Actualidade Internacional

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,643
4,545
Eu não vou contra argumentar porque não domino a área o suficiente para comentar. Mas, opinião de leigo, não achas surreal o que estás a dizer? Parece-me uma teoria ao nível da terra plana... gostava de ler opiniões de entendidos, fiquei curioso!
Que o dinheiro é criado sob a forma de dívida e a partir do nada, não é uma teoria, é um facto. Se fores ao banco pedir 100 000 euros, o banco cria do nada esse dinheiro. Não o vai buscar ao cofre.
A questão de os bancos centrais serem de propriedade pública ou privada é mais complicada, e muitas vezes não é fácil perceber ao certo, porque a informação sobre o assunto escasseia. Mas há de tudo, alguns bancos centrais são privados (como a Reserva Federal Americana ou o Banco do Japão), outros são públicos (como o Banco de Inglaterra ou do Brasil), e outros são um misto das duas coisas, mas sempre com o estado a ter um papel de controlo ou regulação.

• Haha
Reações: Dragon Lonis

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,482
8,176
É uma teoria ao nível da terra plana.
O que acho interessante é que as mesmas pessoas podem seguir estas teorias de famílias dominantes, como os Rockfeller (Exxon), e depois seguir outras teorias promovidas por essas mesmas famílias noutros setores (pró-petróleo/anti-ambiental).
A coerência não abunda. O que interessa é promover descrença nas autoridades.

A emissão de dívida, ou crédito, é a base do capitalismo. Não compreender como funciona ainda aceito, desconfiar do princípio roça o comunismo (vá, estou a provocar). Mas a base em contabilidade é simples. O depósito entra no passivo do banco e a dívida do cliente entra no ativo, anulando-se com soma zero. Quando a dívida é completamente saldada, passa tudo a zero, e os juros entram como receita nas DRs, da mesma forma que qualquer empresa regista os seus serviços.

PS. Todos os bancos centrais da UE (e do Reino Unido, já agora) são públicos. O BCE é totalmente controlado por entidades públicas.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,643
4,545
É uma teoria ao nível da terra plana.
Qual "teoria"? A de que o dinheiro é criado como dívida (out of thin air) ou a de que muitos bancos centrais (EUA, Japão, Itália, Suíça, etc) são parcial ou totalmente detidos por particulares? Para mim nenhuma delas é "teoria", mas facto.

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
4,643
4,545
Como parece haver por aqui muita ignorância sobre como funciona o sistema monetário e financeiro, aqui fica a informação para quem tiver curiosidade:

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,859
1,222
Como parece haver por aqui muita ignorância sobre como funciona o sistema monetário e financeiro, aqui fica a informação para quem tiver curiosidade:

Eh, pá, com todo o respeito, poupa-nos com as tuas teorias da conspiração e com toda a desinformação que disseminas.
Não há bancos centrais europeus privados. Já houve. Já não há há bastante tempo. Não basta aos bancos carregar numa tecla e criar moeda. Não funciona assim.

• Haha
Reações: Dagerman

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
5,505
7,275
Bragança
O Scholz disse que ia ser severamente punido pela lei alemã e depois deportado. Não te cansas de espalhar fake news?
É tão óbvio que cumpriria pena pelos crimes antes de ser expulso, que me escusei a sequer a mencionar isso... Mas acho que estou a falar com pessoas no fórum, que têm inteligência para chegar lá.
O problema não é voltar para a terra dele...é como entrou... Numa terra que ele odeia.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,432
12,658
Esmoriz
É tão óbvio que cumpriria pena pelos crimes antes de ser expulso, que me escusei a sequer a mencionar isso... Mas acho que estou a falar com pessoas no fórum, que têm inteligência para chegar lá.
O problema não é voltar para a terra dele...é como entrou... Numa terra que ele odeia.
Referiste duas vezes a expulsão, nenhuma vez a parte de cumprir pena na Alemanha.

“Wow.... Expulsão.... Que medida drástica”

“O Sholz já garantiu que será expulso... Tá tudo bem.”

mais uma vez partilhas noticias apenas pelos títulos e no título apenas era referida a expulsão. Se ninguém te avisasse ias repetir essa merda até a exaustão .

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,177
9,810
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
So será crime e motivo de indignação quando o maduro ou o lula fizer o mesmo..
Tudo se permite e tudo acontece às claras. O presidente de um país propagandeia uma fraude digital, o activo valoriza em flecha após tal promoção e, com a mesma velocidade, despenha-se pouco depois, deixando uns poucos com lucros estupendos e muitos a arder. E vai a correr apagar o tuíte. Um presidente economista e com conhecimento sobre o tema. Extraordinário. Talvez seja a tal liberdade que defende.

Última edição: