André Villas-Boas - Presidente

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,425
3,428
Acabei de ler comparações SC vs Jesualdo e fico parvo.
Estamos a falar do Jesualdo enfrentar um Benfica fraco e em ressurgimento e só no seu último ano apareceu um Benfica verdadeiramente forte com Jesus...e perdeu...justamente e sem argumentos.
E enfrentou, ou melhor, não enfrentou o Sporting, que não existia.

Já o SC, enfrentou um Benfica duplamente forte, em jogadores e no que todos sabemos. Enfrentou o melhor Sporting das últimas largas décadas, com Jesus e depois Amorim. E enfrentou as arbitragens mais anti-Porto do período PdC.
E tinha um Porto em declínio directivo e em fair-play financeiro.

Haja vergonha para estas comparações. O SC está no top 5 dos melhores treinadores do Fcp e sobretudo, mais importantes treinadores do Porto. Não é uma questão só de títulos, pois o Pedroto, por ex, não teve muitos títulos, mas se calhar foi o mais importante de todos.

Claro, cometeu erros, muitos, sobretudo a intransigência na saída de jogadores, como Herrera ou Marega, que seriam facilmente substituídos e para melhor. E o seu feitio, que com os anos se tornou cada vez mais insuportável. Tivesse tido um PdC de outros tempos e teria saído em acordo recíproco no final do 5⁰ ano, com 3 ligas, pois estava esgotado nessa altura. Ainda assim, nos 2 últimos anos, deu mais 4 títulos. Não convém esquecer.

Agora comparar com o Jesualdo, é uma falta de noção. Lá está, é o reescrever da história que tanto se lê por aqui e que teve os seus pontos altos quando li (não sonhei):
- a melhor década de sempre do Porto foi adjectivada como "razoável". Escrito com todas as letras pelo Prof Walsh. Com título europeu, mundial, 2 ligas europas e 7 ligas em 10. Razoável.
- o LFV devia ter lições de vigarice com o PdC. Sim, também com todas as letras. O homem que montou o maior esquema de corrupção desportiva e não só e que deu um calote de centenas de milhões à banca, a ter lições do Pintinho. No fundo, retira-se daqui que tudo o que ganhámos foi comprado. Sim senhor.
Por falar em arbitragens, ia jurar que foi o Mestre Pedroto a imortalizar a frase "Roubo de Igreja" e tinha sido o Mourinho a dizer que "Em condições normais íamos ser campeões e em condições anormais também íamos ser campeões".

Pelos vistos foi o Conceição visto ter sido o único a ter as arbitragens contra.

• Like
Reações: pavlovdoorman

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,456
2,817
Vila Nova de Gaia, 1981
O engraçado é que o VB é acusado de ser cagao mas o incrível que o problema está mais na exposição desmedida dos laterais pedida claro pelo VB O problema do VB é que pensa em atacar com muitas unidades e depois não sabem defender em transição defensiva.
Esse problema nao é so do VB. Já vem dos anos anteriores. Os nossos laterais sempre á frente da linha da bola.Os 2(DOIS)!!!! Nao há compensaçao que valha.Nem com 3 trincos. É dos livros e nao me fodam com a nouvelle vague do futebol. Nunca na vida os 2 laterais podem estar subidos na mesma linha ao mesmo tempo.A nao ser que jogues com 3 centrais ou com um Polvo na frente da defesa e mesmo assim é dificil... Mas como nao jogamos....

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,405
126,718
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ja sei como podemos resolver o vosso problema

VB passa a Presidente e AVB passa a treinador!!!
Depois passavamos a jogar bem...mas fechavamos portas em 8 meses .

Porto ganha tudo e fecha.
Presidente disse "aportar" numa reunião com bancos de investimento e os representantes adormeceram durante a reunião.

Última edição:

