André Villas-Boas - Presidente

Moradona

Moradona

Bancada lateral
18 Maio 2025
759
2,049
Está tudo bem não concordarem com as palavras do André Villas Boas durante a apresentação do novo treinador, mas eu não vejo motivo para críticas.

Pegamos no discurso, tiramos 3 ou 4 frases, descontextualizamos e depois criticamos o André por colocar expectativas demasiado altas. Estas críticas faziam todo o sentido na temporada passada, quando o FC Porto tinha um plantel absolutamente banal, o pior das últimas largas décadas e o André referiu que era um plantel que oferecia garantias para lutar pelo título e ainda declarou-se como candidato a vencer a Liga Europa. Isso foi um erro crasso, deveria ter sido muito mais comedido, baixado as expectativas e falado em ano de transição.

Este ano já não há espaço para isso. O FC Porto tem obrigatoriamente que investir forte, até porque fez e fará várias vendas.

Relativamente às declarações do Tiago, concordo quando ele diz que Benfica e Sporting partem em vantagem, mas não o fazem porque mantêm a equipa técnica. Independentemente de estarem lá há mais tempo, os treinadores de ambos os rivais são fracos a praticamente todos os níveis. Os rivais partem em vantagem porque têm melhores plantéis e vão fazer menos mudanças, dá um pouco mais de estabilidade, mas não é garantia de absolutamente nada.

Sobre o nível de investimento para esta época, acho que as pessoas estão a confundir investimento com qualidade. Quando o André fala que o FC Porto vai muito provavelmente fazer o maior investimento da sua história é, essencialmente, para mostrar aos adeptos que se preparara para fazer mudanças significativas no plantel para recolocar o FC Porto na luta pelos títulos, não vejo como possa trazer pressão acrescida num clube que está sempre obrigado a lutar por títulos. Ao contrário do que aconteceu várias vezes na época passada, quando o André disse que tinha condições para lutar pelo título, para ganhar a Liga Europa e até que queria ganhar o Mundial, desta vez não fez colocou as expectativas acima do que é esperado para um clube como o FC Porto, que é lutar pelo título de campeão até ao fim. Essa é a obrigação e o investimento é para isso mesmo, dotar o FC Porto de capacidade para voltar a competir internamente com os rivais. Até porque não faria qualquer sentido um discurso do tipo "veja, estamos a tentar melhorar a equipa, mas temos de ter noção das nossas fragilidades em relação aos rivais", o discurso tem de ser minimamente ambicioso, motivador, mas não é excessivo, e parece-me que o André, ao contrário da época passada, desta vez acertou.

Última edição:
  • Like
Reações: Hooguie e Regod
RGalego

RGalego

Figura Intangível nos ajude!
12 Março 2012
13,688
16,334
Conquistas
6
35
Braga
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
Continua-se a tentar medir o AVB com a régua do Prime PdC.
Exercício estéril que não ajuda, nem constrói discussões construtivas sobre o caminho a seguir.

Tudo se critica com base em fantasmas que já o são há mais de 10 anos. O luto tem que acabar, não falo do luto das eleições, falo do luto daquele Futebol Clube do Porto que ia contra todos e de excedia contra qualquer expectativas.

Deram cabo desse FCP e o caminho agora é construir outro. Podem falar em mística, raça nortenha e da mentalidade invictus mas o futuro não pode ser só isso, só isso já não basta.

O modelo que levou o NGC à glória mundial adoeceu e temos que ter tempo para mudar.

Estar aqui a chamar o NGP AVB de vendedor de carros é só um manifesto daqueles que não percebem que aquilo que mais prezam já acabou há muito mais de um ano.

Moradona

Bancada lateral
18 Maio 2025
759
2,049
Aliás, se há ano que o FC Porto parte atrás dos rivais, mas com boas possibilidades de ganhar o título, é este. Ambos os rivais têm treinadores medíocres. Um dos rivais vai entrar num processo eleitoral que promete ser bem tenso e que inevitavelmente terá a sua influência na equipa, como se viu no FC Porto. O outro vai perder o jogador mais importante e influente dos últimos anos que garantia quase 50 golos por temporada.

