A politização do tema parece-me ser claramente uma estratégia lobbista para obter apoio de setores que normalmente não apoiariam esse tema.Mas se a maioria dos americanos fossem contra o porte de arma então esses senadores ou governadores seriam punidos nas eleições.. e não é isso que vemos acontecer.. e não sei se o caminho não irá piorar ainda mais..
Existem, segundo os últimos dados, 350 milhões de armas nos EUA (1,2 por cada habitante) , mas estão na posse de apenas 30% da população. A estratégia passou então por conseguir obter o apoio de pessoas que, não tendo armas, iriam ser apologistas dessa posse.
Imagina uma família branca e rica no Dakota do Sul. Existe pouco conflito racial, porque são quase todos brancos. Existe um perfil conservador no estado, como em quase todos os estados de interior. A aposta do NRA foi na política, por forma a fazer com que aquela mãe de um subúrbio pacífico que nunca caçou na vida e que não teria qualquer razão social para possuir uma arma, seja a favor da posse e aquisição.
Relativamente à percentagem de pessoas contra o porte de armas, creio que a última vez que isso foi inquirido, o valor rondava os 60%. Não sei onde vi isso, não creio que tenha havido referendo, possivelmente foi alguma proposta federal. Mas isso é como tudo, tens mulheres e pessoal que se diz "anti-corrupção" a votar no chalupa também cá. O populismo encobre muita coisa, e a maioria da população, em qualquer lado do mundo, é inepta, não sabe abordar a política, não compreende os conceitos nem tão pouco tem vontade de ler e estudar sobre os assuntos.