão contentes”.

Gostava de saber verdadeiramente a tua opinião sobre o homem André Villas-Boas.

Achas que ele veio para o FC Porto com o intuito de acabar com o clube? Achas que ele meteu dinheiro do próprio bolso porque tem dinheiro a mais e achou que mais milhão, menos milhão, tanto faz? Achas que ele se orgulha da época que terminou? Achas que dorme com a consciência tranquila?

Achas que as decisões que ele toma — com a pouca experiência que tem — merecem tanta falta de paciência da vossa parte?

Para ti, o mais importante é o futuro do clube? Das modalidades? Do pluralismo que o FC Porto sempre ofereceu? Ou interessa-te apenas ser campeão e continuar a ver os palhaços a palhaçar?

Não consigo entender qual é o teu verdadeiro sentimento nisto tudo.

Querias João Koehler, Vítor Baía, Nuno Lobo ou André Villas-Boas como presidente?
Não vale dizer Pinto da Costa — porque toda a gente sabia que, com a doença que tinha, nunca se devia ter candidatado.

Se para vocês o FC Porto é só vitórias, sem visão do futuro... então talvez estejam no clube errado. Aqui, o que devia contar é o respeito pela história, pela verdade e pela coragem de quem se mete no fogo para reconstruir. Mas se preferem bater palmas aos malabaristas, não se queixem quando o circo for à falência

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Eh pah às vezes perco a esperança...

Eh que tudo trocado por miúdos, só ainda vi um central novo, ainda para cima com 20 aninhos....

Precisamos de 10 reforços, e só temos 2 ou 3....

Fiquei desconfiado depois dos VBs e dos MAs.....
mais nervoso do que eu não estás. 😀

Mas que o Presidente está a perceber melhor o papel que tem de ter está. Bem mais próximo do modelo que precisamos.

• Like
Reações: Psantos123

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Não te preocupes comigo — já te disse. Nunca pensei pela cabeça dos outros, nem agi por aquilo que achava que os outros queriam que eu fizesse.

Nunca fiz o que quer que fosse por pressão externa. Sempre segui a minha consciência.

Mas é triste ver pessoas a bater com a cabeça em momentos chave… E é isso que tu tens feito. Antes das eleições, pareceste um padre a celebrar missas bidiárias; depois, desapareceste durante quatro ou cinco meses. De repente, voltas com missas diárias, por vezes bidiárias — e, nos teus momentos mais inspirados, chegas a fazer uma missa de manhã, outra à tarde, e uma à noite.

É incrível como alguém como tu — e outros que por aqui andam — só aparecem quando alguma coisa corre mal.

Gostava de perceber o que vos move. Não quero acreditar que sejam cegos ou saudosistas ao ponto de acharem que o futuro do clube dependia de alguém que já faleceu, ou de alguém que fez um empréstimo ao FC Porto querendo que o clube pagasse primeiro os juros e só depois o montante. Isso é querer o melhor para o clube?

Já sei que, se me alongar, vou acabar por escrever algo que me leva a ser suspenso outra vez.

Mas, sinceramente, não entendo as vossas teorias. Nem o vosso escárnio e maldizer.

Não percebo a vossa falta de paciência para alguém que se atravessou, sabendo ao que ia ser sujeito — e talvez sem conhecer completamente o mal que foi feito ao clube sob o lema “enquanto o palhaço for palhaçando, os palhacinhos estão contentes”.

Gostava de saber verdadeiramente a tua opinião sobre o homem André Villas-Boas.

Achas que ele veio para o FC Porto com o intuito de acabar com o clube? Achas que ele meteu dinheiro do próprio bolso porque tem dinheiro a mais e achou que mais milhão, menos milhão, tanto faz? Achas que ele se orgulha da época que terminou? Achas que dorme com a consciência tranquila?

Achas que as decisões que ele toma — com a pouca experiência que tem — merecem tanta falta de paciência da vossa parte?

