André Villas-Boas - Presidente

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
40,901
80,267
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Isso do All in nao faz sentido nenhum, nem AVB iria colocar em causa a recuperação financeira do clube.

Nao vai haver All in nenhum. Se gastarmos muito sera porque vendemos ainda mais.

Mas a estabilidade financeira do clube nao sera posta em causa, estou 100% convicto.

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
55
75
Achas que a parte financeira foi boa?
Existem 4 grandes factos na parte financeira.

1 - Acordo com Ithaka (renogociação) já achei muito bom, mas uma serie de noticias que surgem de dentro do clube (já pagamos não sei quantos M€) fazem com que gostasse de saber quais são os objetivos.

Há uns anos um amigo contou-me a seguinte situação, um clube queria vender um jogador (o jogador estava a fazer muita pressão para sair) mas o comprador só pagava 20M€ e isso o vendedor sabia que isso ficar mal nos adeptos, como depois foi anunciado o negocio o jogador foi vendido por 30, e o clube comprador ainda vinha fazer o jogo de apresentação do clube vendedor (esqueceram foi de dizer que recebia 10M€ por isso), resumindo um negocio razoável foi vendido como muito bom.

2 - Financiamento que permitiu pagar as valores em atraso - Boa taxa, bom negocio. Mas repara fazer isso (refinanciar a divida) é um passo básico no manual de gestão financeira, só que tínhamos uma liderança (pdc + Fernando gomes) que ainda viviam no anos 80, e quando perceberem que tinham de fazer isso foram ter com um agiota.

3 - Vendas - Nico + Galeno vs Luiz Dias, ninguém de bom senso pode afirmar que não existe uma diferença abissal, mas também é preciso dizer que é diferente andar a correr o mercado, pois precisas de nos proximos 15 dias pagar contas senão bye bye competições europeias, do que teres a situação financeira minimamente controlada e em de estares tu desesperado poderes aproveitar o desespero dos outros.

Mas com isso não quero tirar o mérito a esta direção de ter possibilitado esta situação, versus os loucos da anterior.

4 - Gestão "racional" de custos - O regabofe era de tal ordem, que basta uma gestão normal, para parecer excelente.
Mas não tenho duvidas que por aqui serão "poupados" cerca de 10M€/ano.

Em conclusão, acho boa, mas para classificar de excelente precisaria de mais dados, pois confesso que não gosto da campanha de marketing constante a enaltecer coisas normais,

Mas repara, o próprio AVB reconheceu na campanha, que o caminho para o sucesso seria: Rigor financeiro + Programa desportivo.

E agora pergunto eu, achas que se nota uma mudança efetiva p.e. no peso do scouting nas contratações?
Achas normal a aposta no Zubizarreta para reformular toda a parte desportiva (que vai muito além do mercado, das compras e vendas) e um ano depois ele ser colocado na prateleira e nada ser dito?

• Like
Reações: Villas

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,649
6,166
Não podemos tirar as conclusões, mas podemos achar que os sinais não são bons.
Convem dar a devida importancia aos sinais..

Parece quem pede para despedir treinador porque nao concorda com 1 substituiçao. Vamos sempre discordar de coisas que os outros fazem porque nao somos as mesmas pessoas e nao temos o memso nivel de informaçao.

Em que é que o presidente dizer que vai fazer 1 alteraçao profunda no plantel leva a colocar qq coisa em causa? Pode existir quem discorde da forma, mas acho que todos concordam que algo tem de ser feito ao plantel..

Colocava em causa se daqui a 2 meses tivessemos o mesmo plantel

Moradona

Bancada lateral
18 Maio 2025
875
2,808
Isso do All in nao faz sentido nenhum, nem AVB iria colocar em causa a recuperação financeira do clube.

Nao vai haver All in nenhum. Se gastarmos muito sera porque vendemos ainda mais.

Mas a estabilidade financeira do clube nao sera posta em causa, estou 100% convicto.
Óbvio que não vai haver all-in, nem sequer faz sentido colocar as coisas nesses termos.

O investimento está atrelado às vendas de Janeiro e às vendas que ocorrerão agora no mercado de verão.

• Love
  • Like
Reações: K92 e fjpfcp
H

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,050
2,042
Resumo da última semana de intervenções do Presidente e respectivas opiniões:

- Vai ao velório de Diogo Jota e de André Silva. Como ex-atletas do clube, decide imortalizar a relação entre as partes entregando, de forma simbólica, 2 cartões de sócio à família.
É criticado porque, de alguma forma, está a condicionar o clubismo dos malogrados e isso pode-lhes tirar o descanso eterno.

