Já que tens esse défice vou ser compreensivo.Tens de me dar um desconto, tenho graves limitações cognitivas. Para além disso, sou autista.
É que li isto e pensei que era este o teu ponto.
"E era fundamental que houvesse um disciplina que podia ser a de "Cidadania" que incluísse estas temáticas.
Mas não. O importante é explicar a uma turma de 30 alunos que há ume menine em cada 100 mil que não sabe onde mijar.
Numa coisa tens razão, não deves perder mais tempo comigo".

Obviamente que fui absurdo na comparação mas tinha um propósito que era enfatizar as prioridades de partidos como o BE e que o PS muitas vezes foi a reboque.
Exemplo:
https://poligrafo.sapo.pt/fact-chec...de-literacia-financeira-no-curriculo-escolar/
A disciplina de Cidadania, vendo pelo que os meus filhos me mostram, é o equivalente a religião moral do meu tempo. Uma disciplina que pouco ou nada acrescentou ao meu intelecto. Criada mais para ocupar os buracos nos horários escolares do que transmitir algum conhecimento.
O que eu proponho no meu comentário era a integração de uma disciplina, que podia se chamar Cidadania ou Bacalhau à Zé do Pipo (é irrelevante), que fosse leccionada no Ensino Secundário e que se focasse essencialmente em temas como Política e Finanças e outros assuntos essenciais para a vida adulta de forma a preparar os jovens para as responsabilidades que lhe vão ser confiadas a partir dos 18 anos.