Este é o ano para o FC Porto investir forte e, fundamentalmente, bem.

• Like
Reações: Dexter2020

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
4,050
5,123
uma coisa é concordar que o clube precisa de investir muito para não ficar para trás, outra é concordar que se venha dizer isso cá para fora quando estamos a negociar compras. não fez muito sentido, acho que o presidente se deixou entusiasmar e que ele próprio deve ter percebido que cometeu um erro.

agora é bola para a frente e tentar montar um plantel decente para atacar o título.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,232
22,521
Mas querem que o presidente do FC Porto diga o quê na apresentação do novo treinador?
Que vamos tentar dar uns retoques no plantel e lutar com o Braga pelo 3.º lugar?
O discurso do treinador tem que ser de ambição caralho. Eata merda não é o Passarinhos da Ribeira. O presidente do FC Porto tem um discurso ambicioso. Nada mais do que isso! Não garantiu que ia ganhar, não garantiu que ia limpar tudo. Apenas garantiu que ia dar as melhores condições possíveis ao treinador para que a equipa pudesse voltar a lutar pelos títulos.
Para isso tem que haver mudanças no plantel, tem que se perceber o que correu mal no último ano e melhorar.
A história do possível maior mercado de sempre do clube é um não assunto. Tendo em conta a forma como tivemos que vender no ano passado e a mudança que o plantel precisa é perfeitamente normal que venhamos a ter inúmeras saídas e entradas.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,902
3,500
Vila Nova de Gaia, 1981
Cito uma passagem da tua critica ao AVB no teu post: "sobrevalorização pela forma, pela aparência, pela sedução", porque curiosamente é exactamente o que estás aqui a fazer, escreveste um monte de nada, e colocaste um laço de eloquência para disfarçar a falta de conteúdo.

Impressionante como conseguiste colocar tantas palavras nesse devaneio, tentaste formar frases coerentes para parecer que o conteúdo fosse perspicaz, e não disseste nada minimamente inteligente.

O teu tempo já foi viuva, ide para a sombra!

Vocês estão a dar corda a alguém que votou PdC "para não perder por muitos"... Está um dia tão bom..ide apanhar sol..

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,026
28,120
Conquistas
1
A resposta é indiferente.

Saliento este similitude não pelo que todos estarão a pensar (critica por uma K7), mas porque acho que um erro estrutural do AVB é a sobrevalorização pela forma, pela aparência, pela sedução.

Numa organização, seja clube de futebol, seja num restaurante, seja um profissional liberal, ou empresas posso ser simplista e elencar 2 grandes competências.

A capacidade que tens de vender, liderar, motivar, convencer, entusiasmar e outros verbos do género.
Isso é muito importante (o atendimento ao público, a capacidade de angariar clientes, vender uma ideia ou uma competência, motivar equipas), mas na minha opinião não é mais do que a capacidade de executar uma tarefa. Ser competente a fazer, saber fazer, executar.

Este último caso (executar uma tarefa, prestar o serviço, entregar uma encomenda, servir um prato) é o mais importante.

Uma empresa não cresce sem ter quem saiba vender um serviço, mas se o pós-venda é sofrivel eu não irei almoçar ao Restaurante X só porque os empregados de mesa são uns porreiraços.

Dito isto: O AVB é um homem de sucesso. Construiu-o, na minha opinião, na base da "venda". Desde o Robson quando o puto consegue vender uma imagem e cresce a partir daí, desde aquela fabulosa época como treinador em que ele vende um sonho, um projeto, uma ilusão a toda a nação portista (incluindo jogadores) e chegando até à Presidência em que a sua capacidade de seduzir, galvanizar os sócios é de tal forma esmagadora que massacra eleitoralmente o homem mais importante da história do clube.

É perfeitamente normal que quem constroi uma vida profissional de sucesso suportado num tipo de pilar se convença que esse pilar é mais importante do que efetivamente é.

Isso está expresso (consciente ou inconscientemente) quando é convocado a dizer porque escolheu um treinador.

"Vejam como ele cativa, como ele seduz, como ele vende, como entusiasma" São tudo características de venda.