- No dia do funeral, responde a algumas perguntas da TVI onde lhe perguntam a opinião e relação do FC Porto com Diogo Jota. AVB responde dizendo que era um atleta de elite e que tínhamos intenção de o recuperar para o plantel em 26/27 e até já tínhamos feito uma abordagem junto do Jorge Mendes.
É criticado porque o timing não era o correcto. Por momentos, pensei que tivesse entrado de rompante pela igreja para interromper a homilia do D. Manuel Linda para proferir essas palavras. Não sei em que medida é que dizer uma curiosidade que, mais tarde ou mais cedo, ia ser de conhecimento público afectou o velório ou comprometeu o jogador. Mas alguém achou mal.

- Apresentou o Farioli como novo treinador dizendo que queríamos recuperar o título de campeão e o Farioli era a pessoa certa.
Criticado porque um presidente do FC Porto não pode ter um discurso tão ambicioso. Onde já se ouviu o líder máximo de um dos 3 grandes apontar como objectivo o título nacional? Devia dizer que íamos lutar por um lugar na liga Europa.

- Afirmou que este mercado ia ser movimentado e que muito provavelmente iria ser o mais dispendioso da nossa história.
É criticado porque está a colocar uma pressão desnecessária sobre o treinador.
O facto de andarmos desde Janeiro a dizer que o plantel é dos mais fracos da história recente do clube, que precisamos de pelo menos 2 centrais, 2 médios, um extremo e uma alternativa ao Samu para que o treinador tenha todas as condições para fazer um bom trabalho parece que não implica um investimento avultado no plantel. Talvez a ideia seja ir buscar atletas ao perdidos e achados do Sá Carneiro.

Basicamente tem sido em volta destes temas que discutimos a presidência de AVB.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,596
15,658

- Vai ao velório de Diogo Jota e de André Silva. Como ex-atletas do clube, decide imortalizar a relação entre as partes entregando, de forma simbólica, 2 cartões de sócio à família.
É criticado porque, de alguma forma, está a condicionar o clubismo dos malogrados e isso pode-lhes tirar o descanso eterno.

- No dia do funeral, responde a algumas perguntas da TVI onde lhe perguntam a opinião e relação do FC Porto com Diogo Jota. AVB responde dizendo que era um atleta de elite e que tínhamos intenção de o recuperar para o plantel em 26/27 e até já tínhamos feito uma abordagem junto do Jorge Mendes.
É criticado porque o timing não era o correcto. Por momentos, pensei que tivesse entrado de rompante pela igreja para interromper a homilia do D. Manuel Linda para proferir essas palavras. Não sei em que medida é que dizer uma curiosidade que, mais tarde ou mais cedo, ia ser de conhecimento público afectou o velório ou comprometeu o jogador. Mas alguém achou mal.

- Apresentou o Farioli como novo treinador dizendo que queríamos recuperar o título de campeão e o Farioli era a pessoa certa.
Criticado porque um presidente do FC Porto não pode ter um discurso tão ambicioso. Onde já se ouviu o líder máximo de um dos 3 grandes apontar como objectivo o título nacional? Devia dizer que íamos lutar por um lugar na liga Europa.

- Afirmou que este mercado ia ser movimentado e que muito provavelmente iria ser o mais dispendioso da nossa história.
O facto de andarmos desde Janeiro a dizer que o plantel é dos mais fracos da história recente do clube, que precisamos de pelo menos 2 centrais, 2 médios, um extremo e uma alternativa ao Samu para que o treinador tenha todas as condições para fazer um bom trabalho parece que não implica um investimento avultado no plantel. Talvez a ideia seja ir buscar atletas ao perdidos e achados do Sá Carneiro.

Acho que a critica no geral é falar menos e que o trabalho é demonstrado pelos resultados.

Mas depois também é criticado por não falar nas alturas certas.

Braveheart

Bancada central
24 Outubro 2014
1,840
2,108
Acho que se anda a empolar demasiado as declarações do AVB.
É alguma novidade que o plantel tem lacunas evidentes e falta de qualidade?
É alguma novidade que será preciso um forte investimento para dotar este plantel de qualidade que nos permita lutar por títulos?
Como querem vencer se não investirmos?
É mau estar motivado e ser ambicioso para a próxima época?
Para mim é um não assunto.
Só espero que o Francesco Farioli venha tão motivado e com a mesma ambição que o AVB para o mais depressa possível voltarmos a vencer e conquistar títulos.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,649
6,166

Confundem-se muitos conceitos..

