Actualidade Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
O chega foi buscar votos ao PS, ao PCP(estes sobretudo no alentejo).

Essas pessoas quando eram do PS e do PCP não eram fascistas, inuteis, arrogantes e xenófobos, e agora que votam no chega já são isso tudo? Não são as mesmas pessoas?

Vocês continuam sem perceber minimamente o que se passou no domingo. Em vez disso, preferem insultar quem votou no chega.
De onde veio a ideia de que o racismo e a xenofobia são exclusivos dos eleitores do CH? Não disse isso.

Quem nunca teve um tio que vota no PS a insultar os pretos num jantar de Natal que atire a primeira pedra.

A diferença é que com o CH esse discurso deixou de ser sussurrado num jantar para meia dúzia de pessoas para passar a ser gritado num palanque.

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
311
611

Essas pessoas quando eram do PS e do PCP não eram fascistas, inuteis, arrogantes e xenófobos, e agora que votam no chega já são isso tudo? Não são as mesmas pessoas?

Vocês continuam sem perceber minimamente o que se passou no domingo. Em vez disso, preferem insultar quem votou no chega.
Sem dúvida. A narrativa dos que continuam com a cabeça na areia tem sido insultar e tratar quem votou no Chega como burros, ignorantes, etc...que continuem assim é da próxima vai aos 30%, isto claro se a AD não pegar na questão da imigração de forma significativa e com isso esvaziar um pouco o Chega, muitos dos votantes foram de tema único (imigração)...

• Like
Reações: jamesrodriguez2011

Cheue

12 Maio 2016
26,244
41,325
Conquistas
7
109

o que é que se passou?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
Sem dúvida. A narrativa dos que continuam com a cabeça na areia tem sido insultar e tratar quem votou no Chega como burros, ignorantes, etc...que continuem assim é da próxima vai aos 30%, isto claro se a AD não pegar na questão da imigração de forma significativa e com isso esvaziar um pouco o Chega, muitos dos votantes foram de tema único (imigração)...
Se eu te tratar por "amor" nas próximas eleições prometes que votas no Livre?

Cheue

12 Maio 2016
26,244
41,325
Conquistas
7
109
hoje na TV o CGP deu o exemplo da Suiça que é um país onde se ganha(muito) bem, seguro, desenvolvido, etc etc e a extrema direita ganhou à mesma...

o que dá que pensar né...

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
Mas estão irritados com o quê? Bebés chorões.. frustrados é isto
Opá. há mil razões para votar no CH. Já disse uma delas, sentirem-se abandonados pelo sistema político.

Certamente haverá mais, os seguidores do Numeiro, a malta que vota pela primeira vez e acha rebelde ser de extrema-direita para chatear os velhotes, o pessoal que depois do divórcio passou a odiar mulheres, a malta que não curte monhés e acha que já são 30% da população nacional, os retornados com saudades do sabor da piça do salazar, os oportunistas que nunca foram nada na vida e agora redescobriram a sua vocação política etc etc.

Acredito que os primeiros que citei serão a maioria.

Última edição:

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,919
9,454
hoje na TV o CGP deu o exemplo da Suiça que é um país onde se ganha(muito) bem, seguro, desenvolvido, etc etc e a extrema direita ganhou à mesma...

É moda. Ou melhor tendência. Mas aí os Bangladesh somos nós que ganhamos subsídios... Etc e tal e esses da comunidade votam chega . Para tirar os de fora daqui. Quando eles são os de fora de lá... 😆😆😆😆 Não dá

• Like
Reações: Vlk

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
311
611

Não tenho conhecimento. Que políticas de extrema direita é que aplicaram ? Hoje em dia chamam extrema direita a tudo...

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,919
9,454
Opá. há mil razões para votar no CH. Já disse uma delas, sentirem-me abandonados pelo sistema político.

Certamente haverá mais, os seguidores do Numeiro, a malta que vota pela primeira vez e acha rebelde ser de extrema-direita para chatear os velhotes, o pessoal que depois do divórcio passou a odiar mulheres, a malta que não curte monhés e acha que já são 30% da população nacional, os retornados com saudades do sabor da piça do salazar, os oportunistas que nunca foram nada na vida e agora redescobriram a sua vocação política etc etc.

