Segundo o que sei, AVB prometeu ajudar a deslocações para mais de 100KM e acho que não aconteceu sempre isso.
O resto não sei mesmo. Mas sei que a atual direção dos SD, ( basta irem ao insta do Tico ) quer que o clube ande para a frente e quer apoiar o clube.
Agora claro que em 1000 pessoas é complicado controlar as 1000..
A partir de quando é que o clube deixou de cumprir a sua parte do protocolo lavrado o ano passado?
E estamos a falar o quê e qual o montante associado?
Mas também terá a claque cumprido com a sua parte do protocolo?
Terá a claque sido capaz de pagar todas as multas que foram imputadas pela Liga ao FCP por causa da claque ou elementos com adereços identificativos da mesma tal como esse protocolo apontava?
Qual o real numero de associados dos SD ao dia de hoje?
Qual é a real capacidade de mobilização dos SD ao dia de hoje?
E desse grupo "mobilizavel" quantos elementos estão dispostos a pagar o seu bolso, com regularidade, entradas nos recintos para acompanhar o Porto?
A minha visão é que, tudo isso bem escalpelizado, sobram umas poucas centenas de "ultras" com disposição para acompanhar e apoiar o FCP de forma totalmente desprendida.
Provavelmente haverão mais elementos para marcar presença do que aqueles que ontem apareceram no Dragão.
Mas também é evidente que os cerca de 3 / 4 mil elementos que anteriormente seguiam os SD para todo o lado, era resultado de um esquema em pirâmide de distribuição de bilhetes que arrastava toda essa gente numa interminável cadeia de favores.
Ou seja, talvez 2/3 desse grupo organizado não eram bem "ultras". Eram antes sim, mercenários. No sentido que só o faziam por obter algo em troca.
Se é verdade que a Direção do clube tem de fazer um esforço para agregar todos os adeptos.
Também é factual que não tem de os suportar de uma forma recorrente, continuada e sem regras.
Tudo isto bem esprimido, quantos SD ainda estão dispostos da dizer "presente"?