André Villas-Boas - Presidente

guibucher

guibucher

Tribuna Presidencial
30 Setembro 2016
9,645
8,109
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Depois, é preciso desenhar o viuvismo que se vive no fórum, tal qual um movimento antropológico. E dissociar viúvas de imediatistas. Por um tempo acreditei que ambos os grupos possuíam algumas dificuldades intelectuais, com o raciocínio pouco apurado - e por favor, não entendam isto como um insulto, pois explicarei já a diferença. Hoje percebo que me enganei.

As viúvas sabemos todos quem são. Estas aves raras que criam falácias narrativas e dobram-se em contradições e hipocrisias apenas para criar as teorias que lhes convêm. Algumas já foram apontadas aqui. Sempre travestidas de "opinião", as vezes com insultos explícitos, outras tantas com insultos velados. Mas em todo caso, existe ali uma lógica, um raciocínio, a desinformação e a cantiga da "opinião". Todos, ou quase todos, sabemos qual o intuito, o objetivo por trás disto. Não é inteligente, mas é coordenado.

Existem subgrupos não excludentes: viúvas de pdc, viúvas de sc, viúvas de ambos... tem pra todo gosto.

Fico triste, mesmo de verdade, pelos imediatistas. Todos sabemos, por exemplo, que o @apocalypto e o @Gelsenkirchen não são viúvas. Mas caíram na cantiga destes. Todos somos movidos pela paixão, sim, mas reforço que temos que ter um bocado de racionalidade.

Colocar em causa o treinador que tem pouco menos que 20 dias de trabalho, ou afirmar categoricamente que o Presidente sequer termina o mandato pois será corrido do cargo é de uma falta de intelecto atroz. Caíram, pois, no discurso das viúvas - os likes destes nos referidos posts é sintomático.

O futebol não é o FM. O Porto não é o centro do universo - embora muitos de nós pensamos que sim. É a vida.

Este momento ruim me afeta? Muito! Eu sinto tanto quanto qualquer apaixonado pelo FCP esta sequência desastrosa de resultados.
O Presidente é passível de críticas? Perfeitamente, a insistência no VB que o diga.

Mas pelo amor da santa, sejamos minimamente inteligentes. A época de comer gelados com a testa durou uns dez, talvez quinze anos e acabou em 27 de abril de 2024. Vamos nos utilizar de argumentos, factos. Deixem pra lá as contradições, as frases feitas. E, principalmente, esqueçam as histerias viuvescas.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,205
35,009
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Sedento de teres razão. Até porque ninguém te garante que conseguias ir buscar alguém de jeito no último dia de mercado e que esse jogador ia ser decisivo ou sequer ajudar para a ida à Champions.

Os problemas são muito mais profundos do que um médio. Esse é só um deles. Se não houve condições para fazermos um negócio justo por alguém de qualidade, então fez-se muito bem em esperar pelo verão para atacar o mercado.

Se em julho não formos rápidos e certeiros na construção do plantel, dado que já respiramos melhor financeiramente e que a estrutura desportiva tem todo este tempo até lá para pensar e construir o plantel, então aí serei o primeiro a rasgar o AVB e companhia.
Pelo contrário.

Quem me dera quem em Maio esteja tudo aqui a malhar em mim.

E uma coisa te garanto se infelizmente se confirmar aquilo que se vê que é o caminho que a nossa época leva não me vais ver aqui com o avisei, ou eu tive razão ou o que seja.

Porque a mim o que me interessa é o Porto.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,205
35,009
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Depois, é preciso desenhar o viuvismo que se vive no fórum, tal qual um movimento antropológico. E dissociar viúvas de imediatistas. Por um tempo acreditei que ambos os grupos possuíam algumas dificuldades intelectuais, com o raciocínio pouco apurado - e por favor, não entendam isto como um insulto, pois explicarei já a diferença. Hoje percebo que me enganei.

As viúvas sabemos todos quem são. Estas aves raras que criam falácias narrativas e dobram-se em contradições e hipocrisias apenas para criar as teorias que lhes convêm. Algumas já foram apontadas aqui. Sempre travestidas de "opinião", as vezes com insultos explícitos, outras tantas com insultos velados. Mas em todo caso, existe ali uma lógica, um raciocínio, a desinformação e a cantiga da "opinião". Todos, ou quase todos, sabemos qual o intuito, o objetivo por trás disto. Não é inteligente, mas é coordenado.

Existem subgrupos não excludentes: viúvas de pdc, viúvas de sc, viúvas de ambos... tem pra todo gosto.