Acredito que os primeiros que citei serão a maioria.
É turba eles nem sabem o que é rebeldia

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,919
9,454
Não tenho conhecimento. Que políticas de extrema direita é que aplicaram ? Hoje em dia chamam extrema direita a tudo...
Talvez dizer que pessoas são ratos...
Invisuais deficientes...
Ou que no SNS não podem entrar cidadoes portugueses de diferentes grupos étnicos...
Mas tens razão os verdadeiros fascistas não diriam isto. Pelo menos da linha da integralidade lusitana do professor .

• Haha
Reações: Alex.88

Cheue

12 Maio 2016
26,244
41,325
Conquistas
7
109
chamam extrema direita à extrema direita.
o CGP é da IL btw.

conservadores, usam o nacionalismo e patriotismo como grift, muito anti-imigração, eurocépticos, etc...

esses partidos são todos iguais, tudo cópias dos republicanos alucinados dos usa.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
chamam extrema direita à extrema direita.
o CGP é da IL btw.

conservadores, usam o nacionalismo e patriotismo como grift, muito anti-imigração, eurocépticos, etc...

esses partidos são todos iguais, tudo cópias dos republicanos alucinados dos usa.
Tem choro sobre atletas trans a ganhar competições femininas de salto à vara, essa grande injustiça dos tempos modernos?

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
311
611
Talvez dizer que pessoas são ratos...
Invisuais defientes...
Ou que no SNS não podem entrar cidadoes portugueses de diferentes grupos étnicos...
Não leves a mal, mas isso não são políticas nem nada de concreto, se não deres exemplos concretos fica difícil perceber. O que escreves parece mais aquilo que temos muito hoje em dia que são cortes de 4 segundos de frases de um minuto que são usadas para retratar tudo o que for fora do establishment como nazis, racistas, etc

Cheue

12 Maio 2016
26,244
41,325
Conquistas
7
109
Tem choro sobre atletas trans a ganhar competições femininas de salto à vara, essa grande injustiça dos tempos modernos?
todos iguais, uns mais sonsos que outros, mas o ódio é o mesmo.

"o Partido Popular Suíço (SVP/UDC) tem expressado posições críticas em relação a questões relacionadas com pessoas transgénero e políticas de identidade de género.

Por exemplo, Yves Nidegger, membro do SVP, argumentou que propostas legislativas para proteger a identidade de género poderiam penalizar os próprios grupos que pretendem proteger, citando preocupações sobre a interpretação de conceitos como identidade de género e as implicações para a liberdade de expressão.

Além disso, David Trachsel, líder da ala jovem do SVP, criticou a utilização de linguagem inclusiva por instituições como o banco UBS, acusando-as de apoiar a "ideologia transsexual" e apelando ao boicote da instituição."

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,919
9,454
Não leves a mal, mas isso não são políticas nem nada de concreto, se não deres exemplos concretos fica difícil perceber. O que escreves parece mais aquilo que temos muito hoje em dia que são cortes de 4 segundos de frases de um minuto que são usadas para retratar tudo o que for fora do establishment como nazis, racistas, etc
São intenções políticas.
Mas já agora não li mas imagino como será o programa político do chega talvez 99,9 do eleitorado não leu.
Mas podes nos esclarecer?
Do meu partido sei . Do chega é tipo sentinela?
Só oiço migrantes migrantes cruzes cruzes cruzes romanis romanis explica me? Tira me da ignorância para não ser preconceituoso

• Like
Reações: Vlk

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,828
14,461
Esmoriz
todos iguais, uns mais sonsos que outros, mas o ódio é o mesmo.

"o Partido Popular Suíço (SVP/UDC) tem expressado posições críticas em relação a questões relacionadas com pessoas transgénero e políticas de identidade de género.

Por exemplo, Yves Nidegger, membro do SVP, argumentou que propostas legislativas para proteger a identidade de género poderiam penalizar os próprios grupos que pretendem proteger, citando preocupações sobre a interpretação de conceitos como identidade de género e as implicações para a liberdade de expressão.

Além disso, David Trachsel, líder da ala jovem do SVP, criticou a utilização de linguagem inclusiva por instituições como o banco UBS, acusando-as de apoiar a "ideologia transsexual" e apelando ao boicote da instituição."
Esse assunto deve vir no manual do utilizador quando compram o franchising.

