Actualidade Nacional

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
16,774
26,367
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Em 2005, o PSD, que vinha do poder, teve pouco mais do que o PS ontem. E agora está no poder outra vez. São ciclos.
Não são situações semelhantes, porque agora tens o monstro do Chega na mesma sala.
Em 2005 o PSD esvaziou e o PS encheu, atualmente tens dois partidos a aproveitar a debandada de eleitores do PS.
Atenção que não estou a dizer que daqui a 4 ou 5 anos seja impossível o PS estar no poder, pode bem estar, mas é mais difícil recuperares eleitorado de dois partidos do que de apenas um, pelo menos na minha opinião claro e posso estar errado.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
287
591
Em Cidadania, os domínios abordados são:
Direitos humanos
Igualdade de género
Interculturalidade
Desenvolvimento sustentável
Educação Ambiental
Saúde
Sexualidade
Média
Instituições e participação democrática
Literacia financeira e educação para o consumo
Segurança
Risco
Bem-estar animal
Empreendedorismo
Mundo do trabalho
Segurança, defesa e paz
Voluntariado
Sendo que, em cada ano de escolaridade, os professores podem escolher dentro destes temas aqueles que vão leccionar.
Sendo que não é preciso conhecer muito do universo dos professores para perceber que senhoras de 50 e de 60 anos (a esmagadora maioria da classe docente hoje em dia) irão fugir como o diabo da cruz de qualquer tema que tenha a ver com sexo. Como é que uma pessoa dessa idade poderia ter à vontade para abordar esses temas com adolescentes?
99% dos professores de Cidadania nem tocam nesses temas.
Mas pronto, a Direita diz que a Cidadania resume-se a ensinar que as raparigas mijam de pé ou lá como é que disseste. Portanto, deve ser verdade.
Não percebeste o meu ponto.
Até te explicava mas para quem perdeu tanto tempo a escrever em vez de entender receio que seja tempo perdido de minha parte.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,497
8,006
Não percebeste o meu ponto.
Até te explicava mas para quem perdeu tanto tempo a escrever em vez de entender receio que seja tempo perdido de minha parte.
Tens de me dar um desconto, tenho graves limitações cognitivas. Para além disso, sou autista.
É que li isto e pensei que era este o teu ponto.
"E era fundamental que houvesse um disciplina que podia ser a de "Cidadania" que incluísse estas temáticas.
Mas não. O importante é explicar a uma turma de 30 alunos que há ume menine em cada 100 mil que não sabe onde mijar.
Numa coisa tens razão, não deves perder mais tempo comigo".

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,002
4,070
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Permitam-me ser advogado do Diabo, e da mesma forma que se nomeia de burros e analfabetos 1/4 dos portugueses,eu também quero dizer alto e bom som que quem não concorda com isto é alheado da realidade e completamente estúpido:

Regulamentar a imigração de forma que se permita apenas a entrada em Portugal de quem tenha condições para o fazer, respeite a nossa cultura e cujas funções/ profissões sejam úteis ao Estado português.
Assegurar que a atribuição de nacionalidade é regrada, que não é banalizada e apenas seja atribuída a quem tenha uma relação efetiva com o Estado português, fale a língua, conheça a história e abrace a cultura.
Assegurar que os imigrantes que tenham entrado no país de forma ilegal sejam reconduzidos ao país de origem, assim como aqueles que embora estando em situação legal, tenham cometido crimes.

A AD pode governar em paz, agradar à maioria dos "burros e analfabetos", e ao mesmo tempo diminuir o bicho papão Chega. Basta admitir que é este o ponto da discórdia e agir em conformidade.
Acima de tudo é preciso que os partidos entendam que as pessoas que votam no Chega são pessoas que estão descontentes com o que os outros estão a dizer. Chamar fascistas e ignorar não vai fazer nada para eliminar este partido populista e aldrabão.

Há que ouvir o que as pessoas estão a dizer com o voto e arrepiar caminho.

normal_person

Tribuna
27 Julho 2017
4,926
6,421
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Domingos
  • Deco
o Chega é um partido muito mais extremista, logo aí...o PS até pode ter o líder mais à esquerda da ala mais à esquerda e continuará a ter um programa bem mais moderado que o chega.

eu votava no Tino para primeiro ministro antes de votar no Ventura, sem qualquer tipo de ironia.
Repara como mesmo chegados a este ponto, muitos dos que votam chega nem sequer assumem. Falam por meia palavras. Metade dos que votam chega não é por imigração. é porque querem ver o mundo a arder. Equiparam comportamentos e frases dos outros partidos com o chega, como se a gravidade fosse sequer parecida. Agora o PS é extremista! Quando se diz coisas destas, já não vale a pena. Já só dá vontade de desejar que o chega chegue ao poder de alguma maneira para esvaziar esta fama de anti-sistema.