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,323
5,369
Esse problema nao é so do VB. Já vem dos anos anteriores. Os nossos laterais sempre á frente da linha da bola.Os 2(DOIS)!!!! Nao há compensaçao que valha.Nem com 3 trincos. É dos livros e nao me fodam com a nouvelle vague do futebol. Nunca na vida os 2 laterais podem estar subidos na mesma linha ao mesmo tempo.A nao ser que jogues com 3 centrais ou com um Polvo e mesmo assim é dificil... Mas como nao jogamos....
Sim. já disse que é um erro tremendo. Agora não sei se com o VB é feito só por convicção ou por não ter bons extremos. Se for a 2º hipotese ainda compreendo mas se calhar devia jogar com 3 centrais já que não existem bons extremos. se for por convicção é um erro tremendo.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,456
2,817
Vila Nova de Gaia, 1981
Sim. já disse que é um erro tremendo. Agora não sei se com o VB é feito só por convicção ou por não ter bons extremos. Se for a 2º hipotese ainda compreendo mas se calhar devia jogar com 3 centrais já que não existem bons extremos. se for por convicção é um erro tremendo.
É convicçao e por nao ter extremos de desiquilibrio 1para1 e de largura. Conceiçao era igual. Os extremos vinham para dentro para fixar os centrais. Nao precisamos dos 3 centrais. Na minha opniao precisamos de inverter o triangulo do meio. Dinamica nos 8´s. Jesualdo era um mestre nisso como os desiquilibrios eram feitos por Lucho, Raul Meireles etc. Mas ai tambem tinha Quaresma que obrigava a maior atençao. E tinha o grande senhor á frente da defesa.
Nós nao temos . Varela nao é nem Eustaquio , o que obriga a ter lá 2 a fazer 1 mas depois perdes noutros sitios.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,707
193,847
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Esse problema nao é so do VB. Já vem dos anos anteriores. Os nossos laterais sempre á frente da linha da bola.Os 2(DOIS)!!!! Nao há compensaçao que valha.Nem com 3 trincos. É dos livros e nao me fodam com a nouvelle vague do futebol. Nunca na vida os 2 laterais podem estar subidos na mesma linha ao mesmo tempo.A nao ser que jogues com 3 centrais ou com um Polvo na frente da defesa e mesmo assim é dificil... Mas como nao jogamos....
E abre os laterais à frente da bola, metendo na construção de jogo malta que falha passes de 5 metros, deixando a bola em adversário enquadrados de frente para a nossa baliza

Depois o Moura não acompanha o Di Maria
Só se fosse o Super Homem

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,456
2,817
Vila Nova de Gaia, 1981
E abre os laterais à frente da bola, metendo na construção de jogo malta que falha passes de 5 metros, deixando a bola em adversário enquadrados de frente para a nossa baliza

Depois o Moura não acompanha o Di Maria
Só se fosse o Super Homem
Sim disse isso num outro post atras. Sempre muito subidos acima da linha da bola os 2 laterais.

• Like
Reações: Ruben1893

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,176
10,341
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
É uma idiotice pegada, não tem lógica nenhuma e sem dúvida que ajuda a explicar a facilidade das equipas em criar perigo contra nós. Basta uma perda de bola em fase de construção e temos duas avenidas abertas nas alas.

Como bem lembras, isto já vem do tempo do SC o que leva a concluir que o VB, por alguma razão bizarra, acha que faz sentido jogar assim.

Eu percebi a ideia do AVB em escolher o VB, sobretudo em face de todas as limitações existentes, mas sinceramente acho que se vai revelar uma escolha falhada. É preciso cortar definitivamente com o passado e esta ideia de jogo completamente rocambolesca.

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,323
5,369
É convicçao e por nao ter extremos de desiquilibrio 1para1 e de largura. Conceiçao era igual. Os extremos vinham para dentro para fixar os centrais. Nao precisamos dos 3 centrais. Na minha opniao precisamos de inverter o triangulo do meio. Dinamica nos 8´s. Jesualdo era um mestre nisso como os desiquilibrios eram feitos por Lucho, Raul Meireles etc. Mas ai tambem tinha Quaresma que obrigava a maior atençao. E tinha o grande senhor á frente da defesa.
Nós nao temos . Varela nao é nem Eustaquio , o que obriga a ter lá 2 a fazer 1 mas depois perdes noutros sitios.
Está interessante o debate porque isto é falar de futebol mas tenho de sair. Mas deixo aqui mais um dado, se calhar falta-nos um grande médio e isso também condiciona.

• Like
Reações: LuisFreitas
Vieira_Amares

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,955
72,068
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Faz hoje 1 ano do dia mais importante da história moderna do nosso clube.

Parabéns a todos os Heróis que participaram na assembleia, aguentando num túnel 2 horas ao frio a uma segunda-feira não arredando pé, andando de maço para cabaço no estádio e ainda mais importante não tendo medo da macacada que por lá andava. E só quem lá esteve percebe bem o terror que foram aquelas horas no pavilhão, todos nós olhando uns para os outros desconfiados.

A primeira revolução em Portugal feita pela plebe, sem intervenção de militares ou polícias.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,563
18,949
Vila Nova de Gaia, 1975
O SC corresponde ao pior que o clube teve, completamente desgovernado!

Fazia o que queria, e até o ex Presidente veio já confessar essa m3rda....

Como treinador sempre foi um verdadeiro 0 à esquerda!

E o discípulo que o fodeu, é da mesma escola, com a diferença de que não bate no peito, nem põe a malta a comer a relva, a única qualidade do PSB....

Isto demonstra que o PdC estava mesmo completamente arrumado!!
Nem 8, nem 80...