• Like
Reações: Vlk e Cheue

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,368
5,489
Eu tento - e falho, admito - não usar os termos "racista" ou "xenófobo" de forma leviana. Aliás, até devia passar a usar o termo "preconceituoso", porque muitas vezes é disso que se trata. Toda a gente é preconceituosa, a questão é como reagimos perante os nossos próprios enviesamentos.

É evidente que nem todos os votantes do CH são racistas ou xenófobos. Mas há muita gente de direita que grosso modo até partilha algumas ideias do Chega, nomeadamente sobre imigração, e que até poderia votar neles, mas que consegue perceber o subtexto perigoso e, a partir de certo ponto, recusa-se a atravessar essa linha. Muitas vezes são os críticos mais ferozes do próprio CH (estou-me a lembrar do Francisco Mendes da Silva, por exemplo)

Dou um exemplo mt simples e mt pessoal: na altura da covid fiquei bastante irritado com as restrições impostas pelo Estado ao direito de sair de casa. Ainda por cima vivo no concelho de Ovar, onde as medidas foram especialmente severas, nem sequer podia ir correr ou fazer surf, porque tinha o guarda Bonifácio à minha espera no areal, pronto a avisar-me que não podia estar na água. Na altura ainda tinha redes sociais e como era muito vocal na página do presidente da câmara acabei por ser convidado para um grupo em que várias pessoas desabafam sobre esse autoritarismo. Acabei por me afastar quando comecei a reparar que para além do covid, o pessoal começava a partilhar teorias do Soros, da nova ordem mundial, chemtrails, uma cena qualquer do oitavo não sei quê e outras merdas semelhantes (na altura nem se falava de vacinas). Claro que agora todos eles votam no ADN.

O potencial eleitor de direita que até votaria no CH mas acaba por não votar, tem um pensamento semelhante. Pensa pela própria cabeça, tem desconfiança do sistema, está irritado com o caralho do mundo, mas também tem limites. E o discurso oficial do Chega é, no mínimo, dúbio e frequentemente roça o racismo e a xenofobia, de forma pouco subtil.
E depois há outro fenómeno curioso: se eu fizer uma lista das 10 piores pessoas que conheço — piores no sentido de serem inúteis, arrogantes, profundamente incompetentes e oportunistas — todos eles andam agora com o seu cropzinho a apoiar o Chega. São os mesmos que já foram "Je Suis Charlie", depois tiveram a bandeira da Ucrânia no perfil, e agora são enormes patriotas. Um exemplo é o Senhor Edmundo do restaurante O Tomate, em Espinho, que participou no Pesadelo na Cozinha e agora, lá está ele, com o Chegazinho no coração.
Em relação ao Chega, eu sempre tive muito claro que nunca votaria num partido que tem como líder um comentador de futebol (e ainda por cima um comentador que odeia o meu clube). Portanto, ainda antes de o Ventura ter aberto a boca, eu já o tinha excluído por uma questão de princípio. E quando abriu a boca e se pôs querer passar a ideia de que o maior problema do país são os ciganos e quem recebe o RSI, ainda mais excluído ficou, porque se há coisa que não suporto é demagogia barata.
No fundo o Chega é um partido que vive de explorar o descontentamento e o ressentimento da população. Fazendo pura manipulação emocional.
Mas isso não significa que esse descontentamento e ressentimento não sejam mreais e não tenham razão de ser. E o grande problema dos partidos de esquerda foi que não souberam ler o país e escutar as preocupações dos eleitores. Estas eleições deviam ter sido um abre-olhos para a esquerda, mas desconfio que não.
Mas as pessoas não votam no Chega por serem racistas e xenófobas e ter aparecido um partido que lhes permite manifestar ambas as coisas. Votaram naquilo por estarem phodidas com o sistema e por acreditarem, ingenuamente, nas soluções mágicas do demagogo Ventura. Ou seja, é um voto de protesto. Mas estou convncido de se o próximo governo responder alguma maneira às preocupações dos eleitores, acaba por esvaziar o Chega. Se não fizer isso e governar apenas em função dos interesses das big corporations e outras organizações transnacionais, aí as ideias nacionalistas podem tornar-se cada vez mais populares, e daqui a três ou quatro anos corremos o risco de ter um governo de gangsters e rufias.