#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

7.95

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

7.95 Performance da Época

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,604
7,939
Vamos por partes porque o teu comentário assim o merece.

Quanto à posse, digo já, sem qualquer reserva, que não me agrada estar 70% do jogo a ver a bola nos pés dos outros principalmente estando o jogo empatado. Seja no Dragão ou no Ettihad.
No entanto, há que entender que posse foi essa. Foi uma posse que levou a ocasiões de golo? Foi no último terço do terreno? Foi permitida ou imposta?
O Mourinho, quando era o Special One, dizia que controlar o jogo não implica dominar o jogo. Não estou a dizer que tenha sido o caso mas alguma vez sentimos que o golo do Braga era uma questão de tempo? Não me parece. Tirando aquela bola no Navarro, o Braga não criou nenhuma chance verdadeira de golo por isso chego à conclusão que a posse foi inócua.
Mas, inócua ou não, volto a afirmar que não me agradou.

Relativamente à nossa produção ofensiva:
A proposta de jogo do Farioli passa pelo jogo interior onde o Varela assume um papel fundamental. O efeito surpresa no início de época levou a que criassemos oportunidades de golo e uma capacidade de chegar à área contrária muito rapidamente.
Se eu e tu, que somos uns leigos na matéria, vimos isso, estavas à espera que os treinadores adversários não vissem? Estavas à espera que em 2025 continuassemos a espetar 4 de cada vez a época toda? Parece-me um pensamento um pouco ingénuo.

Sim, ficamos mais condicionados na saída de bola e o Varela está longe de ser um fora de série que consiga reverter essa situação apenas pela sua qualidade individual. Mas estamos assim tão mal e tão amarrados? Se sim, como explicas que tenhamos conseguido ter 36 acções na área do Moreirense (máximo da época)? Como explicas que no pior momento da época chegamos à área adversária mais vezes que quando éramos um rolo compressor?

Em Novembro, fizemos 6 jogos. 4V, 1E, 1D
Para o campeonato, empatamos frente ao Benfica, ganhamos na casa do Moreirense, actual 6º classificado e uma das equipas sensações destes início de época e vencemos o 4º grande que estava desde Outubro sem perder (só tinha perdido pontos em Alvalade) e com 11 golos marcados nas últimas 3 partidas.

Estamos assim tão mal? Eu não acho.
O que eu acho é que temos um treinador com 4 meses de trabalho que formou, praticamente do nada, uma equipa a quem se lhe exige tudo e um par de botas. Temos um onze com 6 caras novas. Se somarmos Samu e Moura, que chegaram no pior ano desportivo da história recente do clube, faz 8 jogadores que se cruzaram pela primeira vez numa equipa com um novo treinador que está a implementar as suas ideias.
E ainda assim, vamos em primeiro numa Liga vergonhosa a todos os níveis, continuamos consistentes no factor que define o campeão - a defesa -, continuamos a chegar mais vezes à área adversária que os nossos adversários (excepto este jogo com o Braga), estamos na fase seguinte da Taça de Portugal, estamos dentro do que nos é exigido para Liga Europa.

Por isso, pergunto: o que é que está mal?
Só te faltou mencionar que neste momento só não estamos com uns 8-10 pontos de vantagem sobre a concorrência porque ele têm sido vergonhosamente amparados pela padralhada.
Com arbitragens isentas, teríamos já uma vantagem confortável e haveria um total de zero portistas chateados por termos ganho ao Braga com 35% de posse de bola.

Hangyodon

Tribuna Presidencial
15 Maio 2009
7,530
1,575
É a segunda jornada seguida em que o Farioli “obriga” o treinador adversário a forçar em demasia o seu plano de jogo.

Em Moreira de Cónegos mete o Gül sem tirar o Samu e obriga o Vasco a meter mais um central para depois tirar o Samu e alargar o jogo com o Karamoh. O Moreirense já queria defender o resultado e isto fez com que o fizessem ainda mais próximo da sua baliza.

Ontem o Braga sentia-se em cima do jogo e com a saída do William e a entrada do Pablo o Vicens deixou que a sua equipa crescesse um pouco, que jogasse mais perto da nossa área e mais longe da sua. E foi isso que abriu aquele espaço todo para o Gabri e o Borja aproveitarem.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,569
8,061
Se foi um bom jogo ontem? Não. Se quero voltar a jogar assim? Não. Se quero ver a equipa a sofrer para controlar o jogo? Não.
Eu acho que alguns que agora vieram com a questão da posse de bola não perceberam que muita de posse baixa se deveu a forma do Braga jogar e como por exemplo não há nenhuma equipa em Portugal que jogue como o Braga jogue esse pseudo problema nem se coloca.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
98,000
236,714
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Eu acho que alguns que agora vieram com a questão da posse de bola não perceberam que muita de posse baixa se deveu a forma do Braga jogar e como por exemplo não há nenhuma equipa em Portugal que jogue como o Braga jogue esse pseudo problema nem se coloca.
Quando uma equipa junta 3 centrais, 2 médios, Zalazar e Horta a pedir no pé e 1 avançado que recuava imenso, complicado é não ter bola