Ruben1893

24 Julho 2019
83,707
193,847
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
É uma idiotice pegada, não tem lógica nenhuma e sem dúvida que ajuda a explicar a facilidade das equipas em criar perigo contra nós. Basta uma perda de bola em fase de construção e temos duas avenidas abertas nas alas.

Como bem lembras, isto já vem do tempo do SC o que leva a concluir que o VB, por alguma razão bizarra, acha que faz sentido jogar assim.

Eu percebi a ideia do AVB em escolher o VB, sobretudo em face de todas as limitações existentes, mas sinceramente acho que se vai revelar uma escolha falhada. É preciso cortar definitivamente com o passado e esta ideia de jogo completamente rocambolesca.
Eu lógica consigo ver
Consegues meter muitos jogadores na frente, ocupando os 3 corredores com muita gente

Agora, é preciso ver se há jogadores para isto
Especialmente no meio campo; é que não podem perder uma bola, não podem falhar um passe, quando pressionados tem que ser tudo de primeira ou conseguir saltar a pressão com uma finta

E todos vemos isto
E perante isto, acho que todos vemos que esta brincadeira de andar a mexer na posição do Nico(único médio do clube que salta uma linha de pressão com bola no pé) para o meter enfiado dentro do bloco do adversário é inqualificável

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,456
2,817
Vila Nova de Gaia, 1981

Se nao tou em erro e assim de cabeça, basta ir ao historico das equipas campeas para ver que os que mais sucesso tiveram, tinham por base 1 triangulo defensivo ( centrais/trinco) . Mesmo com Herrera, Sergio Oliveira, Danilo estavamos sempre mais perto do 4-1-3-2, porque o segundo do meio campo era mais um pendulo do que um compensador. Mas depois lá está, tudo depende das instruçoes que cada um tem porque bem vistas as coisas ,em Portugal, as equipas mais pequenas nao jogam de maneira muito diferente umas das outras. E indo mais para tras entao é mais evidente

• Like
Reações: DeZ

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,176
10,341
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Eu lógica consigo ver
Consegues meter muitos jogadores na frente, ocupando os 3 corredores com muita gente

Agora, é preciso ver se há jogadores para isto
Especialmente no meio campo; é que não podem perder uma bola, não podem falhar um passe, quando pressionados tem que ser tudo de primeira ou conseguir saltar a pressão com uma finta

E todos vemos isto
E perante isto, acho que todos vemos que esta brincadeira de andar a mexer na posição do Nico(único médio do clube que salta uma linha de pressão com bola no pé) para o meter enfiado dentro do bloco do adversário é inqualificável
É um risco absurdo que não compensa, sobretudo contra adversários fortes.

A mim custa-me ver aquele duplo pivot que só atrapalha quando podíamos e devíamos ter um triângulo invertido com Varela a 6 e Nico + 1 a interiores. Mais adaptado às características dos jogadores e aí sim permitia ter os laterais subidos ao mesmo tempo porque se podia fazer linha de três com Nehuen, Varela e Djaló no início de construção, com o Nico ou o outro médio a baixar para pegar na bola quando fosse necessário.

Ruben1893

24 Julho 2019
83,707
193,847
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
É um risco absurdo que não compensa, sobretudo contra adversários fortes.

A mim custa-me ver aquele duplo pivot que só atrapalha quando podíamos e devíamos ter um triângulo invertido com Varela a 6 e Nico + 1 a interiores. Mais adaptado às características dos jogadores e aí sim permitia ter os laterais subidos ao mesmo tempo porque se podia fazer linha de três com Nehuen, Varela e Djaló no início de construção, com o Nico ou o outro médio a baixar para pegar na bola quando fosse necessário.
Também jogava assim
Mas não sei quem pode ser o parceiro do Nico a "interior"

Eu como sou tolinho, vejo o Namaso como o novo Joelinton do Dragão e era ele a jogar
Mas o rapaz tem haters chatos 🤣

• Like
Reações: Gatão1983

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,821
10,078
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
A liga era muito melhor à época.

Não existe sequer comparação.
Sem dúvida, a milhas.
Nota-se a olho nu.

Já vou à bola há muitos anos e confesso que nunca tive tanto a sensaçao de que as equipas que nos defrontam sao constantemente fracas e até inaptas. O Estoril entao foi horrível, parecia uma equipa amadora a defender.
Dantes nao só havia mais qualidade individual, mas também (e sobretudo) colectiva.

É um bocado triste assistir a esta decadencia, confesso. O nosso campeonato tem sido constantemente o 5°/6° melhor da Europa (ou do Mundo), e neste momento parece a 4a divisao da Malásia em determinadas alturas.

• Like
Reações: Dias_21 e jcmp17