#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.68

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.68 Performance da Época

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,339
7,715
Conquistas
4
Porto
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Se está no limite, algo interno de passa.

O FCP tem feito quase o mesmo numero de jogos dos principais adversário.
Não percebo nada disto, mas acredito que depois do que aconteceu com o Ajax, o Farioli nao queira o mesmo desfecho...
Entramos muito fortes, num nivel altissimo em comparacao com os demais, agora os outros entraram numa fase onde estão tambem eles no seu pico.

Quero tambem acreditar que ha algum tipo de planeamento da epoca. Muitas vezes vemos as equipas a arrebentar entre fevereiro e março... será que não antecipamos de alguma forma esse momento? Se o tivermos feito e continuarmos a somar 3 pontos jornada apos jornada, e nessa altura onde muitas equipas vao a baixo, nós conseguirmos tar em cima, pode ser a chave para garantir este campeonato.

Esta jornada traz um jogo muito importante que abre aqui varios cenarios:
- Sporting vencer: deve arrumar de vez com o benfica neste campeonato. Diria que se forem estrategicos, comecam já em janeiro a preparar o proximo "cagando" neste, que no fundo foi o que fizemos no ano passado.
- Benfica vencer: não detem o sporting, mas galvaniza o benfica, mantendo a luta a 3. Apesar de termos vantagem de 6 pontos... isso num instante é dissipado caso aconteca um pico negativo. 6 pontos é melhor que 1, mas não dão seguranca suficiente.
- empate... obviamente o melhor cenario: atrasa o sporting, atrasa o benfica, nao galvaniza nenhum, pode incluisve acrescentar pressão a ambos.

De nada vale se não fizermos nós o nosso trabalho, alias, perder pontos em tondela iria galvanizar a dobrar o "vencedor" desta jornada!

Janeiro, aí à porta...
Acho que é um mercado importante...
Acho que é agora ou nunca que se pode ir atacar certos jogadores que podem fazer muita falta para a restante epoca:
- El Karouani... pode tar disponivel a preço de saldo. As suas bolas paradas podem ser determinantes. (é apostar em reduzir o custo, cedendo % de futura venda)
- Um medio para rodar com frohold... apostava as minhas fichas no Loyola. Para isso creio que teriamos de vender Eustaquio... Se conseguisemos este "swap" poderiamos ter um medio intenso e importantissimo no banco.
- Um extremo... aqui optaria por alguem que não tivesse a jogar tanto, mas que viesse por emprestimo com opcao de compra. Vir apenas emprestado com retorno garantido, iria ser um risco (ok que ha gente que nao tem mundial garantido e isto pode ser a chave)...
- Tomiyasu... vem de lesao, tá parado à muito tempo. Dificilmente seria uma alternativa a curto prazo, mas poderia ser um reforço muito bom para termos no plantel apontando mais para a proxima epoca. Neste momento tempos 3 centrais "aptos", mais rosario, portanto vejo aqui algumas garantias da nao necessidade "pra ontem" do Tomiyasu. É polivalente por isso, dará sempre jeito assim que tiver apto.

- Rayan... é outro que é "agora ou nunca"... Era muito fixe vir já, mas não descartava vir apenas em julho para adiar o pagamento.

Peças a cortar:
- Zaidu, por todos motivos e mais alguns
- Eustaquio... vindo um loyola não faz sentido manter Eustaquio. Se a ideia é ter um "eustaquio" no plantel, que se ataque o morita em final de contrato para a proxima epoca. Se faz sentido, pra mim não, mas seria uma boa opcao (tal como eustaquio) para tar no banco de suplentes e ir rodando.
- PP... não sou um apaixonado pelo jogador. Tem jogado... era tentar negociar com os arabes!

De resto não mudava muito mais, talvez colocasse o Tomas perez na primeira liga.
A nivel de aquisicoes, acho que Tomiyasu e El karouani não devem precisar de muito dinheiro. Loyola, acho que seria mesmo um jogador muito importante para a rotacao do meio campo. Pode e deve custar algum dinheiro, mas "amortecido" pelo eustaquio pode até não ser significativo.

Para extremo, ja se falou do Luis Henrique e acho que seria uma boa opcao, caso o inter o emprestasse com OC 20-30M.
O outro luiz henrique tambem seria uma boa opcao, das duvido que os russos o emprestem.

Rayan era a cereja no topo do bolo.

• Like
Reações: Filipe01

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,650
1,877
Nem sempre se joga bem e ganhar esses jogos é essencial. Feito.
Ainda mais importante é jogar bem mais vezes. O que também temos feito.
Também importantíssimo é aprender com os erros. Se não se joga bem é preciso perceber porquê e é preciso que, se as coisas correrem mal de novo, que seja porque se colocou um novo problema e não porque ainda não resolvemos o problema anterior. Para já também não temos tido muitas razões de queixa.

