Estás a usar a famosa falácia do espantalho que é insinuar que a outra pessoa disse coisas que não disse, para fazer uma narrativa em redor do que não foi dito.
Em lado nenhum falei em últimos 4 anos, excepto para dizer que não tinhas nada que fundamente que o SNS está pior do que há 4 anos atrás, coisa que me parece, excepto o spam diário com situações excepcionais, continuas a não ter. Repito, porque acho que já disse isto, não há nenhum indicador que confirme a percepção que o SNS está em geral, pior do que há 4 anos atrás. Há é uma enorme sub-orçamentação na área da saúde que espero, seja corrigida, com o OE2020.
O relatório da OCDE não diz textualmente que o SNS é um dos melhores da europa, porque nem sequer faz esse tipo de análise comparativa entre países e isto não é a eleição da Bola de Ouro. Mas diz, sem querer ser exaustivo, que se morre menos por causas evitáveis e tratáveis do que na média europeia, destaca a elevada eficácia do SNS, diz que o SNS obtém resultados melhores à média europeia com medidas de saúde pública e de prevenção no cancro do pulmão, acidentes, doenças cardíacas isquémicas, consumo de álcool e AVCs. E que os mesmos resultados se aplicam ao tratamento de tumores colorretais e da mama ou pneumonias, por exemplo. O relatório ainda diz que Portugal progrediu no diagnóstico e tratamento do cancro e regista taxas de sobrevivência acima da média da UE e revela também que a esperança de vida em Portugal é superior à média da EU. De acordo com o relatório, os resultados alcançados por Portugal refletem a cobertura universal do SNS para toda a população, bem como o investimento em medidas de promoção da saúde e de prevenção da doença. No que toca à vacinação, o país apresenta taxas de imunização em crianças contra a difteria, o tétano, a tosse convulsa e sarampo bastante acima da média europeia. Os portugueses têm também mais conhecimento sobre vacinação do que os seus vizinhos europeus, algo associado à facilidade no acesso à vacinação. Portugal é ainda mencionado como exemplo quanto ao corte na despesa com medicamentos através da promoção dos genéricos. Os medicamentos genéricos representavam quase metade de todas as vendas de produtos farmacêuticos entre 2016 e 2017. Contrariando o senso comum, o tempo de espera por cirurgias em Portugal (pelo menos as consideradas no relatório) é hoje inferior à média da OCDE. Se vários indicadores importantes são superiores à média europeia, é legitimo concluir que isso só é possível porque o SNS é um dos melhores da europa e isso pode ser dito com alguma segurança, sem passar por mentiroso. Digo eu.