Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,143
7,038
Um tipo de 34 anos com uma menina de 15 não é só repugnante, é crime. Portanto, é um abuso.

Não há nada de positivo numa relação dessas, nada. Ela até pode pensar que trouxe coisas positivas, mas a realidade não é essa e uma percepção assim não resulta senão de um erro profundo de julgamento. Um sujeito desses devia ser linchado em praça pública.

E isso não foi uma relação, foi um abuso de uma menina por parte de um filho da puta.

Se aos 15 eu poderia pensar que ter relações com uma mulher adulta mais velha seria ótimo, com esta idade dou graças por não ter tido essa oportunidade, pois a minha perspectiva sobre relações e sexo, bem como sobre a vida em geral, seria bastante diferente.
Pessoalmente, sempre achei meio patético que um gandulo de 24 ou 34 anos se queira envolver com uma miudita de 15, é coisa que nunca me passaria pela cabeça. Mas não consigo ver esta questão de uma forma tão definida como tu. Deve ser em parte uma cena geracional, porque nos anos 80 e príncípios de 90 ninguém via as coisas dessa forma. Eu tinha na altura 18 anos e honestamente nunca me passou pela cabeça que o gandulo de 34 que andava com a minha amiga de 15 fosse um abusador. Aliás, nem eu nem ninguém no nosso vasto círculo de amigos. Eu via-o simplesmente como um tipo porreiro e com mais experiência, e com quem até podia aprender alguma coisa. Mas os tempos hoje são diferentes, e as percepções também. Isto para dizer que percebo o teu ponto de vista, mas não concordo inteiramente.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,136
150,693
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Então e o "Lolita"? Aqui a própria obra é "criminosa", nem separas o autor da obra porque é irrelevante. O julgamento é sobre a própria obra.... mas também é uma brutalidade de escrita, provavelmente o livro mais bem escrito que alguma vez li.
Nabokov!

Concordo contigo, grande obra, mas bastante desafiante.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
7,251
9,394
Um tipo de 34 anos com uma menina de 15 não é só repugnante, é crime. Portanto, é um abuso.

Não há nada de positivo numa relação dessas, nada. Ela até pode pensar que trouxe coisas positivas, mas a realidade não é essa e uma percepção assim não resulta senão de um erro profundo de julgamento. Um sujeito desses devia ser linchado em praça pública.

E isso não foi uma relação, foi um abuso de uma menina por parte de um filho da puta.

Se aos 15 eu poderia pensar que ter relações com uma mulher adulta mais velha seria ótimo, com esta idade dou graças por não ter tido essa oportunidade, pois a minha perspectiva sobre relações e sexo, bem como sobre a vida em geral, seria bastante diferente.
Depende da tua cor. Nos EUA, podes ter 70 e te meteres com miúdas de 15, que até podem ser tua filha, desde que sejas laranja.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
12,088
16,658
Quanta gente não adora o Sade? É horrendo como uma parte considerável do movimento progressista ainda o vê como uma figura positiva.

Ou a predadora Simone de Beauvoir, idolatrada por muitas feministas (e digo isto apoiando a causa sem reservas)?

Por isso é que não é surpreendente um Trump chegar ao poder. A sociedade sempre fechou os olhos a estas coisas.
Num assunto paralelo, e acho que já falamos sobre isso aqui (lembro-me de falar mas não me lembro do contexto), acho que é possível um adulto e um adolescente terem uma relação apesar de não me estar a ver a entrar num mambo desses, mas há casos e exemplos de relações do género que duraram uma vida inteira.

Outra coisa é fazer isso sistematicamente como estratégia predatória, manipulando e descartando as pessoas e tratando-as como mera mercadoria. Isso acaba por ser lamentável em todas as idades, mas especialmente mais grave em idades formativas de caracter e personalidade, onde as pessoas em teoria são mais facilmente iludidas e manipuladas.

Mas é uma questão complexa, com muitas tonalidades (o fascínio por uma pessoa mais velha, muitas vezes em posição de privilégio na sociedade, o intelectual brilhante, a estrela pop) , e por alguma razão tão discutida em literatura e obras artísticas.

Posto isto, acho que a Simone de Beauvoir estava num grupo de intelectuais que chegou a defender o fim da criminalização de relações consensuais entre adultos e menores de 15 anos. Consensuais Mas ainda assim ...