Para ti, o mais importante é o futuro do clube? Das modalidades? Do pluralismo que o FC Porto sempre ofereceu? Ou interessa-te apenas ser campeão e continuar a ver os palhaços a palhaçar?

Não consigo entender qual é o teu verdadeiro sentimento nisto tudo.

Querias João Koehler, Vítor Baía, Nuno Lobo ou André Villas-Boas como presidente?
Não vale dizer Pinto da Costa — porque toda a gente sabia que, com a doença que tinha, nunca se devia ter candidatado.
Então também gostas de vez em quando de desafiar a maré! Isso é ótimo.

O resto que escreveste sobre as minhas intenções é que só escrevo quando as coisas correm mal é um disparate.

Não gostas claramente de me ler. Eh pá não é melhor ignorares? O Kerouac é um palerma mal intencionado —> Ignore.

Não levo nada a mal homem. Já ignoro hordas de malta aqui.

• Like
Reações: Psantos123

Psantos123

Bancada central
22 Fevereiro 2025
1,109
716
Então também gostas de vez em quando de desafiar a maré! Isso é ótimo.

O resto que escreveste sobre as minhas intenções é que só escrevo quando as coisas correm mal é um disparate.

Não gostas claramente de me ler. Eh pá não é melhor ignorares? O Kerouac é um palerma mal intencionado —> Ignore.

Não levo nada a mal homem. Já ignoro hordas de malta aqui.
Eh a visão "unitária do clube e do mundo"

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,592
15,644
Eh lá! Essa seria um entrevista que eu gostaria de ler. E subiria imediatamente na minha consideração.
Infelizmente não é uma entrevista. É mais um recado.

Fútbol internacional | Crisis en el Oporto: Zubizarreta, señalado

Saliento esta parte.

La deriva en la relación entre Villas-Boas y Zubizarreta se inició con un cambio en la política económica del club. El Oporto se estrechará el cinturón y el mercado de refuerzos se resentirá. De hecho, la llegada de Veiga se produjo al ser una oportunidad de mercado. Sin ir más lejos, los portugueses no pudieron competir con el Celta de Vigo por Ilaix Moriba, que había sonado como incorporación y que finalmente se decantó por la oferta gallega para seguir en Balaídos tras su etapa en el RB Leipzig. Ni las ventas de Nico González al Manchester City por 60 millones de euros ni la de Galeno al Al-Ahly por 50 han aligerado la situación financiera en Do Dragao.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Infelizmente não é uma entrevista. É mais um recado.

Fútbol internacional | Crisis en el Oporto: Zubizarreta, señalado

Saliento esta parte.

La deriva en la relación entre Villas-Boas y Zubizarreta se inició con un cambio en la política económica del club. El Oporto se estrechará el cinturón y el mercado de refuerzos se resentirá. De hecho, la llegada de Veiga se produjo al ser una oportunidad de mercado. Sin ir más lejos, los portugueses no pudieron competir con el Celta de Vigo por Ilaix Moriba, que había sonado como incorporación y que finalmente se decantó por la oferta gallega para seguir en Balaídos tras su etapa en el RB Leipzig. Ni las ventas de Nico González al Manchester City por 60 millones de euros ni la de Galeno al Al-Ahly por 50 han aligerado la situación financiera en Do Dragao.
Bem interessante, pelo que eu percebi o Villas Boas está numa de apertar o cinto e isso é que fez o Zubi sair.

É totalmente o oposto do que eu pensava que estava a acontecer.

E também enfim chamar o preço que pagamos pelo Veiga uma ocasião de mercado… não sei

Parece-me um artigo de amigo em relação ao Zubi.

Mas interessante. Boa partilha. Dá que pensar. E fico bastante nervoso. Ainda mais

Última edição:

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,743
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
"La deriva en la relación entre Villas-Boas y Zubizarreta se inició con un cambio en la política económica del club. El Oporto se estrechará el cinturón y el mercado de refuerzos se resentirá."

tenho dificuldade de wrap my head around this