www.jn.pt
Sai mais uma carta aberta.
Agora para o edil de Loures.
Certamente malta do Porto que foi à capital tratar de negócios.
Mas existe comparação entre a Grande Lisboa e o Grande Porto?
Conheço superficialmente o Porto portanto não posso opinar com muita propriedade. Mas a ideia que tenho é que o Grande Porto é uma área metropolitana com cerca de 1 milhão e 800 mil habitantes, se juntassem os distritos Braga e parte norte de Aveiro que na minha opinião faria todo o sentido seria uma área metropolitana com perto de 3 milhões de habitantes. Mas é constituído por um conjunto de médias cidades com grande densidade populacional, o que faz com tenha uma vivência de maior proximidade, um pouco como se vê nas cidades médias espanholas ou italianas. Sempre foi assim historicamente, ou seja, o Porto cidade tem cerca de 300 mil habitantes, mas imaginemos se Matosinhos, Gaia, Leça, Maia pertencessem á cidade do Porto seria uma cidade de 1 milhão de habitantes. Depois parece-me que o Porto tem um modelo muito europeu de habitação social, talvez um pouco até um modelo nórdico, diferente de Lisboa. Parece-me não sendo urbanista que o Porto foi melhor construído e projectado nesse aspeto nos anos 50,60,70 do ponto de vista urbanístico.
Mas conheço a Área Metropolitana de Lisboa e Lisboa assemelha-se muito mais uma grande metrópole com problemas sociais mais escondidos em com maior guetização, até porque concentra 90% da população luso-africana que veio das ex-colónias e que tiveram problemas de habitação, integração. Na minha opinião a Grande Lisboa evolui até para um formato de cidade um pouco á imagem de Rio De Janeiro. E depois coletivamente as massas em Lisboa sentem-se mais impunes, isso é quase uma herança pos-25 de Abril. Isso vê-se nos grandes eventos um maior sentido de impunidade nomeadamente nos festejos do Sporting e do Benfica onde acontecem sempre casos de violência graves mas cirurgicamente abafados pela CS. Isto para dizer que os guetos sociais na Grande Lisboa são muito maiores de maior dimensão populacional e claramente com maiores problemas sociais e claro com maiores casos de violência.
O problema é dado quando colocam o fanatismo na agenda asquerosa dos Media e usarem os problemas das cidades e das áreas metropolitanas como arma de arremesso para atacar um clube de futebol e isso é de uma irresponsabilidade social e politica impressionantes.
Existe um grande desequilíbrio em Portugal, pois temos dois grandes centros populacionais. Onde somente um concentra todos os órgãos de comunicação social e isso faz com que haja um enorme desequilíbrio de forças. Foi uma derrota da regionalização nos 90. É pena termos um país que não aceite com naturalidade e como uma riqueza que hajam duas grandes cidades, dois grandes aglomerados populacionais capazes de produzirem riqueza, cultura, desporto.
Eu como habitante da Grande Lisboa sou um claro defensor da regionalização. Porque acho que melhoraria até a própria região onde vivo. Lisboa corre o risco de se tornar uma espécie de rio de janeiro a longo prazo. Com cada vez mais concentração de pessoas, investimentos e depois esconder para o Inglês Não Ver os problemas sociais que se tem em Lisboa que são muitos. As pessoas que vivem nos arredores de Lisboa, Amadora, Linha de Sintra, Margem sul, têm gastos brutais, rendas Caríssimas, problemas urbanísticos, redes de transportes ineficientes.