Já eu, o que aqui vejo é quem se mostra indiferente pela vida e pelo sofrimento humano. Comentários racistas que utilizam este espaço para fazer a difusão de ideias retrógradas e desumanas.
Sempre houve migrações e muitas tiveram causas diferentes. Nos nossos dias estamos perante seres humanos desesperados que fogem de guerras, da miséria e/ou da fome. Mas há também aqueles que apenas sonham em tentar uma vida melhor (como gerações de portugueses por esse mundo fora, aliás). E há os que fogem dos efeitos devastadores provocados pelas alterações climáticas (o maior desafio do nosso tempo e que estamos a mostrar ser incapazes de responder eficazmente... E que já nos afecta a todos!) Não há uma causa! Há múltiplas causas!
Para mim seria fácil entrar num jogo para ver quem já dedicou muito tempo da sua vida em hospitais portugueses a brincar com crianças com cancro. Quem, também em regime de voluntariado, já esteve em países africanos a cooperar com ONG´s (mas também a aprender muito!!!). Quem apoia estudantes estrangeiros (refugiados incluídos) e os tenta ajudar na integração. Quem se orgulha de ter amigos, com diferentes origens e tons de pele, espalhados pelo mundo todo.
Podia entrar nesse jogo, mas não entro!... E por um motivo muito simples! Quem o faz genuinamente, faz com o coração aberto e não para se andar a pavonear com isso!... Não entro nesse jogo também, porque sei que nem todos têm a obrigação de se entregar de forma tão radical a estas causas humanitárias. Todos temos um papel a desempenhar! Como bem explicou o John Doone "(...) Every man is a piece of the continent, A part of the main. (...)", e que "(...) Any man's death diminishes me, Because I am involved in mankind (...)". Para não esquecer que "(...) And therefore never send to know for whom the bell tolls; It tolls for thee. (...)". Relembro que este poema foi escrito no Século XVII... Alguns ainda lá não chegaram...