Acho que estás a ver as coisas da perspectiva errada.
As pessoas não precisam de se reinserir na sociedade - a maior parte das pessoas desalojadas trabalham e estão inseridas na sociedade, simplesmente deixaram de ter dinheiro para conseguir pagar uma casa. Penso, inclusivamente que uma das pessoas que ficou desalojada é professor de matemática. (não é que isso seja importante, mas serve de exemplo)
Outra das criticas que são feitas é que câmara não tratou de dar um tecto às pessoas, muitas delas ficaram sem sítio onde passar a noite ou onde colocar os seus pertences. Mais desumano do que isto é impossível. Não houve nenhuma resolução de problema. A única coisa que houve foi piorar a situação de pessoas que já estavam numa situação muito frágil.
Isto porquê? porque se criou a narrativa de que quem vive em barracas é um parasita da sociedade e que o estado (ou as autarquias) não têm nada que providenciar casa a quem vive nestas condições. Basta ver os comentários nas redes sociais.
Cada vez mais estamos a caminhar para um país da américa latina. Os privilegiados em condominios fechados, os pobres que se fodam e a classe média com tendência a desaparecer (e claro, a culpar os mais pobres e os imigrantes pela sua vida miserável)
Ninguém aqui está a ilibar o Estado( na entidade Câmara Municipal).
Aliás o Estado seria sempre o principal responsável( é o responsável pelo controlo de construção)
Agora as pessoas tb são responsáveis.
1 professor aceitar viver naquelas condições e não ir a procura de melhorar a sua condição de vida é algo que a mim me ultrapassa.
Tinha de fazer barulho, falar na CS, bater a todas as portas.
Não o fez.
Só quando se tomou a decisão de arrasar aquilo é que se mexeu.
Cada vez mais acho que as pessoas gostam de espetáculo.
Quando as situações escalam e causa comoção é que fazem todo um folclore.
Agora se isto foi bem conduzido?
Parece me que não!
Mas lá está cada vez mais se valida a forma sobre o conteudo