Fico triste, mesmo de verdade, pelos imediatistas. Todos sabemos, por exemplo, que o @apocalypto e o @Gelsenkirchen não são viúvas. Mas caíram na cantiga destes. Todos somos movidos pela paixão, sim, mas reforço que temos que ter um bocado de racionalidade.

Colocar em causa o treinador que tem pouco menos que 20 dias de trabalho, ou afirmar categoricamente que o Presidente sequer termina o mandato pois será corrido do cargo é de uma falta de intelecto atroz. Caíram, pois, no discurso das viúvas - os likes destes nos referidos posts é sintomático.

O futebol não é o FM. O Porto não é o centro do universo - embora muitos de nós pensamos que sim. É a vida.

Este momento ruim me afeta? Muito! Eu sinto tanto quanto qualquer apaixonado pelo FCP esta sequência desastrosa de resultados.
O Presidente é passível de críticas? Perfeitamente, a insistência no VB que o diga.

Mas pelo amor da santa, sejamos minimamente inteligentes. A época de comer gelados com a testa durou uns dez, talvez quinze anos e acabou em 27 de abril de 2024. Vamos nos utilizar de argumentos, factos. Deixem pra lá as contradições, as frases feitas. E, principalmente, esqueçam as histerias viuvescas.
Não sou imediatista nem caí em cantiga nenhuma.

A critica, e bastante forte que faço é o enfraquecimento brutal do plantel em Janeiro.

É a única coisa que critico.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,827
88,492
40

A critica, e bastante forte que faço é o enfraquecimento brutal do plantel em Janeiro.

Reforço.

E que isso pode colocar em causa a sua aposta no treinador.

E para esclarecer, eu não caio nem nunca caí em cantigas. Penso sempre pela minha cabeça e, normalmente, há sempre quem não goste. É normal.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,205
35,009
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Reforço.

Essa parte já não concordo contigo.

Porque se vê que o treinador foi escolha acertada.

O que vai criar é que os resultados não vão ser tão bons quanto podiam ser.

Agora com o treinador estou a 100% e será obviamente o nosso treinador na próxima época.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,827
88,492
40
Essa parte já não concordo contigo.

Porque se vê que o treinador foi escolha acertada.

O que vai criar é que os resultados não vão ser tão bons quanto podiam ser.

Agora com o treinador estou a 100% e será obviamente o nosso treinador na próxima época.
Em princípio, sim. Mas se tiveres uma hecatombe...

É o futebol.

31 Julho 2024
2,750
4,560
Reforço.

E para esclarecer, eu não caio nem nunca caí em cantigas. Penso sempre pela minha cabeça e, normalmente, há sempre quem não goste. É normal.
Os resultados podem nao aparecer varias vezes, ainda que se note a qualidade/ trabalho do treinador.

Por exemplo, com o VB nao se notava mecanismos, nem tanta organização como se nota com o Anselmi. Agora existe uma ideia, cada jogador tem um propósito.

Só que e preciso tempo e mais qualidade dos executantes.

O amorim ficou em quarto quando chegou em janeiro e no ano a seguir foi campeao.

Os resultados ate ao verao nao podem ditar tudo. E preciso ver o trabalho do treinador que vai muitas vezes alem disso.

Eclipsisboy

Martín Anselmi : COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙🤍
25 Maio 2014
30,014
44,972
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Reforço.

Se há pessoa que diz o que pensa é sem agendas és tu. És do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, apenas é so.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,601
75,559
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20

acrescenta aí o @Sonic @Lucho75 nos imediatistas.

se bem que o mika pode cair tanto nos imediatistas como nas viúvas de sc.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,601
75,559
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Reforço.

nós não podemos usar sempre isso de pensar pela própria cabeça como fuga e conforto. ah eu tenho esta opinião, se formos a ver ela não faz muito sentido e é precipitada... não interessa eu penso pela própria cabeça!

até porque geralmente tomar decisões apenas pela própria cabeça dá disparate porque no geral nós não somos suprassumos e temos que ter a humildade de o reconhecer.

ler pessoas que sabem mais do que nós, ter um ideal, estudar o fenómeno e depois sim formar uma opinião.

eu assumo que muitas vezes sou influenciado por gente que sabe dos assuntos melhor que eu. e daí formo a opinião.