Dragão_1977

Arquibancada
27 Maio 2024
350
623
O povo é ignorante em sua grande medida. E por culpa dos partidos do arco do poder.

Repara, quantos de nós é que chegamos à idade adulta a saber como se preenche um cheque? Ou como se contrai um empréstimo? A saber preencher uma declaração de rendimentos?

E a nível político? Quem é que aos 18 anos sabe o que é o espectro político e quem representa o quê? Quais as ideias defendidas pela esquerda e pela direita? Onde se localizam e defendem os partidos mais extremistas como o Chega ou o PCP?

A verdade é que a maior parte não sabe. Foi aprendendo com o tempo. Ou pela necessidade ou por interesse pessoal.
E era fundamental que houvesse um disciplina que podia ser a de "Cidadania" que incluísse estas temáticas.

Mas não. O importante é explicar a uma turma de 30 alunos que há ume menine em cada 100 mil que não sabe onde mijar.
Isso é que faz o país mais desenvolvido, mais capaz de tomar decisões.

O Chega como toda a extrema direita cresce porque os partidos moderados foram tomados por gente fraca, mais preocupados em manter o status quo do que melhorá-lo.
Agora pronto. É isto!
Mais importante do que o que se ensina nas escolas é aquilo que todos os dias temos como exemplo nas nossas casas, aí sim começa a verdadeira educação para a cidadania, e que depois se vai refletir em tudo o resto, a política é um bom exemplo

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,696
8,447
Isso não sei mas se deixares o teu caixote do lixo com a tampa para cima levas uma castanhada de 150 paus.
Já eu paguei 90€ este mês porque estacionei o carro 11 cm fora das linhas.
(Tinha o raio de uma bicicleta atravessada atrás do carro da frente).
Paraísos liberais, dizem eles...

Ainda me lembro da rambóia que foi em Portugal quando os supermercados pararam de dar sacos de plástico.

• Like
Reações: Hendrix

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,312
9,827
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Vamos fingir que o ventura é "só" mentiroso e não era o cartilheiro do corrupto do vieira que insultava semanalmente o FC Porto e os Portistas na CMTV, defendia com unhas e dentes o CORRUPTO do seu chefe, utilizava a sua influência para meter uma cunha a favor do marco pina...

É ridículo haver "portistas" a votar nesta merda, é anedótico.
Votaste no PS do Costa ? Lembras o que o governo dele andou a fazer quando saíram os emails dos cornudos?

• Like
Reações: Portoallez2

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
7,375
4,132
Mais importante do que o que se ensina nas escolas é aquilo que todos os dias temos como exemplo nas nossas casas, aí sim começa a verdadeira educação para a cidadania, e que depois se vai refletir em tudo o resto, a política é um bom exemplo
Sim mas repara o Chega existe há 6 anos, foram os pais que educaram os filhos que agora têm 30 anos a votar num partido que não existia à data? O chega é um sintoma, não a causa.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,002
4,070
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson
Um dos grandes problemas deste resultado, é que, o PSD não precisa do Chega para ganhar à esquerda o que quer dizer que o merdas do Ventura vai continuar a debitar porcaria daquela boca imunda sem ter de ser chamado a decidir nada.

avr1922

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2017
7,375
4,132
Um dos grandes problemas deste resultado, é que, o PSD não precisa do Chega para ganhar à esquerda o que quer dizer que o merdas do Ventura vai continuar a debitar porcaria daquela boca imunda sem ter de ser chamado a decidir nada.
Problema para a esquerda... nesse caso.

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
283
574
Acho certa piada que, não apenas por aqui, e principalmente após o surgimento das organizações de extrema direita, se coloquem no mesmo saco partidos que têm o humanismo como uma das bandeiras e essas tais organizações, que defendem o ostracismo, em que só se vê ódio e sede de violência. Se todos são extremistas, uns sê-lo-ão do Bem - quiçá, utopicamente - e outros do Mal. Não misturemos as coisas.
Sim, sempre que tiveram no poder por esse mundo fora espalharam humanismo á conta de milhões de mortos ou sociedades a viver na miséria. O gajo do Livre e as manas Mortágua se um dia tivessem poder iam ser uns autênticos ditadores (os tiques já estão todos lá), um fala á padre as outras como cães raivosos de inveja, lá no fundo só querem impor e taxar tudo e todos de acordo com a cartilha de humanismo de que gostam, conversa de gente que nunca trabalhou nem quer trabalhar e que por isso não tem nada a perder. Qualquer ideia que sai daquelas bocas é tudo o que correu mal em todo o lado, é que não falha, cada tiro cada melro. Acabavam com o país mais rápido do que o conseguiram fazer na Venezuela (cá não há petrólio para ir disfarçando)...nesse sentido o Chega (que não apoio) sem ideias concretas sobre nada até funcionaria melhor se algum dia tivesse poder, pouco iam fazer de concreto...