Andoni Zubizarreta - Diretor Desportivo

Pilão

Lugar Anual
28 Agosto 2024
494
1,462
Mas é aí o papel do Zubi. Antecipar o que possa acontecer e saber o que fazer. Bem sei que não temos muito dinheiro, mas também sei que há menos de um mês podíamos estar em primeiro e agora estamos a lutar pelo terceiro lugar com risco de perder a vaga na champions. Temos de ter uma passagem digna no Mundial.

Atenção: quando soube que era para vir o Handel também achei que para isso mais valia não vir ninguém. Do nosso campeonato só o Sá é que era um bom investimento a médio prazo.
A participaçã no mundial de clubes vai ser feita com o plantel do próximo ano.

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,017
5,403
Há uma parte de facto surpreendente. É que realmente era um critério enorme e jogadores de nomeada. Mas só não accionam o panic button com o tal Tomás Handel vindo do carrossel do catálogo do Mendes porque o treinador não quer.

Esse limite entre o bom critério e a falta de ideias é um bocadinho difuso neste caso.
O Nico era o nosso melhor médio a uma distância grande dos demais. É difícil explicar que saia por 60M (não todos para o clube, é certo) e que não se mostre a capacidade de o substituir. Após as negas (alguns jogadores eram interessantes), o Handel era aquela aposta que podia correr bem, mas na teoria não acho que faça diferença.

Agora quanto a factos, estes são os nossos médios para o mundial e o resto das competições curso: Varela, Eustáquio, Grujic (ainda cá está?), Franco, Vasco Sousa e Mora. Já vejo futebol desde os anos 80. Deve ser o pior lote de médios que já tivemos (já nem preciso de dizer nada quanto ao lote de centrais).

C

Crystal Blue Persuasion

Guest
Mas para isso não sondas ninguém. Quanto à situação financeira caótica não vai ficar melhor sem champions.
Por que é que não se pode sondar? O FC Porto tinha uma lista bem definida de potenciais alvos, falou com os clubes para perceber se existiria a possibilidade de abrir uma negociação, levou negas e a vida segue.

Isso de não ficar melhor sem champions não é de todo verdade. Basta que o clube não viva acima das suas possibilidades e consiga fazer receitas extraordinárias com a venda de jogadores para estabilizar a sua situação. O FC Porto vendeu o Evanilson, o Galeno, o Nico, vai encaixar uma boa quantia também com o Francisco Conceição, reduziu os custos com o plantel e vai encaixar pelo menos 20M€ com a participação no Mundial de clubes.

Naturalmente que conseguir participar na Liga dos Campeões ajudaria bastante, mas o FC Porto nem nenhum clube pode estar dependente da receita proveniente de participações na Liga dos Campeões, isso é um sinal claro de má gestão.

Mesmo que não participe na Liga dos Campeões na próxima época, o FC Porto estará numa situação financeira melhor do que a que se encontrava.

O que não pode fazer é começar a gastar à toa para atingir objetivos desportivos, isso é uma das razões que levou ao descalabro financeiro.

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,017
5,403
Por que é que não se pode sondar? O FC Porto tinha uma lista bem definida de potenciais alvos, falou com os clubes para perceber se existiria a possibilidade de abrir uma negociação, levou negas e a vida segue.

Isso de não ficar melhor sem champions não é de todo verdade. Basta que o clube não viva acima das suas possibilidades e consiga fazer receitas extraordinárias com a venda de jogadores para estabilizar a sua situação. O FC Porto vendeu o Evanilson, o Galeno, o Nico, vai encaixar uma boa quantia também com o Francisco Conceição, reduziu os custos com o plantel e vai encaixar pelo menos 20M€ com a participação no Mundial de clubes.

Naturalmente que conseguir participar na Liga dos Campeões ajudaria bastante, mas o FC Porto nem nenhum clube pode estar dependente da receita proveniente de participações na Liga dos Campeões, isso é um sinal claro de má gestão.

Mesmo que não participe na Liga dos Campeões na próxima época, o FC Porto estará numa situação financeira melhor do que a que se encontrava.

O que não pode fazer é começar a gastar à toa para atingir objetivos desportivos, isso é uma das razões que levou ao descalabro financeiro.
Ninguém falou de gastar à toa. É preciso investir no plantel para alcançar objetivos desportivos. Se não formos à champions não vamos poder manter os poucos jogadores de qualidade que temos. É um ciclo vicioso e não temos perdões de dívida como os lagartos. Jogar na liga europa não atrai jogadores de melhor qualidade na Europa. Repara, nem o facto de jogarmos o mundial motivou alguém a vir.

Eu defendo a não contratação do Handel, mas o excesso de sondagens que se conta mostraram desespero ou então demasiada transparência dos nossos processos negociais.

C

Crystal Blue Persuasion

Guest
Ninguém falou de gastar à toa. É preciso investir no plantel para alcançar objetivos desportivos. Se não formos à champions não vamos poder manter os poucos jogadores de qualidade que temos. É um ciclo vicioso e não temos perdões de dívida como os lagartos. Jogar na liga europa não atrai jogadores de melhor qualidade na Europa. Repara, nem o facto de jogarmos o mundial motivou alguém a vir.

