Não tenhas dúvidas. Um presidente esta lá com muitos mas muitos milhões de dólares de endorsements, lobbying é tudo.Os presidentes nos EUA nunca mandam nada... já ouço isso desde 1998... nunca nenhum manda são sempre os interesses e não sei quem imaginário que manda.
É normal que tenham conselheiros e que estejam rodeados de gente com opiniões diferentes para assim terem uma visão mais abrangente. E fazem muito bem. Foi isso que faltou na administração Bush filho. Só carcaças velhas republicanas, cheeneys, roves e outros que tinham uma visão dogmática e unidimensional do mundo.
Agora com o Biden, que é da escola dura intervencionista americana ( que é a minha já agora ), as coisas mudaram um pouco e vejo mais pluralidade ideológica em quem compõe a casa Branca.
Era importante a Kamala dar um passo à frente e assumir-se como uma sucessora do Biden, mas tem estado muito apagada para enorme surpresa minha.
Quanto ao resto a Pelosi foi defender os interesses americanos na Ásia. Com diplomacia. Sem ameaças, nem chantagens. Sem militares e aparatos. Tudo tranquilo.
E só lá está x anos, é transitório, quem manda realmente não é o transitório, é a economia. A economia manda. O presidente dos US em muita coisa manda bola.
As reais mudanças são na economia, não mexendo na economia o presidente pode-se armar aos cágados com o que quiser.
E discordo totalmente. Pelosi foi call the bluff, forçar a mão, é geo-política no seu melhor e pior.
Não há uma única guerra q não nasça duma série de incidentes diplomáticos, está gente toda sabe muito bem o que está a fazer.
O Biden é um intervencionista? Epa nos todos somos muita coisa, vivemos várias vidas durante a nossa vida,mas Biden já não é mais nada q um nababos político cheio de negócios milionários há muito tempo.
Não é um humilde combatente, é um entrepeneur cheio de papel e negócios por todo o lado e a mamar da política de sofá há décadas. É crime? Não. Mas é avexacta imagem duma classe política há muito alinhada com o poder econômico.
Os US teem muitos oligarcas e nem a um ele vai obrigar q largue off-shores e pare de fugir ao fisco
E mesmo o das armas é bom q perca a tusa pq ele sabe bem donde vem a quantidade de armas q poe na Ucrânia. Tudo teatro.
Os US fazem o q sempre fizeram e vendem o livreto para dizer como é a realidade escrita por eles.
Eu defendo a ideia duma Europa (Ucrânia incluída) livre e autónoma dos US, China, Israel, Arábias, Rússia, etc.
E com extrema urgência.