Eu sei que deve ser difícil fugir do padrão que aqui vigora há anos, mas nem sempre que se lê um post que aparentemente cheira a critica a quem está no poder isso significa que se esteja a insinuar que o lider do clube é um individuo desonesto, ladrão e que desvia dinheiro.
É possível discordar de quem está no poder, critica-lo de forma mais ou menos feliz, mais ou menos sarcástica sem que esteja sempre presente uma nuvem sombria sobre a sua honestidade.
Dado o contexto, percebo que tenhas levado o post para esse tradicional feijão com arroz que costuma ser o prato do dia que aqui se consome há anos.
Se eu insinuava que o churrasco tinha sido pago pelas contas do clube ou da SAD, sob a forma de despesas de representação. Se havia alguma empresa que tinha intermediado os convites, quem fez o catering, quem faturou, quem pagou e se em dinheiro ou em cheque.
Não era nada disso. Zero.
A minha critica é à forma como PUBLICAMENTE se desanca na equipa de hóquei ao mesmo tempo que faz revelações totalmente descontextualizadas (para quê dizer que como prémio da conquista do ano passado levei-os à minha casa do Gerês? Soberba? Para dizer que é um patrão tão cool, fixe e moderno que não merecia isto?). Vamos ter um Bruno de Carvalho que sabe comer à mesa e apertar o nó da gravata a rasgar publicamente jogadores para adepto aplaudir?
Mais do que com o impacto para os adeptos do que diz ou manda dizer (as variadas descidas ao balneário durante o período de VB) é muitíssimo mais importante a mensagem que passa para quem ganha jogos. Se ganha ou perde balneários, se ganha ou perde admiração, se dá ou retira poder com o que diz ou manda dizer ao profissional mais importante do clube que é o treinador da equipa de futebol.
Hoje foi mais uma pérola quando diz que a perda de confiança entre jogadores e treinador esteve na base da saída de VB. NUNCA, mas NUNCA o poderia referir.
Principalmente depois do caso Pepê. Ele foi despedido do Chelsea porque Terrys, Drogbas e afins lhe fizeram a cama.
Com o que diz e manda dizer compra os lençois para os jogadores que o queiram fazer ao Anselmi. Se se fartarem, basta publicamente perderem a confiança e o seu chefe a quem devem respeito salta fora.
Quanto à alusão ao basquetebol:
"Estamos bem encaminhados na Taça da Liga e é possivel sonhar com o titulo, o que seria extraordinário para nós, depois de o FC Porto ter abandonado a modalidade e regressado como Dragon Force."
O Porto deixou a modalidade em 2012.
Em 2016 voltou a ser campeão depois desse período de abandono e regresso.
Até agora voltou a estar presente e a perder em mais 5 finais.
Qual é a correlação entre o abandono de 2012 e o extraordinário feito de "apesar disso" ganhar em 2025?
Zero, nenhuma.
Imaginem o Rui Borges a comemorar o extraordinário apuramento do Vitória para os oitavos de final da Conference League depois do Vitória ter sido despromovido à 2ª divisão..
Se dissesse "seria extraordinário voltar a ser campeão 9 anos depois" era uma coisa.
Puxou a fita tão atrás, tão inopinadamente atrás que foi uma forma de dar um remoquezinho a algo porventura criticavel nas decisões da anterior gestão.
É um sinalzinho do estilo nobre, educado, cortês, palavroso e tremendamente respeitador dum lado, para aquele puto malicioso e egocentrico que tudo o que conquista(rá) é apesar do que ocorreu antes (mesmo que neste caso o apesar seja despropositado) e tudo o que não conquistará é apesar do que ocorreu antes.
A mim o PdC nunca me pagou nada. Apenas me deu inimagináveis, inacreditáveis e inolvidáveis alegrias desportivas.
Não consigo traduzir em valor economico o que elas representam para mim. Posso apenas dizer-te que é grande.