André Villas-Boas - Presidente

Tiago Silva

Bancada central
26 Maio 2014
1,869
6,181
E não é só isso : como sabes se percebe ou não de futebol?

Quem é que diria que Pinto da Costa, antes de ser presidente, percebia de futebol? Só alguém muito próximo é que podia saber disso e a verdade é que foi, muitos anos, um dos maiores sábios do mundo do futebol.
O futebol de hoje em dia não é o futebol dos anos 80 e 90. Evoluiu muito como tudo na vida.
Mas a v/posição, mesmo não sendo a minha, é legítima, sendo que até há exemplos de grandes clubes que têm como Presidentes alguém que nunca deu sequer um chuto numa bola ou entrou num balneário, sendo igualmente correcto que conhecer o meio não é sinónimo de que estaremos perante alguém que será, necessariamente, um bom Presidente.
Eu duvido é que alguém que não conheça o meio saiba sequer o alcance das funções de um Luis Campos (referido aqui por um user), que tenha uma visão abrangente de um projecto desportivo ou que possa discorrer sobre um plano, por exemplo, para a formação.
Há diversos modelos de gestão de clubes, sendo que aquela com que mais me identifico, desde há muito, é a que assenta no modelo do Bayern.
Não porque este ganhe mais do que os outros no país mas porque me parece o mais adequado.
Mas esta é apenas a minha opinião.
Que se apresentem todos com os seus projectos e cá estaremos para decidir a seu tempo.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,740
11,181
Esmoriz
Percebes mais do que a maioria, e dizes que se levanta do chão em três anos um clube :

- Com um passivo gigantesco e sem crédito;

- um clube com cash flow negativo e que precisa de receitas extraordinárias para pagar custos correntes

- um clube que antecipou direitos televisivos por mais de cinco anos

- um clube que assume publicamente manobras contabilísticas pouco éticas para maquilhar as contas (trocas de jogadores)

- um clube que não paga atempadamente aos fornecedores

- um clube que vai alienando o estádio para viabilizar a SAD

- um clube que tem uma prospecção e formação deficiente

- Um clube que não tem academia e já foi ultrapassado por potências como o Braga

- Um clube que não tem futebol feminino

- Um clube fechado sobre si próprio, onde a inovação não tem lugar.

- Um clube que deixou de ter voz na Liga e , principalmente,na FPF

- Um clube que trabalha com poucos empresários, e a maioria deles, com uma carteira de jogadores quase inexistente.

Etc,etc,etc
o diagnóstico está feito. houve ali uma altura por volta de 2010 em que o negócio mudou e ficamos parados algures no início do século.

não serei tão crítico por razões desportivas. Apesar de tudo temos sido competitivos em todas as modalidades.

não espero um candidato de rotura com um presidente que apesar de tudo, é um dos mais titulados da história e cujo trabalho permitiu chegarmos ao nível dos melhores do mundo. A questão é se o sucessor vai fazer mais do mesmo, provavelmente em muito pior, ou se vai assumir diferenças (uma visão moderna do clube) na continuidade (mística única). Vejo o AVB neste último grupo.

• Like
Reações: b10nic

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,891
4,413
Duas perguntas sobre esta putativa candidatura:
1. o AH deverá aparecer na lista?
2. deveremos colocar cláusula de rescisão na presidência?

• Haha
Reações: zapan

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
39,313
58,018
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Hoje é. Daqui a dois anos não sei e repara que começa a carreira pós jogador como se diretor desportivo.
Ele próprio já disse que esse tempo como DD serviu para ele perceber que o lugar dele não é no gabinete mas sim no relvado

• Like
Reações: Rhaegar

malmeida

Tribuna
2 Dezembro 2021
4,703
4,811
Hoje é. Daqui a dois anos não sei e repara que começa a carreira pós jogador como se diretor desportivo.
Tu sabes que isso do SC ser presidente do FCP é um meme, certo?

O próprio diz que nem quer saber de contratos.

Um dia dizes que o macaco vai ser presidente do FCP, no dia a seguir dizes que queres o SC como presidente.

Essas tretas que escreves é gozar com quem aqui anda, como é que ninguém com responsabilidades neste forum topa isso?

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,891
4,413
Todos os relevantes tomam esse rumo.

Absolutamente ninguém ganharia contra PdC nas últimas eleições.

Aqui como na política e noutras áreas, tem de se esperar pelo momento certo sob pena de se morrer à nascença.

E contra alguém como PdC não vai ser nada fácil. Eu tenho muitas dúvidas que alguém consiga derrota-lo em vida...
Esta visão é de um cinismo à prova de bala…
Eu sou demasiado ingénuo e ainda vejo um clube como uma associação desportiva … a verdade é que estás disputas eleitorais têm décadas e, tantas vezes, acabaram em tribunal (…no FCP…)! Certamente, sou eu que estou errado!
Em todo o caso, um crítico à gestão actual, no mínimo, devia manter um afastamento higiénico!

E, para memória futura, se um dia futuro, a visão maniqueísta deste espaço sobre o actual presidente prevalecer, espero bem que não tentem justificar homenagens póstumas em mudanças de ciclo, de percurso, de carácter ou de filosofia, e que sejam coerentes, homenageando aquele que reconheço como o único crítico (público) de sempre da actual gestão desportiva: o padrinho do filho! E sempre com grande prejuízo pessoal…

• Like
Reações: JoseDragao

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Sim. É muito inteligente, tem presença e estatuto, percebe muito de futebol e do seu mundo, é rigoroso e sabe rodear-se das pessoas certas. E sempre esteve aqui a defender o nosso clube.
Isso é tudo verdade mas nao o vejo mesmo como Presidente.

