E se vier da UE para Portugal pagas quanto?
Nao deve ser este o ponto de comparação? Quanto tu pagas no mesmo ponto de destino, com origens diferentes? Onde está a descriminação? Isto pondo de lado aquele ponto cómico em que se confundem tarifas com impostos só porque dá jeito…
Se o Merdas acha que o tintol tuga é vendido baratinho nos EUA, que lhe aumente a carga fiscal ao consumidor final mas que não o mascare com uma tarifa…já agora os 4 euros do produto de 100…são tarifa ou imposto?
Adoro a treta dos déficit comerciais….compram mais porque podem e precisam, não? Ou as necessidades e poder de compra dos do Lesotho está ali ela por ela?
Amigo imposto ou tarifa é a mesma merda.
É dinheiro que vai para o Estado.
Pura e simplesmente.
A UE fala de que protecionismo não é a solução mas é a economia mais proteccionista do Mundo( talvez o Brasil ande ali a par).
A carga fiscal interna e externa é imensa.
Mas vamos comparar EUA e UE.
A UE já é uma federação comercial, pena que não seja fiscal porque age como parasita: mutualiza benefícios, individualiza prejuízos.
Mas adiante.
Um imposto de importação zero significa que a entrada de cada bloco comercial não paga qualquer imposto.
Se for ao consumidor final, não paga imposto.
Se for matéria prima para transformar, ou produto para distribuir, não paga IVA a entrada mas depois paga na distribuição ou nos produtos transformados.
Obviamente que eu defendo isso para vários sectores mas não todos.
Eram acordos que já deveriam ter sido feitos.
Se é para aprofundar relações comerciais, já deveriam ter sido feitas.
E note se que eu não concordo com o nível das tarifas que Trump colocou( arbitrárias numa forma de cálculo simplista) mas há desiquilíbrios e penalização em certos aspectos isso parece me obvio