Dito isto, é verdade que o jogo com o Nice foi muito físico. Sem aquele golo do Gabri aos 18 segundos ainda teria sido mais. Batemos o record da época de metros em sprint para a equipa toda e houve vários parâmetros em que (quase) igualamos os máximos da temporada. A gestão do Farioli pode, como é natural, ser questionada mas apoio-o a 100%.

Nesta fase da Liga Europa temos 3 jogos seguidos de jogos para a Liga em casa. A excepção é a recepção ao Rangers seguida da ida ao Casa Pia em janeiro. Sabemos que se ganharmos os jogos em casa praticamente garantimos a qualificação directa. Concordo que por isso se rode a equipa um pouco menos, o que irá aumentar os níveis de cansaço na Liga mas lá está, são jogos em casa. A "facilitar" que seja nesses. O descanso acontecerá quando não tivermos um playoff para jogar.

Relativamente aos problemas que temos tido, continuo a não ver quem nos consiga limitar sem se limitar a si próprio. O Estoril controlou a bola mas nem nos impediu de ter oportunidades que desperdiçamos infantilmente, nem tiveram eles próprios muitas oportunidades que não tenham surgido de erros individuais nossos.

E sem querer fazer parecer com que os nossos problemas são devido a um único jogador mas com um PL mais competente em jogo associativo e menos ansioso e consequentemente menos desplicente, o jogo teria sido outro. O Samu cada vez confirma mais que nunca irá elevar a equipa quando esta está por baixo, ficando refém da mesma para aparecer. E aí, desculpem, mas haveria muitos outros PL também conseguirem aparecer. Temos uma equipa muito adulta, segura e confiante de si mesma, mas com um grande défice de jogadores que consigam, do nada, criar algo, mesmo com a equipa por baixo. O caso mais flagrante é o de quem joga mais perto da baliza.

Precisamos de um Rayan ou alguém com perfil semelhante. Alguém agressivo com e sem bola, que fisicamente se consiga impor, com golo e jogo associativo, que consiga prender a atenção de 2 ou 3 adversários ao mesmo tempo. Sinto que com esse perfil, muitos dos restantes jogadores iriam ter ainda melhores condições para subirem de nível.

• Like
Reações: Gatão1983 e Roma

Gatão1983

"Estaremos sempre a teu lado, pelo nosso FCPorto"
14 Março 2023
3,682
10,814
Conquistas
3
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
A equipa precisa de ser reforçada em janeiro, principalmente nas alas ofensivas.
Temos jogador intensos, abnegados, taticamente cumpridores, mas sem rasgo.
É isso que tem "emperrado" o nosso jogo. Os adversários já perceberam que podem apertar hxh, pois temos falta de criatividade individual, capacidade de sacar "coelhos da cartola", sacar o adversário da frente e, a partir daí, gerar superioridades e obrigar o adversário a "dançar"

Os únicos que são capazes de o fazer, de forma regular, são Gabri e Mora, que por sinal só por uns breves minutos jogaram em simultâneo.

Falta, também, quem seja capaz de ferir os adversários em velocidade. Temos um PdL que parece um touro, mas que não é capaz de ganhar lances em corpo e velocidade. Os extremos não têm explosão.

A equipa está bem montada, muito bem organizada, percebe os momentos do jogo. E isso é o mais importante e onde se vê o trabalho da equipa técnica. Agora falta elevar o nível individual.

E, muitas vezes, basta uma peça certa, no lugar certo, para elevar toda uma equipa.

luchogonzalez27

Bancada lateral
31 Julho 2025
988
1,459
Mas quem é que vai com 11 vitórias em 12 jogos? Quem é que já jogou contra os dois rivais ao título?

Quem ouve algumas pessoas falar, até fica a pensar que estamos a fazer uma péssima época.

E temos feito uma temporada brilhante até agora sendo constantemente prejudicados pela arbitragem ao contrário dos outros que andam desde o início a ser levados num andor.
É uma exigência surreal, que nao se viu sobretudo entre 2022(apos a saida do vitinha) e 2024, quando era vinho de pacote rasca todas as semanas. Nessa altura secalhar muitos nao se queixavam do futebol apresentado.

• Like
Reações: Joji

Portista in Sofia

Tribuna Presidencial
29 Agosto 2022
5,570
6,577
Oxalá voltemos ao nosso lugar habitual de Champions para nunca mais termos que lidar com esta questão dos jogos de Domingo - Quinta - Domingo. (segundas também)

Por muito que possa haver má fé na calendarização dos jogos aqui e ali, na maior parte dos casos não há muito que fazer.