AVB chegou aonde chegou nesta capacidade infinita, ininterrupta de seduzir.
Infelizmente para ele há 50 e tal jogos por ano. É como um restaurante. Tens que ter um bom cozinheiro porque todos os dias há almoço e jantar.

As viúvas como eu continuarão a rezingar minoritariamente durante um tempo, porque as Robyzetes serão a maioria e continuarão a babar-se pela 54ª promessa do agora é que é.

O problema não está no "agora é que é". Um clube de futebol como o Porto obriga a demagogia e algum discurso irracional e de venda, porque o negócio (como dizia um forista em resposta a um post meu) vive muito da emoção, da crença.

O meu problema é que começo a pensar que o "agora é que é" serve mais para passar o dia de hoje a salvo (da contestação, da critica, whatever) do que incorpora a real necessidade de ter um cozinheiro bom.

Se ele continuar demasiado focado na "venda", na "aparência", na "percepção" vai manter viva a paixão de milhares de Robyzetes durante mais algum tempo, mas não vai gerir bem o Porto.

Vai continuar a deixar cair treinadores, directores desportivos, a renovar, refundar, reorganizar. Não vai enfrentar a turba (seja de sócios, de comentadores) e mostrar que pode "executar mal" (como todos os presidentes), mas que a dado momento vai perceber que isto não vai lá com "vendas infinitas e sedução permanente"-

Hoje até era uma boa oportunidade para isso.

A escolha do Farioli parece ser uma linha de continuidade com o perfil Anselmi. Jogo de posse, jovens lobos ambiciosos, construção desde a defesa, ser protagonista.

Sendo mauzinho diria que está aí mais uma sobrevalorização de estilo: importante jogar bonito.

Sendo justo diria que ele tinha uma oportunidade para dizer que sempre quis um treinador que quer jogar duma determinada forma, que é esse o padrão que julga ser melhor para o futuro do Porto e que por isso resolveu ir por aqui ao contrário do que a maioria do portismo ou dos comentadores queriam (um tuga mais rato e experiente).

Neste momento, sendo eu um critico do estilo em que o AVB vai debitando palavras sobretudo em função do impacto imediato das mesmas no capitulo da sedução (nem neste FDS conseguiu desligar o modo sedutor mesmo num contexto que o desaconselharia vivamente), o que espero dele é ver mais execução (boa ou má) e menos venda.

Menos ações para a bancada/plateia (descidas ao balneário, exigências a treinadores, tudo para o Dragão às 2 da manhã, murros na mesa, vergonhas, Luchos para 4.º ou 5.º adjunto, Henrique e Tiago em vez de Andoni ou Jorge) e maior foco no que impedirá as Robyzetes de enviuvarem a médio prazo.

Execução. Por muito que ele seduza, prometa, cative vai levar sempre com resultados.
Agora tem 2 meses de relativa paz. Que aproveite para afinar prioridades.
Sem um GRs como o Onana… para criar um futebol de posse desde trás… concordo que isto é tudo marketing…

O Onana tem mau marketing, mas joga muito bem com os pés…

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
2,132
1,916
37
Eu rio-me com a cena das expectativas e consequentes crítica. Tenho a certeza que se o AVB dissesse “partimos atrás”, “vamos competir dentro das nossas possibilidades”, “vamos dar tempo ao Farioli para que ele possa implementar o seu modelo”, “estamos a redimensionar os objectivos”, os exactos mesmos que criticam o presidente estariam hoje a critical pelo preciso contrário.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,026
28,120
Conquistas
1
Eu rio-me com a cena das expectativas e consequentes crítica. Tenho a certeza que se o AVB dissesse “partimos atrás”, “vamos competir dentro das nossas possibilidades”, “vamos dar tempo ao Farioli para que ele possa implementar o seu modelo”, “estamos a redimensionar os objectivos”, os exactos mesmos que criticam o presidente estariam hoje a critical pelo preciso contrário.
O @DrGero fez uma análise de fundo… quanto à ilusão do AVB pelas suas escolhas.