Eu defendo a não contratação do Handel, mas o excesso de sondagens que se conta mostraram desespero ou então demasiada transparência dos nossos processos negociais.
O FC Porto com estas vendas ganha já um balão de oxigénio para a próxima temporada, com ou sem champions. Terá todas as condições de preparar a temporada com muito maior tranquilidade, algo que nunca teve esta época. Mesmo na Liga Europa, o FC Porto vai continuar a ser um clube atrativo, especialmente para bons jogadores de campeonatos sul-americanos, por exemplo.

Se o FC Porto estivesse desesperado teria contratado alguém ontem, como o FC Porto do passado fez tantas vezes. O FC Porto perdeu o Nico, tentou negociar jogadores que agradavam, não conseguiu, siga.

• Like
Reações: netkill

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,017
5,403
O FC Porto com estas vendas ganha já um balão de oxigénio para a próxima temporada, com ou sem champions. Terá todas as condições de preparar a temporada com muito maior tranquilidade, algo que nunca teve esta época. Mesmo na Liga Europa, o FC Porto vai continuar a ser um clube atrativo, especialmente para bons jogadores de campeonatos sul-americanos, por exemplo.

Se o FC Porto estivesse desesperado teria contratado alguém ontem, como o FC Porto do passado fez tantas vezes. O FC Porto perdeu o Nico, tentou negociar jogadores que agradavam, não conseguiu, siga.
Mas acho que essa decisão foi do treinador. Não da direção desportiva. Senão nem sequer tentavas o Handel. Não foi o Martín que disse: "quero o médio do Vitória". Provavelmente foi ele que disse: "não quero o médio do Vitória".

C

Crystal Blue Persuasion

Guest
Mas acho que essa decisão foi do treinador. Não da direção desportiva. Senão nem sequer tentavas o Handel. Não foi o Martín que disse: "quero o médio do Vitória". Provavelmente foi ele que disse: "não quero o médio do Vitória".
Mas isso só demonstra que as pessoas dentro do clube estão em contacto permanente e a tomar decisões em conjunto. É um bom sinal.

• Like
Reações: Neurojazz

Meu Grande Amor FCP

Bancada lateral
8 Julho 2024
551
707
Isto é entrar 60M da Ithaka, 150 da banca, 25 do OE, 37 do Evanílsom, 7 do Chico, 110 do Galeno e Nico e continuamos a ter 8000 euros. Deve ser um bug no sistema. Ou andam a acender cigarrilhas com o kumbu.
Daqui a uns anos continuaremos a ter 8000 aérios, enquanto fizer jeito para desculpa.
Sim, claro
Não tivéssemos sido roubados a má fila com um buraco de mais 500 milhões
Juízo

• Like
Reações: pipOx

Penta

Bancada central
10 Setembro 2006
1,069
609
Conquistas
4
36
Varsóvia/Covilhã
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Deco
  • Bobby Robson
Que tipo de trabalho ele tem feito? É esquisito que nunca houve uma referência pública do Presidente a enaltecer algo que ele tenha feito em prol de um negócio qualquer. Dá a sensação que é só mais um para assinar um papel como vogal numa reunião de condomínio.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,024
46,974
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Em relação ao Handel concordo.
Não só não era uma opção prioritária do Anselmi como nem sequer é o mesmo tipo de médio que é o Nico.
Seria comprar só para dizer que se tinha trazido alguém.
Do mercado nacional não vejo para além do Gustavo Sá, sinceramente...
A grande questão é, o Anselmi precisa/quer um médio do mesmo tipo do Nico?

Pilão

Lugar Anual
28 Agosto 2024
494
1,462
Quando é que termina a temporada? A questão é se vamos ao Mundial depois ou antes das férias. Ainda não percebi essa parte.
Estavamos a falar do plantel que vai ao mundial. Eu disse que vai com o plantel do próximo ano, ou pelo menos, boa parte dele, porque o mundial começa a 15 ou 20 e podes inscrever jogadores desde o dia 1.
Há jogadores que estão a ser tratados desde já para virem nessa altura.
Se o plantel vai de férias antes ou depois é outra conversa que para o que estamos a discutir não interessa para nada

• Like
Reações: dragao98

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,017
5,403
Estavamos a falar do plantel que vai ao mundial. Eu disse que vai com o plantel do próximo ano, ou pelo menos, boa parte dele, porque o mundial começa a 15 ou 20 e podes inscrever jogadores desde o dia 1.
Há jogadores que estão a ser tratados desde já para virem nessa altura.
Se o plantel vai de férias antes ou depois é outra conversa que para o que estamos a discutir não interessa para nada
Claro que interessa! Ou estás com o plantel atual e fazes um acerto pontual naquela janela e depois vão todos de férias (após mundial); ou vão todos de férias e é o novo plantel para 2025/2026 que vai ao Mundial depois de uma pré temporada à pressa. No cenário um, ainda que vás buscar alguém, dificilmente vai fazer a diferença porque vai entrar numa rotina diferente. No cenário dois, estamos num torneio de pré-temporada para o novo plantel. Desconfio que vamos ter o cenário um porque o empréstimo do Vieira foi já a pensar nessa extensão da época.