5 gajos no meio campo todos juntinhos, sempre com opção de passe atrás
Chegam ao bloco adversário e não progridem nada mas também falham poucos passes

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
11,569
8,061
Quando uma equipa junta 3 centrais, 2 médios, Zalazar e Horta a pedir no pé e 1 avançado que recuava imenso, complicado é não ter bola

5 gajos no meio campo todos juntinhos, sempre com opção de passe atrás
Chegam ao bloco adversário e não progridem nada mas também falham poucos passes
É isso que tenho dito. Eles jogam quase uns em cima dos outros com passes de 5 metros. E por isso não é fácil contraria-los nesse aspecto do jogo e tem qualidade.

Fogo, já disse empataram em Alvalade, vão com 3 em 3 na Liga Europa e nessas 3 uma delas foi no terreno do Celtic que é sempre complicado defronta-los em casa deles e outra frente a Feyenoord.

hawkeyes

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,589
21,711
Vila Nova de Gaia, 1975
É isso que tenho dito. Eles jogam quase uns em cima dos outros com passes de 5 metros. E por isso não é fácil contraria-los nesse aspecto do jogo e tem qualidade.

Fogo, já disse empataram em Alvalade, vão com 3 em 3 na Liga Europa e nessas 3 uma delas foi no terreno do Celtic que é sempre complicado defronta-los em casa deles e outra frente a Feyenoord.
Devem ter ganho esses jogos todos com auto golos...

• Like
Reações: pensador
F

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
7,796
13,051
A única equipa que eu temo em portugal, é a equipa de arbitragem.

Na minha perspectiva, desde 2013, a última vez que conseguimos ganhar títulos consecutivos:

13/14 - má época nossa
14/15 - Roubados (Lopetegui)
15/16 - má época nossa
16/17 - Roubados (NES)
17/18 - Campeões
18/19 - Roubados. Estávamos lançados para o título, até Rui Vitória ser substituído pelo "Efeito Lage"
19/20 - Campeões
20/21 - Roubados. sporting levado ao colo. Época em que o FCP teve um dos episódios mais surreais da história do futebol (jogador expulso por rematar à baliza)
21/22 - Campeões
22/23 - Roubados. "Schmidtologia", mais tarde pouco faltou para ser corrido a pontapé pelo clube do regime.
23/24 - má época nossa
24/25 - má época nossa

Em 12 épocas, ganhámos apenas 3 campeonatos, quando na realidade teríamos ganho 8, não fossem as missas e os padres. Se tivesse havido justiça, entre 2016/17 e 2022/23, teríamos feito um hepta.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,142
12,436
Desvalorizar o jogo que o Braga fez ontem é querer "varrer" as debilidades que o FCP mostrou para debaixo do tapete.

Alguém se lembra de um outro jogo, em casa, que tivemos menos de 40% de posse de bola?

Ontem aquilo era o Braga, nao o Bayern..

Obviamente que nao jogamos mais, nao controlamos o jogo por um motivo simples, falta de capacidade.

Vá lá que ontem os deus do futebol tiveram connosco.

Mas isso não vai acontecer muitas vezes, é preciso jogar muito mais.

Farioli tem que atacar o problema, pois depois da dificuldade com blocos baixis, ontem foi a dificuldade em sequer ter bola, controlar um jogo em casa.

A equipa mostrar problemas/lacunas em varios jogos.

Internamente há que fazer uma análise série e tomar medidas, responsabilidade essa de Farioli.

Muito trabalho pela frente, muito trabalho.

• Like
Reações: Dragão D'Ouro

Viena

Tribuna
8 Março 2022
4,941
10,555
Conquistas
1
Incomoda-te a liberdade de expressão? Tens a Coreia do Norte. Também podes experimentar a Arábia Saudita. Ou então, se não gostas mete na beira do prato.

26% de posse, na segunda parte. 26%. 26!
Nem sabia dessa estatística. Percebi que tinha sido mau, mas tão mau assim..

E depois leio que se jogou melhor após a saída do Mora. Agora existe este estigma para com o miúdo ao ponto de se achar que se joga melhor assim que ele sai.

drulo

Bancada lateral
9 Junho 2013
984
1,126
Bom bom era quando tínhamos mais posse que o adversário. Como foi contra o Miami, o Al-Ahly ou Estrela. Saudades.

• Like
Reações: jlmb

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
4,226
4,437
Não se pode falar mal, nem analisar o futebol bem ou mal jogado pelo Porto e pelos outros clubes.

Só podemos falar em arbitragem e roubos…
Tanto tópico aberto não sei para quê. Abram só um e vamos todos para lá dizer o mesmo quinze vezes cada um.

• Like
Reações: Viena e nmp