So se fosse daqui a MUITO tempo...

Ele ainda tem muitos anos de treinador pela frente. No Porto acredito que a estadia va acabar em breve, para gaudio de muitos. E até para felicidade muita gente la dentro, cheira-me.

• Like

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,702
193,862
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Ele ainda tem muitos anos de treinador pela frente. No Porto acredito que a estadia va acabar em breve, para gaudio de muitos. E até para felicidade muita gente la dentro, cheira-me
Vamos passar a ganhar a champions todos os anos ao menos

Alguns aqui diziam que não éramos melhores por causa do treinador

• Like
Reações: portu e Mehdi

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Eu sou demasiado ingénuo e ainda vejo um clube como uma associação desportiva … a verdade é que estás disputas eleitorais têm décadas e, tantas vezes, acabaram em tribunal (…no FCP…)! Certamente, sou eu que estou errado!
Em todo o caso, um crítico à gestão actual, no mínimo, devia manter um afastamento higiénico!

E, para memória futura, se um dia futuro, a visão maniqueísta deste espaço sobre o actual presidente prevalecer, espero bem que não tentem justificar homenagens póstumas em mudanças de ciclo, de percurso, de carácter ou de filosofia, e que sejam coerentes, homenageando aquele que reconheço como o único crítico (público) de sempre da actual gestão desportiva: o padrinho do filho! E sempre com grande prejuízo pessoal…
Quem é esse padrinho, publico critico?

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Vamos passar a ganhar a champions todos os anos ao menos

Alguns aqui diziam que não éramos melhores por causa do treinador
Pois.. sendo que a nova "conquista de Champions" vai passar a ser o simples facto de la podermos entrar.

Com o que devemos e ja antevendo queixas futuras por faltas de pagamento, mais dia menos dia vamos ser excluidos das competiçoes europeias.

Este ano/época ja tivemos um cheirinho, com o clube com a faca na garganta a ser forçado a vender o seu melhor jogador em janeiro e ainda a ter de contar com a bondade do Liverpool para enviar dinheiro em cima do joelho e por antecipaçao sem sequer ter feito os exames médicos ao Luis...

Olhando para o ultimo RC da para perceber que o FCP tem dividas de curto prazo muito elevadas. Veremos se novo EO e a venda dos putos vai chegar.

• Like
Reações: jcmp17

moutinho

Bancada lateral
28 Junho 2019
603
768
Vejo muitas críticas e questões ao AVB que nem fazem sentido ser colocadas agora.

Dizem que não apresenta projeto nenhum. Que sentido faz estar a apresentar agora o projeto quando ainda falta muito tempo para as eleições? Apresentava agora e perdia todo o impacto. Por não ter apresentado ainda nenhum projeto não quer dizer que não o tenha,ou que não o esteja a preparar, simplesmente não é o momento para isso. E já me contaram que sim, está a preparar uma candidatura para 2024

Quanto à carreira dele como treinador, não entendo qual a relevância, mas ao contrário do que querem fazer parecer, ele não teve sucesso só no Porto, teve no Marselha, Zenit e no 1o ano no Tottenham também. Mas o que interessa é que ele é uma pessoa que conhece o mundo do futebol e sabe como as coisas funcionam.

E quanto a não ter conhecimentos financeiros de gestão, isso é o mais importante num presidente? Não tem o Porto diretores financeiros responsáveis por essa parte? Claro que é bom um presidente ter esses conhecimentos, mas isso não é o mais importante. O que importa verdadeiramente, é que tenha visão, seja ambicioso, saiba liderar, saiba criar condiçõs para todas as equipas funcionarem corretamente, que saiba comunicar, que seja carismático e consiga unir os adeptos.

Não é o AVB alguém verdadeiramente carismático e com reconhecida capacidade de liderança e com uma excelente capacidade de comunicção? Já não se lembram das conferências de imprensa dele, e de como os jogadores comiam relva com ele? É do Porto, conhece a nossa realidade e o nosso ADN como todos nós. Não é um candidato que cumpre todos os requisitos?

A única coisa que joga contra ele, é que vai trazer de volta o Antero, que mesmo tendo muita competência significa que os desvios de dinheiro provavelmente vão continuar

• Like
Reações: hawkeyes

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,511
9,957
Tu sabes que isso do SC ser presidente do FCP é um meme, certo?

O próprio diz que nem quer saber de contratos.

Um dia dizes que o macaco vai ser presidente do FCP, no dia a seguir dizes que queres o SC como presidente.

Essas tretas que escreves é gozar com quem aqui anda, como é que ninguém com responsabilidades neste forum topa isso?
Nas qual é a diferença entre AVB poder ser candidato e SC poder ser candidato. Ambos são treinadores sem provas como dirigente, mas acho que o SC já fez muito mais pelo Porto que AVB.
Obviamente não acredito que SC alguma vez seja candidato, mas entre AVB e SC sei bem em quem votaria.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,671
19,074
Vila Nova de Gaia, 1975

Infelizmente é a realidade.

Não há como fugir à mesma.

PS. Quem é o padrinho do filho?

• Like