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
6,371
6,016
Incrível como existem "por aí" uns gnomos a dizer que o mister se emocionou no momento da homenagem a quem já partiu a pedido do responsável para a imprensa, Pedro Filipe Maia.

A falta de vergonha por vezes chega a níveis de loucura.
Aponta-me para o lugar certo que já não insulto ninguém há algum tempo.

• Haha
Reações: Jaburú

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
14,761
17,223
O mister é um treinador jovem que vai aprender e evoluir muito

O amorim que saiu de Portugal não era o mesmo da primeira epoca

Que fique ca muitos anos

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,395
19,242
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Vou meter aqui a minha foice nesta seara, que tudo depende de perspectivas pessoais e alguns "ressentimentos" pessoais que o pessoal vai guardando em vez de os purificar e queimar no altar do bom senso e do "deixa pra lá estas cenas sem importância".

Eu por exemplo tenho zero problemas com o Mika, aparte de alguns excessos do passado que o levaram a bans (que outros membros com comportamentos até também nocivos acabaram por escapar aqui e ali ou só a um prazo mais longo apanharam o navio para Itaca).
Se concordar com ele concordo sem medo de ser julgado por isso e se discordar digo-lhe normalmente.

Por vezes agarrarmo-nos a esta ou aquela cena lá atrás onde houve um despique, uma boca, uma discordância mais forte, impede que mais facilmente consigamos ver as coisas de uma forma mais abrangente e empatizar com alguns membros ou até entender os seus porquês, porque já vamos com aquela ideia pré-concebida de que vamos para um bate cabeças.

E não acho que ele esteja a escrever de maldade ou de vontade que o Porto do Farioli (ou qualquer treinador do FCP por preferência ou falta dela) falhe para ter razão, há mais cá, mais escondidinho, quem tenha esses hábitos.
Algumas críticas são até razoáveis e eu suspeito sou de defender o Farioli por ser um treinador que me tem agradado sobremaneira dentro e fora do campo.
Eu já ando pela Internet e a participar em fórums há umas 2 décadas. Em qualquer espaço do género sempre houve uma regra simples: quem é banido permanentemente, fica excluído de participar no mesmo...permanentemente. Simples e lógico. Mas há um certo tipo de pessoa que não aceita isso. E como bom chico-esperto, volta a aparecer com um alter-ego diferente.

O que se mantém igual, por norma, é o comportamento que levou à expulsão. E isso é que me tira do sério. Um gajo até dava o desconto se pelo menos tivessem a humildade de participar com uma postura diferente...mas não, o comportamento e a arrogância perpetuam-se.

Era o equivalente a alguém ficar sem carta de condução e aparecer no dia seguinte a conduzir (da mesma forma) porque arranjou uma falsa.

De mim essa malta vai ter sempre marcação cerrada. É o que é.

• Like
Reações: luchogonzalez27

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
19,944
29,429
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A equipa precisa de ser reforçada em janeiro, principalmente nas alas ofensivas.
Temos jogador intensos, abnegados, taticamente cumpridores, mas sem rasgo.
É isso que tem "emperrado" o nosso jogo. Os adversários já perceberam que podem apertar hxh, pois temos falta de criatividade individual, capacidade de sacar "coelhos da cartola", sacar o adversário da frente e, a partir daí, gerar superioridades e obrigar o adversário a "dançar"

Os únicos que são capazes de o fazer, de forma regular, são Gabri e Mora, que por sinal só por uns breves minutos jogaram em simultâneo.

Falta, também, quem seja capaz de ferir os adversários em velocidade. Temos um PdL que parece um touro, mas que não é capaz de ganhar lances em corpo e velocidade. Os extremos não têm explosão.

A equipa está bem montada, muito bem organizada, percebe os momentos do jogo. E isso é o mais importante e onde se vê o trabalho da equipa técnica. Agora falta elevar o nível individual.

E, muitas vezes, basta uma peça certa, no lugar certo, para elevar toda uma equipa.
Falaste ai nas alas ofensivas e eu acho que precisamos é de laterais de topo.

Se analisarmos bem os últimos anos que jogamos futebol de topo era com grandes LD e LE.

Danilo
Alex Sandro
Álvaro Pereira por exemplo. Davam um andamento ao ataque muito acima da média.

O Alberto foi um bom reforço mas como temos visto tem quebras na consistência ofensiva.
O Martim não o acho grande LD. ( posso vir a enganar-me)

A LE está coxa há muito tempo. O Zaidu não conta para nada e o Moura deveria ser a 2 ou 3 opção.