Super Dragões

Azul & Branco

Bancada lateral
7 Fevereiro 2022
823
1,351
Pessoal, desabafo de alguém que está por dentro das coisas.
Ontem a não presença deveu-se a não existir ainda protocolo com a claque.

Grande parte atual da claque não tem ligações ao PdC, e quer seguir o caminho em frente.
Como em todo o lado, existe coisas menos boas ( curva PC e seus membros ).

Mas a perseguição policial que fazem á claque e aos C95 não justifica. De lembrar que os C95 pagam lugar anual.

Precisamos de união e da claque. Com regras!
Mas precisamos da claque.
É preciso protocolo para ir ao Estádio? Pergunta honesta.

• Like
Reações: pavlovdoorman

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
2,526
4,809
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco

Grande parte atual da claque não tem ligações ao PdC, e quer seguir o caminho em frente.

Mas a perseguição policial que fazem á claque e aos C95 não justifica. De lembrar que os C95 pagam lugar anual.

Compreendo e concordo em grande parte.

Acho, contudo, que a curva PC vai ser um cancro que vai estar sempre ligado aos SD e que vai tentar minar sempre tudo por dentro.

A minha humilde opinião é que os verdadeiros só podem ter uma saída, a formação de uma claque nova.

Os SD vão sempre sofrer da tentativa de explodirem aquilo por dentro...

• Haha
Reações: SD_1995 e Alex.88

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
636
1,718

Aprovieto para deixar uma questão e tentar entender melhor o vosso lado da questão? O desacordo na existência de protocolo deve-se ao quê? Quais são os pontos onde não não há acordo? Preço dos bilhetes, depesas de deslocação? Gostava de entender melhor o assunto, porque não acho que a SAD esteja a fazer uma caça às bruxas às claques só porque sim. AVB sabe perfeitamente a importância que elas têm no Porto, sobretudo fora.

• Like
Reações: Rio Douro

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
Para a 8 sim, segundo o que falei ontem com o meu pessoal ( eu tirei anual noutra parte do estádio ) o clube ainda não deu a folha de passagem de anual para a 8.
No ano passado tu tiravas lugar anual na 9 ou 10 e depois assinavas um papel que entregavas ao Tico ou a qualquer outro chefe de núcleo, e passavas para a 8.

• Like
Reações: Rio Douro

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
Compreendo e concordo em grande parte.

Acho, contudo, que a curva PC vai ser um cancro que vai estar sempre ligado aos SD e que vai tentar minar sempre tudo por dentro.

A minha humilde opinião é que os verdadeiros só podem ter uma saída, a formação de uma claque nova.

Os SD vão sempre sofrer da tentativa de explodirem aquilo por dentro...
Dentro dos SD não gostam da Curva PC e do que fazem.
Mas é complicado ( por várias razões ) cortar a 100%.

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
Aprovieto para deixar uma questão e tentar entender melhor o vosso lado da questão? O desacordo na existência de protocolo deve-se ao quê? Quais são os pontos onde não não há acordo? Preço dos bilhetes, depesas de deslocação? Gostava de entender melhor o assunto, porque não acho que a SAD esteja a fazer uma caça às bruxas às claques só porque sim. AVB sabe perfeitamente a importância que elas têm no Porto, sobretudo fora.
Segundo o que sei, AVB prometeu ajudar a deslocações para mais de 100KM e acho que não aconteceu sempre isso.
O resto não sei mesmo. Mas sei que a atual direção dos SD, ( basta irem ao insta do Tico ) quer que o clube ande para a frente e quer apoiar o clube.
Agora claro que em 1000 pessoas é complicado controlar as 1000..

• Like
Reações: Ricky Silva

VarioR

Tribuna
30 Julho 2013
4,063
281
43
Cascais
É uma Zona com Condições Especiais de Acesso e Permanência (ZCEAP) e deverá ter a ver com a ocupação, material que levam para o interior, acesso para colocação de material (tarjas), e "reserva" de local entre outros.

Não havendo este protocolo os lugares daquela determinada zona são vendidos normalmente.

Penso que será mais ou menos isto.

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
Basta olhar para o que tem acontecido ao C95 que não tem protocolo, e apesar de comprarem bilhetes e lugares anuais como o pessoal aqui defende que os SD façam, não os deixam apoiar como querem.
E não esquecer, que ontem, na primeira parte os C95 eram os únicos a cantar/puxar pela a equipa e criar ambiente.
E foram embora, após os SPOTTERS, terem dito que as ordens de ir policia de intervenção para o meio deles, para não estarem de pé foi do clube.