O Porto tinha 1 batelada de divida de curto prazo para pagar. Com renegociaçao (trocar divida curto prazo por longo prazo), reducao de custos, venda de jogadores, ithaka, emprestimo Obrigacionista consegue-se ter folga agora para atacar o mercado.

Uma vez que falhamos o fairplay no conjunto das duas ultimas epocas (Pre avb), esta época que terminou temos de ter lucro.

Solucionado o fairplay, podemos investir no plantel significamente se tivermos margem para ter prejuizo e nao incumprir o fairplay (devido à expectavel boa performance do ano terminado). Em termos de Cash, haverá disponibilidade pelos motivos descritos acima e porque os reforços nao sao pagos a pronto. Se estendermos 100M a 4 épocas temos de pagar 25M por ano.

Além disso, podemos ter mais algumas vendas realistas:

Chico: 30M
Otavio: 10M
Pepe: 20M

Só aqui sao 60M com jogadores que nao contam. Sai FV, Djalo, Marcano, Pepe, Grujic que sao dos salarios mais elevados do plantel.

O problema maior será contabilistico para nao incumprir o fairplay. Dependendo da margem que tivermos, podemos ser obrigados a vender - ou vendemos já uma das perolas (e.g. Diogo Costa) ou temos de vender no final da época antes do periodo contabilistico acabar.

Viena

Tribuna
8 Março 2022
4,345
9,266
Conquistas
1
Francesco Farioli: novo técnico do FC Porto e sócio número 152 234 dos dragões. De Anselmi a Farioli são 5 204 sócios de distância.

Este presidente veio revitalizar o clube de uma forma que ninguém poderia estar a contar. Quandos os resultados desportivos começarem a entrar, voltaremos a ser o número 1 em Portugal.

Pode demorar mas vamos lá chegar.
Há coisas boas a serem feitas. Foi pena a época ter sido um falhanço tão grande desportivamente. Espero que se dê a volta esta época e se tenha acertado finalmente no treinador. Fica a faltar a limpeza no plantel.

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,773
4,435

1 - Acordo com Ithaka (renogociação) já achei muito bom, mas uma serie de noticias que surgem de dentro do clube (já pagamos não sei quantos M€) fazem com que gostasse de saber quais são os objetivos.

Há uns anos um amigo contou-me a seguinte situação, um clube queria vender um jogador (o jogador estava a fazer muita pressão para sair) mas o comprador só pagava 20M€ e isso o vendedor sabia que isso ficar mal nos adeptos, como depois foi anunciado o negocio o jogador foi vendido por 30, e o clube comprador ainda vinha fazer o jogo de apresentação do clube vendedor (esqueceram foi de dizer que recebia 10M€ por isso), resumindo um negocio razoável foi vendido como muito bom.

2 - Financiamento que permitiu pagar as valores em atraso - Boa taxa, bom negocio. Mas repara fazer isso (refinanciar a divida) é um passo básico no manual de gestão financeira, só que tínhamos uma liderança (pdc + Fernando gomes) que ainda viviam no anos 80, e quando perceberem que tinham de fazer isso foram ter com um agiota.

3 - Vendas - Nico + Galeno vs Luiz Dias, ninguém de bom senso pode afirmar que não existe uma diferença abissal, mas também é preciso dizer que é diferente andar a correr o mercado, pois precisas de nos proximos 15 dias pagar contas senão bye bye competições europeias, do que teres a situação financeira minimamente controlada e em de estares tu desesperado poderes aproveitar o desespero dos outros.

Mas com isso não quero tirar o mérito a esta direção de ter possibilitado esta situação, versus os loucos da anterior.

4 - Gestão "racional" de custos - O regabofe era de tal ordem, que basta uma gestão normal, para parecer excelente.

Em conclusão, acho boa, mas para classificar de excelente precisaria de mais dados, pois confesso que não gosto da campanha de marketing constante a enaltecer coisas normais,

Mas repara, o próprio AVB reconheceu na campanha, que o caminho para o sucesso seria: Rigor financeiro + Programa desportivo.

E agora pergunto eu, achas que se nota uma mudança efetiva p.e. no peso do scouting nas contratações?
Achas normal a aposta no Zubizarreta para reformular toda a parte desportiva (que vai muito além do mercado, das compras e vendas) e um ano depois ele ser colocado na prateleira e nada ser dito?
A aposta e desaposta no Zubizarreta acredito que será explicada porque não faz sentido. Algo se deve ter passado.

