Alguns dos que nomeias como 1 por cento dos mais ricos do planeta, também estão nos países de origem da migração. E não pode ser o blue collar da Europa a pagar. Porque são os que estão a pagar...e vão continuar a ser. Até não haver reformas ou serem ainda mais miseráveis que o que são. A Índia, a África, a América do sul têm milhares de multimilionários. Políticos incluídos. E é á classe média europeia que se acomode para a nova realidade ?
Eu não distingo etnias ou nacionalidades .
Nem sei se vale muito a pena ter esta conversa aqui. Vou falar só de Portugal e de uma forma muito simples. Não acho que a classe média viva pior por causa da imigração.
vive pior porque o preço da habitação sobe exponencialmente mesmo quando as taxas de juro sobem, contrariando todos os outros países europeus, porque o sector da construção está ocupado com o mercado de luxo e não existe habitação pública
Vive pior porque pagamos o cabaz alimentar mais caro da Europa à custa das margens de lucro das cadeias de distribuição
Vive pior porque as escolas não têm autonomia para gerir orçamento e contratar pessoas e continuamos com o mesmo sistema de organização escolar de há 20 anos, quando por falta de miúdos fechamos escolas e desperdiçamos professores
Vive pior porque a saúde é um negócio lucrativo incrível e nenhum dos stakeholders (empresas seguradoras, hospitais privados, médicos, farmacêuticas) está interessado em ter um SNS de qualidade .
Vive pior porque A pirâmide demográfica está completamente invertida e tens muitos mais velhos a receber reformas altas do que o esperado há 30 anos, ao mesmo tempo que há poucas pessoas novas a chegar ao mercado de trabalho, o que, sem imigração, já tinha fodido completamente a segurança social
Etc etc etc
É muito mais fácil meter as culpas nos imigrantes do que não ver o óbvio, que enquanto a classe média está a ser estrangulada, o sistema está feito de uma forma em que as maiores empresas aumentam sistematicamente os lucros, sem que muita da riqueza seja reinvestida com vista ao correspondente aumento da produtividade.
E é basicamente isso.
mas como sempre é muito mais simples meter as culpas nos que vivem pior do que nós. Historicamente sempre foi assim.