Já o ano passado, em muitos momentos de críticas no P1 ou até no estádio do estrela, a polícia falava conosco acerca do excesso de policia e justificava com "ordens da vossa direção".

Basta ver por exemplo os NN e a Juve, com 4/5 polícias normais.

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
923
1,973
Porto
Segundo o que sei, AVB prometeu ajudar a deslocações para mais de 100KM e acho que não aconteceu sempre isso.
O resto não sei mesmo. Mas sei que a atual direção dos SD, ( basta irem ao insta do Tico ) quer que o clube ande para a frente e quer apoiar o clube.
Agora claro que em 1000 pessoas é complicado controlar as 1000..
A partir de quando é que o clube deixou de cumprir a sua parte do protocolo lavrado o ano passado?

E estamos a falar o quê e qual o montante associado?

Mas também terá a claque cumprido com a sua parte do protocolo?

Terá a claque sido capaz de pagar todas as multas que foram imputadas pela Liga ao FCP por causa da claque ou elementos com adereços identificativos da mesma tal como esse protocolo apontava?

Qual o real numero de associados dos SD ao dia de hoje?

Qual é a real capacidade de mobilização dos SD ao dia de hoje?

E desse grupo "mobilizavel" quantos elementos estão dispostos a pagar o seu bolso, com regularidade, entradas nos recintos para acompanhar o Porto?

A minha visão é que, tudo isso bem escalpelizado, sobram umas poucas centenas de "ultras" com disposição para acompanhar e apoiar o FCP de forma totalmente desprendida.

Provavelmente haverão mais elementos para marcar presença do que aqueles que ontem apareceram no Dragão.

Mas também é evidente que os cerca de 3 / 4 mil elementos que anteriormente seguiam os SD para todo o lado, era resultado de um esquema em pirâmide de distribuição de bilhetes que arrastava toda essa gente numa interminável cadeia de favores.

Ou seja, talvez 2/3 desse grupo organizado não eram bem "ultras". Eram antes sim, mercenários. No sentido que só o faziam por obter algo em troca.

Se é verdade que a Direção do clube tem de fazer um esforço para agregar todos os adeptos.

Também é factual que não tem de os suportar de uma forma recorrente, continuada e sem regras.

Tudo isto bem esprimido, quantos SD ainda estão dispostos da dizer "presente"?

• Haha
Reações: Alex.88

Sou Azul

Arquibancada
16 Julho 2017
110
150
E não esquecer, que ontem, na primeira parte os C95 eram os únicos a cantar/puxar pela a equipa e criar ambiente.
E foram embora, após os SPOTTERS, terem dito que as ordens de ir policia de intervenção para o meio deles, para não estarem de pé foi do clube.

Já o ano passado, em muitos momentos de críticas no P1 ou até no estádio do estrela, a polícia falava conosco acerca do excesso de policia e justificava com "ordens da vossa direção".

Basta ver por exemplo os NN e a Juve, com 4/5 polícias normais.
Há quem acredite nisso? Então o Avb agora dá ordens à polícia, é isso?🤣

• Haha

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
Há quem acredite nisso? Então o Avb agora dá ordens à polícia, é isso?🤣
Não sei, estou a falar do que se ouve da polícia.
Qual seria a razão então dos C95 terem tido polícia no meio deles desde a época passada?

Se o estádio/evento é privado, quem "manda" na polícia é o dono do evento.
A polícia presente no estádio do dragão é paga pelo FCPorto.

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
A partir de quando é que o clube deixou de cumprir a sua parte do protocolo lavrado o ano passado?

E estamos a falar o quê e qual o montante associado?

Mas também terá a claque cumprido com a sua parte do protocolo?

Terá a claque sido capaz de pagar todas as multas que foram imputadas pela Liga ao FCP por causa da claque ou elementos com adereços identificativos da mesma tal como esse protocolo apontava?

Qual o real numero de associados dos SD ao dia de hoje?

Qual é a real capacidade de mobilização dos SD ao dia de hoje?

E desse grupo "mobilizavel" quantos elementos estão dispostos a pagar o seu bolso, com regularidade, entradas nos recintos para acompanhar o Porto?