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
9,187
11,498

Pois mas esse enfraquecimento era necessário.
Algum dia se rejeitava 50M pelo Galeno? 60M pelo Nico? Só um louco e nós já não somos geridos por gente que fazia das transferências E CITO "JOGADAS DE POKER".
O que aconteceu no mercado foi natural. Se podia ter havido mais um ou outro reforço, quiçá, mas a preço mega inflacionado e era preciso ter a certeza desenrolar que era reforço.

O Presidente AVB fez aquilo que qualquer presidente de um Clube falido teria feito. Relembro que nos saíram acima de um Luís Diaz.

Eu, na minha opinião, reforço:

- na temporada 25-26, podemos e DEVEMOS criticar, avaliar, etc...Neste momento, tudo o que for apontar do dedo é muito injusto.

• Like
Reações: arichard

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
18,098
24,747
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
acrescenta aí o @Sonic @Lucho75 nos imediatistas.

se bem que o mika pode cair tanto nos imediatistas como nas viúvas de sc.
Oh Amares,

Estares me a incluir nesse grupo de "imediatistas" é só desonesto da tua parte.

A única coisa que critiquei foi não se ter colmatado a saída do Nico.

E basta ires ao tópico do Anselmi que não vês lá um único comentário meu, seja contra ou favor pois não vou avaliar um treinador ao fim de 4 jogos e principalmente quando herdou um plantel com lacunas inaceitáveis para um clube como o FCP.
Mas isso já sabemos que é um problema que já vêm da antiga administração.

• Like
Reações: Edgar Siska

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,205
35,009
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Pois mas esse enfraquecimento era necessário.
Algum dia se rejeitava 50M pelo Galeno? 60M pelo Nico? Só um louco e nós já não somos geridos por gente que fazia das transferências E CITO "JOGADAS DE POKER".
O que aconteceu no mercado foi natural. Se podia ter havido mais um ou outro reforço, quiçá, mas a preço mega inflacionado e era preciso ter a certeza desenrolar que era reforço.

O Presidente AVB fez aquilo que qualquer presidente de um Clube falido teria feito. Relembro que nos saíram acima de um Luís Diaz.

Eu, na minha opinião, reforço:

- na temporada 25-26, podemos e DEVEMOS criticar, avaliar, etc...Neste momento, tudo o que for apontar do dedo é muito injusto.
As saídas eram inevitáveis e pelos valores que foram completamente irrecusaveis.

Vê lá que aquando das primeiras notícias eu até era dos que aqui dizia que por 50 milhões o Nico devia ser vendido.

Até aqui tudo certo.

O problema é depois.

Vendeste e bem, fizeste um volume brutal e depois não vem ninguém.

Imagina os calimeros a venderem o Hjulmand e o Trincao em Janeiro e a nao irem buscar ninguém...

A nossa situação financeira após a venda do Galeno estava perfeitamente estabilizada a venda do Nico foi um belo extra.

N

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
512
1,090
Porto
Entre títulos o dinheiro gerado, nos últimos 10 anos o Porto ganhou 3 campeonatos, o Sporting ganhou 2 e o Benfica 5.

Nos 10 anos anteriores o Porto ganhou 7, o Sporting não ganhou nenhum e o Benfica ganhou 3.

Passemos ao dinheiro que foi gerado. Nos últimos 10 anos o passivo do Porto passou de 233 milhões para 520 milhões.

Um aumento de 287 milhões. Que espetacular geração de dinheiro.

No mesmo período de tempo o passivo do Sporting aumentou 88 milhões (30% do aumento do passivo do Porto).

O passivo do Benfica aumentou 34 milhões (15% do aumento do passivo do Porto).

Não se gerava dinheiro. Perdia-se (e muito dinheiro). E vivia-se à custa dos dinheiros futuros.

Foi por isso que chegamos a 30/6/24 já se tivessem recebidos 3 dos 4 anos remanescentes dos dinheiros do contratos dos direitos televisivos e que se tenham comprometido receitas do clube por 25 anos.

Com fantástico negócio da Itaka. Em que a troco de 65 milhões de euros se abdicava, pelo acordo negociado por PC, para todo o sempre de 30% das receitas comerciais do clube.

À data em que foi negociado o EBITDA dos negócios cedidos era de 23 milhões de euros. 30% de 23 milhões dá 6.9 milhões.

Isto sem contar o que poderá vir de acréscimos de receitas e de eventuais negócios como naming.

25 anos a 6.9 milhões representam 172 milhões de euros de receitas que não entram no Porto. 2,5 vezes o valor que o Porto agora recebe.