O peso do scouting nas contratações? Nota-se a léguas. Chegou Gul, Tomás Perez, William Gomes e Prpic. Dir-me-ás que nenhum rendeu nada demais ainda. Pudera... Scouting deste tipo é assim mesmo, vão ser reforços para ter o seu rendimento máximo aqui daqui a uns 2 anos e até lá irem tendo a sua evolução e alguns bons momentos.

• Like
Reações: ribasFCP

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
32,436
29,028
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles

No negócio da Ithaka eles depositaram valor , dinheiro para fazer obras. Esse custo é assumido por clube, penso que é dividido.
O clube paga de acordo o dinheiro depositado.

E ainda chegara o dinheiro para o mundial

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,744
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Este é o primeiro mercado com algum dinheiro e tempo para investir.. vamos dar tempo ao homem senão nenhum presidente se safa.
O AVB investiu na primeira época mais de 50 milhões de euros.

sempre a mesma lenga lenga da herança e de que não houve dinheiro e capacidade de investimento. Não houve é discernimento e capacidade e sobretudo más escolhas técnicas

investiram mais de 50 milhões

e este ano vão provavelmente investir ainda mais.

para quando o fim doo discurso do coitadinho?

ajuda ZERO!

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,897
6,545
Conquistas
1
  • Junho/18
O AVB investiu na primeira época mais de 50 milhões de euros.

sempre a mesma lenga lenga da herança e de que não houve dinheiro e capacidade de investimento. Não houve é discernimento e capacidade e sobretudo más escolhas técnicas

investiram mais de 50 milhões

e este ano vão provavelmente investir ainda mais.

para quando o fim doo discurso do coitadinho?

ajuda ZERO!
O investimento tem sempre que ser analisado em função das vendas, na prática na época passada houve desinvestimento porque as vendas tiveram que cobrir muita coisa, este será o primeiro mercado em que supostamente estamos com alguma folga, mas mesmo assim suspeito que teremos várias vendas e teremos também que analisar o suposto elevado investimento em função disso.

Reacher

Bancada lateral
11 Maio 2025
977
1,029

Parabéns.
Quem fala assim não é gago.
este comentário é de uma simplicidade, mas ao mesmo tempo de uma lucidez incrível.
Deveria estar afixado para os haters levarem com ele cada vez que aqui viessem.

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
14,744
1,729
Conquistas
7
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
O investimento tem sempre que ser analisado em função das vendas, na prática na época passada houve desinvestimento porque as vendas tiveram que cobrir muita coisa, este será o primeiro mercado em que supostamente estamos com alguma folga, mas mesmo assim suspeito que teremos várias vendas e teremos também que analisar o suposto elevado investimento em função disso.

mais ou menos Branco se a situação estivesse à beira da falência como se repete por aqui independentemente das vendas não investias 50 milhões. nenhum clube falido consegue investir 50 milhões simplesmente ninguém lhe dá crédito (nenhum jogador é comprado a pronto).

mas sim numa situação normal balanças vendas com investimento de preferência com saldo positivo. e tentas manter e reinventar a competitividade da equipa.

gestão de ativos normal. que era péssima com o PdC e agora está a ser bem feita. Exceto no mercado de inverno que foi uma vergonha

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,223
28,421
Conquistas
1
Dizer ao mercado que estamos compradores, também aumenta o nosso nível negocial quanto a vendas…

Johny

Bancada central
31 Agosto 2016
1,793
2,384

Exacto. Tudo o que sai da boca do homem hoje é "mal dito" e tudo o que faz é "mal feito".
Lógica, pensar realmente nas coisas que acontecem, conhecer os temas...nada disso é preciso.
É bem melhor mandar umas postas a toda a hora. "Ah não devia ter falado, não devia ter decidido, não devia ter respirado"....
Que enjoo.

Eu bem vos digo que parecemos o Sporting de há uns anos...

Há muito bom trabalho feito e a ser feito.
Ah, e claro que vai havendo dinheiro. Antes também havia! Ia era sempre parar aos mesmos bolsos.
Com planeamento, acção, estrutura, muitas coisas são possíveis. Para o bem e para o mal também.

Sinceramente, estamos numa fase de adeptos muito cansativa.

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
55
75
No negócio da Ithaka eles depositaram valor , dinheiro para fazer obras. Esse custo é assumido por clube, penso que é dividido.
O clube paga de acordo o dinheiro depositado.

E ainda chegara o dinheiro para o mundial
E o que isso esta relacionado com o que eu disse?

Eu falei do adicional que pode ser recebido dependendo de serem atingidos certos valores de EBITDA que esse foi o grande plus desta direcao

• Like
Reações: Regod