Eu não acho o Vítor Bruno um mau treinador. Acho que ele sabia o que estava a fazer. Mas perdeu o grupo…

Anselmi, tinha boas ideias, mas pecou em torná-las vivas…

Acho que os timings de mudança foram bons… assim como o timing para a chegada de Farioli foi bom…

E ao contrário do que se diz, acho que as escolhas anteriores do Presidente foram racionais… mas correram mal e por isso mudou-se

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
40,860
68,982
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
acho que as escolhas anteriores do Presidente foram racionais
Discordo no caso de VB. O homem já estava queimado com o plantel desde o início. Era fácil de ver. Os jogadores precisavam de um corte radical com o passado Ceição naquela altura precisa.

Tinha sido alguém totalmente novo e desconhecido e não a continuidade de alguém que contribuiu para o vinho de tasca dos anos anteriores. Não houve um mudar de chip completo. Ainda por cima os jogadores sempre viram VB como um mero adjunto.

Última edição:
  • Like
Reações: Reacher

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,232
22,521
Discordo no caso de VB. O homem já estava queimado com o plantel desde o início. Era fácil de ver. Os jogadores precisavam de um corte radical com o passado Ceição naquela altura precisa.

Tinha sido alguém totalmente novo e desconhecido e não a continuidade de alguém que contribuiu para o vinho de tasca dos anos anteriores. Não houve ou mudar de chip completo. Ainda por cima os jogadores sempre viram VB como um mero adjunto.

Concordo. A escolha do VB foi um risco brutal num treinador que já partia de um lugar complicado junto do plantel pelo papel que desempenhava e a forma como era olhado pelos jogadores.
A forma como se deu a saída do SC e a entrada do VB e a forma como o plantel sentiu isso ainda minaram mais uma possível transição limpa (o caso do Chico vai complicar ainda mais)...
Era uma bomba relógio!.

• Love
Reações: Dexter2020

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
23,750
10,196
Conquistas
4
Grande Porto
  • Lucho González
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Quando o nosso maior mercado de compras foi de 67M,se gastar agora 70 é obra.....
As pessoas gostam muito de criticar, querem jogadores de qualidade e depois querem que o clube gaste 40M e traga craques!!!

• Like
Reações: Villas

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
40
51
Este forum fez um loop e voltou a 2012.

Qualquer critica que se faça. Com mais ou menos sentido e aparece a brigada dos bons costumes.
Fazia mais sentido em 2012.

Esperemos que desta vez corra de forma diferente e que o AVB tenha o maior sucesso, pois isso é o que todos desejam.

• Não gosto
Reações: TGarcia87

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
2,132
1,916
37
O @DrGero fez uma análise de fundo… quanto à ilusão do AVB pelas suas escolhas.

Eu não acho o Vítor Bruno um mau treinador. Acho que ele sabia o que estava a fazer. Mas perdeu o grupo…

Anselmi, tinha boas ideias, mas pecou em torná-las vivas…

Acho que os timings de mudança foram bons… assim como o timing para a chegada de Farioli foi bom…

E ao contrário do que se diz, acho que as escolhas anteriores do Presidente foram racionais… mas correram mal e por isso mudou-se
O VB não foi uma escolha. Foi uma solução criativa para quem não tinha meios para desenvolver plantel nem pagar adequadamente a um treinador.

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,513
4,686
40
Porto, Portugal
o Dr Gero analisou bem
O presidente tem esta tentaçao pelo novo andré, um gajo entusiasmante e promissor
Eu preferia um treinador experiente e com resultados, disciplinador e normal
Mas ja vi que isso é contranatura neste presidente, temos de lhe dar espaço para implementar as suas ideias

Hermetic

Bancada central
22 Maio 2011
1,691
334
40
Peso da Régua, 1984
O VB não foi uma escolha. Foi uma solução criativa para quem não tinha meios para desenvolver plantel nem pagar adequadamente a um treinador.
Por acaso acho que o VB foi a solução possível , mas nunca o devia ter sido, e não digo isto sabendo o que se passou.

Quando o presidente assume o NGC e fala em mudança de ciclo, essa mudança nunca pode passar por adjunto, porque isso não é mudança de ciclo