Aqui chegados, estavamos com um passivo corrente de 300 milhões. Custos de 240 milhões. Receitas comerciais de 110 milhões, sendo que destas receitas 40 milhões (direitos de TV) já foram gastos em anos anteriores.

Perante o cenário dantesco deixado pela anterior administração só havia 3 hipóteses:

A) Incumprir com as ressponsabilidades assumidas. Esse era o caminho que estava a ser traçado pela anterior administração (dívidas que não se pagavam, cheques emitidos sem cobertura);
B) Vender o clube a terceiros;
C) Fazer o caminho das cabras. Reestruturar o passivo. Baixar custos do financiamento. Aumentar receitas e cortar custos. Num um processo que leva tempo;

Esta foi a opção de AVB. Que vai necessariamente no curto prazo a uma travessia do deserto. Mas não há volta a dar!

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
32,193
43,681
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Tenho a certeza de que AVB sabe que o plantel é fraco.
Certeza de que não queria vender o Nico no último dia sem ter uma boa alternativa.
Certeza de que já estará a ser trabalhada a próxima época com mais calma e que vai tentar dotar a equipa de qualidade.

O cenário atual é desolador em termos de resultados, obviamente! Mas quero acreditar que a próxima época será bem melhor.
Esta tinha tudo para correr mal, todos vimos os sinais mas ficamos toldados pelo paradigma de mudança.

Vários pontos:
- A anterior administração demorou a sair e a não deixou a nova entrar em funções a tempo de preparar com pés e cabeça a nova época.
- A saída do SC e entrada de VB… a novela que gerou
- Situação do Chico
- Reforços a entrar já com campeonato em andamento. Samu tinha uns 3/4 treinos antes de ir a Alvalade
- Falta de dinheiro
- Saída de líderes não colmatada
- Equipa demasiado jovem e sem experiência, liderada por um treinador inexperiente
- Divisão no clube

Tudo veio a descambar até dia de hoje e culminou num mercado de inverno onde saem dois titulares e não são substituídos à altura.

Entrou uma equipa técnica competente mas apanha o barco a meio da tempestade.
Agora é o “navegar à vista” e tentar tapar buracos e estabilizar a embarcação.

Acredito que a próxima época será melhor, preparada com tempo, com calma, com pre época já com esta equipa técnica e com jogadores de qualidade.

Esta a ser duro agora mas vai melhorar

guibucher

Tribuna Presidencial
30 Setembro 2016
9,645
8,109
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Esta da saída do Nico tem um quê de cantiga.

O plantel enfraqueceu? Sim, com certeza. Buscamos soluções para colmatar sua saída? Sim, e vimos nas notícias que sim.
Foi a isto que me referi com a frase "O futebol não é o FM. O Porto não é o centro do universo - embora muitos de nós pensamos que sim. É a vida".

Buscamos reposição, mas não podemos nunca entrar em loucuras. E, volto a repetir, tanto o futebol não é FM como o Porto não é o centro do universo.
O futebol não é FM porquê não por vender 110M em dois dias que tínhamos este dinheiro para reinvestir. Vimos no RC que ainda temos 100M de despesas correntes. Mais a mais, não recebemos ou embolsamos os 110M em sua totalidade.

E o Porto não é o centro do universo pois QUALQUER CLUBE DO MUNDO, QUALQUER PRESIDENTE, não venderá por preços aceitáveis no último dia do mercado, pois, veja só, não terá tempo de repor. Só se vende quando se batem cláusulas.

"A diretoria sabia do interesse no Nico e tinha que ter alternativas". E as tinha. Não se chegou a acordo por valores. Ponto final, parágrafo.

E nisto, concordo totalmente com o André, com o Zubi ou com quem quer que seja que tenha gerenciado os negócios: não podemos entrar em loucuras e dar 25M por Gustavos Sás, ou por promessas da Championship, ou por quem quer que seja.

Não é que eu não reconheça o talento que estes jogadores têm, porque vejam só, o talento está lá. Mas só talento não é certeza de sucesso e não podemos queimar notas ao desbarato. O Ivan Jaime que o diga, o que não falávamos aqui e o quanto não sonhamos e nos iludimos aquando da sua contratação. Parecia investimento certo e vimos como correu. Depois vêm os engenheiros de obra pronta dar bicadas.

