Eu seria absolutamente drástico na redução de clubes na primeira liga e se os grandes se juntassem nessa ideia, acho que ninguém os pararia.
Há que ter a noção que só meia dúzia de clubes em Portugal têm a capacidade de sustentabilidade própria pela base de adeptos, o resto têm que viver á custa de investimento e isso traz tanta porcaria junta.
Não é o cenário perfeito mas é o contexto único no mundo que temos em Portugal em que 90% dos adeptos são dos 3 grandes, ponto. Não se encontra isto em mais lado nenhum que eu saiba.
O problema não é a quantidade de jogos também, ainda para mais no tugão. Para mim era 10 equipas na primeira liga, 4 voltas, 36 jogos. O entusiasmado que era ter jogos altamente interessantes todos os fim de semana seria fantástico. Hoje em dia ficámos entusiasmado com um Guimarães x FC Porto e chamamos esse o jogo da semana, neste formato terias 2, 3 grandes jogos por fim de semana. Ter 4x Porto x Regime, 4x Porto x Sporting, 4x Porto x Braga. Eliminaria o Rio Ave x Casa Pia com os seus 600 adeptos no estádio descampado.
Quem diz este, diz a maior dos jogos sem interesse nenhum em termos comerciais e competitivos..
Estádios cheios, qualidade acima da média e então aí podia-se falar na centralização dos direitos televisivos. Sem falar da competitividade do campeonato português e das equipas tugas lá fora.
No entanto muita gente não está preparado para esta realidade e preferem continuar a sustentar clubes da terrinha que infelizmente não tem qualquer capacidade de crescimento.