A minha visão é que, tudo isso bem escalpelizado, sobram umas poucas centenas de "ultras" com disposição para acompanhar e apoiar o FCP de forma totalmente desprendida.

Provavelmente haverão mais elementos para marcar presença do que aqueles que ontem apareceram no Dragão.

Mas também é evidente que os cerca de 3 / 4 mil elementos que anteriormente seguiam os SD para todo o lado, era resultado de um esquema em pirâmide de distribuição de bilhetes que arrastava toda essa gente numa interminável cadeia de favores.

Ou seja, talvez 2/3 desse grupo organizado não eram bem "ultras". Eram antes sim, mercenários. No sentido que só o faziam por obter algo em troca.

Se é verdade que a Direção do clube tem de fazer um esforço para agregar todos os adeptos.

Também é factual que não tem de os suportar de uma forma recorrente, continuada e sem regras.

Tudo isto bem esprimido, quantos SD ainda estão dispostos da dizer "presente"?
Não sei prazos, nem montantes associados. Estava a comentar do que se ouvia falar dentro da direção dos SD. Não sei quantos membros mais poderiam estar presentes, mas sei que ao dia de hoje, quem está presente paga bilhete e que o dinheiro vai para o clube.

De uma coisa podes ter a certeza, nesse esquema de pirâmide, estavam muitos poucos. E não podemos meter todos os adeptos da claque no mesmo bolso.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,198
2,450
Se o estádio/evento é privado, quem "manda" na polícia é o dono do evento.
A polícia presente no estádio do dragão é paga pelo FCPorto.
Não é assim que as coisas funcionam.
Qualquer evento desportivo tem de ter segurança policial.
É a PSP, em sintonia com os organizadores do evento e os Stewarts, que definem a melhor forma de actuar.
Não digo que a direcção não possa dar uma indicação ou outra mas a polícia tem total autonomia para agir da melhor forma.
São pagos para isso e é responsabilidade deles caso algo corra mal.

• Haha

MiguelS17

Superior
14 Setembro 2022
53
99
É a PSP, em sintonia com os organizadores do evento e os Stewarts, que definem a melhor forma de actuar.
Não digo que a direcção não possa dar uma indicação ou outra mas a polícia tem total autonomia para agir da melhor forma.
Claro que sim, mas se sempre a polícia deixou os C95 em paz, não acho que tenha qualquer fundamento a parte de terem ido de forma autônoma para o meio deles.
Mas vale o que vale, não estou a tomar nenhum lado.
Quero é que tudo se resolva, e as claques têm um papel muito importante no estádio e no apoio.

David Bowie

Arquibancada
15 Maio 2024
193
436
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
mas durante a época passada, a policia dizia sempre que estava ali por indicações da direção. Se está a mentir? não sei....mas que diziam isso, eu ouvi

• Like
Reações: Hendrix

Mikev

Lugar Anual
14 Novembro 2023
3,185
7,503
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
@MiguelS17 desde já obrigado pelo contexto de alguém que está "por dentro".
Muitos de nós não sabe efetivamente os protocolos e o que se passa entre claques - direção e até policia.
Sigo o Tico no instagram e efetivamente quero crer que há um grupo de "SD's" que quer ir para a frente, apoiar o clube com força. E ainda bem porque é notório para todos que as claques têm um papel importante dentro do estádio e nas deslocações fora.

No entanto acho que também é notório que há pessoas dentro da claque que não querem o bem do clube, pelo contrário. Não é preciso dizer quem são pq já todos sabemos quem são.
E isso pode ser problemático porque pode criar confusões e atritos no seio da claque, que para todos os efeitos é apenas uma.

Além desses problemas, temos de uma vez por todas resolver este atrito entre claques - adeptos/sócios normais.
Muitos dos ditos adeptos/sócios normais, sempre cantaram em conjunto com a claque. É claro que não cantam o jogo todo, mas sempre houve um grande apoio dos adeptos em conjunto com a claque. Não é à toa que tinhamos um dos ambientes mais fodidos e os estrangeiros vinham aqui e sentiam isso. Havia apoio, força e garra.
Tenho pena de não "resolvermos" estes pontos e criarmos um ambiente como antes.
O clube está a fazer um esforço enorme em contratações e a melhorar a equipa.
Falta-nos a nós adeptos, esforçarmo-nos para criar um bom ambiente no estádio.

Se tudo remar para o mesmo lado, teremos sucesso. :dragão