O plantel está mais fraco? Concordo. A diretoria não fez nada para repor? Discordo fortemente.
Culpas neste capítulo? A delapidação do clube.

guibucher

Tribuna Presidencial
30 Setembro 2016
9,645
8,109
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Aliás, é bom que eu faça uma breve correção:

E o Porto não é o centro do universo pois QUALQUER CLUBE DO MUNDO, QUALQUER PRESIDENTE, não venderá por preços aceitáveis no último dia do mercado, pois, veja só, não terá tempo de repor. Só se vende quando se batem cláusulas.
Qualquer presidente em sã consciência*

Depois tens lá aqueles que vendem um Luis Diaz por valores risíveis.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,072
14,111
Em princípio, sim. Mas se tiveres uma hecatombe...

É o futebol.
Se tiveres uma hecatombe despachamos o selminho e vem outro.

E se o outro não se puder a pau e também não mostrar logo resultados que não se cuide que vai ver também para onde vai.

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
21,205
35,009
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Entre títulos o dinheiro gerado, nos últimos 10 anos o Porto ganhou 3 campeonatos, o Sporting ganhou 2 e o Benfica 5.

Nos 10 anos anteriores o Porto ganhou 7, o Sporting não ganhou nenhum e o Benfica ganhou 3.

Passemos ao dinheiro que foi gerado. Nos últimos 10 anos o passivo do Porto passou de 233 milhões para 520 milhões.

Um aumento de 287 milhões. Que espetacular geração de dinheiro.

No mesmo período de tempo o passivo do Sporting aumentou 88 milhões (30% do aumento do passivo do Porto).

O passivo do Benfica aumentou 34 milhões (15% do aumento do passivo do Porto).

Não se gerava dinheiro. Perdia-se (e muito dinheiro). E vivia-se à custa dos dinheiros futuros.

Foi por isso que chegamos a 30/6/24 já se tivessem recebidos 3 dos 4 anos remanescentes dos dinheiros do contratos dos direitos televisivos e que se tenham comprometido receitas do clube por 25 anos.

Com fantástico negócio da Itaka. Em que a troco de 65 milhões de euros se abdicava, pelo acordo negociado por PC, para todo o sempre de 30% das receitas comerciais do clube.

À data em que foi negociado o EBITDA dos negócios cedidos era de 23 milhões de euros. 30% de 23 milhões dá 6.9 milhões.

Isto sem contar o que poderá vir de acréscimos de receitas e de eventuais negócios como naming.

25 anos a 6.9 milhões representam 172 milhões de euros de receitas que não entram no Porto. 2,5 vezes o valor que o Porto agora recebe.

Aqui chegados, estavamos com um passivo corrente de 300 milhões. Custos de 240 milhões. Receitas comerciais de 110 milhões, sendo que destas receitas 40 milhões (direitos de TV) já foram gastos em anos anteriores.

Perante o cenário dantesco deixado pela anterior administração só havia 3 hipóteses:

A) Incumprir com as ressponsabilidades assumidas. Esse era o caminho que estava a ser traçado pela anterior administração (dívidas que não se pagavam, cheques emitidos sem cobertura);
B) Vender o clube a terceiros;
C) Fazer o caminho das cabras. Reestruturar o passivo. Baixar custos do financiamento. Aumentar receitas e cortar custos. Num um processo que leva tempo;

Esta foi a opção de AVB. Que vai necessariamente no curto prazo a uma travessia do deserto. Mas não há volta a dar!
No verão contratamos um central por 17 milhões, um ponta de lança por 15 milhões ( 50% do passe), o Moura por 5 milhões, empréstimo do Fábio e Djaló ( não são propriamente empréstimos gratuitos), e quase 5 milhões no Gul que é aposta de futuro mas está para lá de verde.

Como se vê pelo mercado de verão e numa altura em que a situação financeira era muito pior , foi possível ir ao mercado e até investir forte.

Isto porque o André sabia que o caminho é difícil e tem de ser feito mas não pode ser feito sem o mínimo de sucesso desportivo.

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
512
1,090
Porto
No verão contratamos um central por 17 milhões, um ponta de lança por 15 milhões ( 50% do passe), o Moura por 5 milhões, empréstimo do Fábio e Djaló ( não são propriamente empréstimos gratuitos), e quase 5 milhões no Gul que é aposta de futuro mas está para lá de verde.

Como se vê pelo mercado de verão e numa altura em que a situação financeira era muito pior , foi possível ir ao mercado e até investir forte.

Isto porque o André sabia que o caminho é difícil e tem de ser feito mas não pode ser feito sem o mínimo de sucesso desportivo.
Foi isso concluíste do "estado de arte" da SAD do FC Porto?