Vou tentar escrever algo sobre o nosso CAMPEÃO.
Isto desde segunda-feira não está fácil, parece que estamos perante um autêntico pesadelo e só consigo estar a pensar nisto. Enquanto escrevo, a emoção é muita e vem ao meu pensamento tudo o que o nosso Alfredo Quintana representava para o FC Porto e para todos nós!
Falando em termos desportivos, Alfredo Quintana chegou ao clube em 2011, estreou-se num jogo no Pavilhão de Resende diante do Sporting da Horta com a camisola 31, sendo que ainda deu um ar da sua graça nessa temporada 2010/2011, terminando com o FC Porto campeão - inesquecível aquela exibição no Pavilhão Flávio Sá Leite.
Desde então foi-se fixando cada vez mais na baliza do FC Porto e desde 2011/2012 passou a ter na camisola o número 1. Um número que a partir de hoje será imortalizado como de ALFREDO QUINTANA, mais ninguém passará a utilizar este número, uma homenagem justa e um reconhecimento de um atleta extraordinário, um dos maiores GR de sempre que passou por Portugal, senão mesmo o melhor!
O crescimento deste GR ao longo das épocas foi notável. Fisicamente sempre foi muito forte, mas tecnicamente tinha as suas lacunas - fruto de também não ter tido grande formação andebolística - contudo, a sua inteligência, forma de como se posicionava e verificava as movimentações contrárias por parte do adversário, claramente veio compensar essa vertente técnica, chegando a um momento, onde claramente já era um dos melhores GR do mundo nesta enorme modalidade!!!
E este CAMPEÃO, era NOSSO!!! Tínhamos nas nossas fileiras, um dos melhores GR de andebol, era nosso e em condições normais iria terminar a sua carreira por aqui. Ao longo dos anos, teve sempre muitas propostas para sair (mesmo a nível nacional, o Sporting bem tentou a sua contratação), mas a sua paixão pelo FC Porto e pela cidade falou sempre mais alto, acabando por permanecer ano após ano.
Além de ter tido um ENORME percurso ao serviço do FC Porto, nos últimos anos passou a ser igualmente peça chave na seleção nacional. Este grande crescimento da seleção também se deveu e de que maneira ao seu rendimento.
Alfredo Quintana foi um verdadeiro campeão. Foram quase 500 jogos pelo FC Porto, nestas temporadas todas há exibições mesmo MEMORÁVEIS, impossível ficar no esquecimento.
Exibições essas, que se juntam títulos, muitos títulos que alcançou pelo nosso grande clube, um clube que não era o dele, mas rapidamente passou a ser!
No passado domingo, a nossa equipa obteve mais uma vitória para o campeonato, desta feita no reduto do Águas Santas e o nosso Alfredo Quintana protagoniza uma grande exibição. Aliás, até considero que foi uma das grandes exibições que protagonizou esta época e não é que o destino quis, que ele apontasse o último golo da partida e o jogo terminar com a imagem dele em grande plano na TV.
Quem diria, que seria a última imagem que íamos ter do nosso campeão. Foi a despedida e não sabíamos...
Este mundo consegue ser cruel! Como referi no início deste desabafo, isto desde segunda-feira está a ser um pesadelo e está a custar-me imenso estar a lidar com isto. Ainda ontem estive a ver o Madeira SAD-Águas Santas e a aflição apoderou-se de mim, nem quero imaginar quando for para assistir aos jogos do nosso clube.
Custa bastante, ainda por cima, ter sucedido a um atleta como o Alfredo Quintana deixa-me totalmente de rastos e sem chão...
E depois pensarmos, que falamos de alguém tão novo, com uma filha por criar, é algo que parte ainda mais o coração. Ele não merecia isto!!! Não, não, não!!!!!!
Os meus pensamentos vão para toda a sua família, colegas, amigos e todos que sofrem por esta perda. Não há palavras que possam minimizar a dor que sentem.
No que aos colegas diz respeito, eu sei que não será fácil a retoma, mas também não duvido, que farão de tudo para preservar a memória do Alfredo e desportivamente falando, vão fazer de tudo para dedicar o máximo de títulos possíveis a ele.
Mais do que nunca, peço a todos vós, mesmo aqueles que não ligam muito ao andebol, que dêem o maior calor humano possível aos nossos guerreiros e toda a estrutura do FC Porto. Os tempos não serão fáceis, mas TODOS JUNTOS vamos tentar seguir em frente, mas SEMPRE com o Alfredo Quintana no pensamento!
MUITA FORÇA A TODOS!!!
ALFREDO QUINTANA ETERNAMENTE #1
p.s - Deixo uma garantia a todos vós. Neste espaço, o Alfredo Quintana JAMAIS será esquecido!!! Jamais mesmo e nos próximos tempos faremos aqui alterações no fórum de forma a homenagear eternamente este grande campeão.
São gestos simples, mas ficarão marcados para todo o sempre.