Depois reconheci que era algo exagerado e aumentei para 20M.
Primeiro lugar: acho que o Porto não devia ter comprado o restante do passe nesta altura, porque tínhamos até 2026 para comprar o resto e nesta janela precisamos de contratar outros jogadores.
Segundo lugar: acho que para a realidade do FCP e do futebol português em geral, não são necessários jogadores acima dos 20 milhões. É a minha opinião, sujeita a críticas, claro. Não quer dizer que os jogadores não valham 20 milhões em vários casos, só não tenho como essenciais nesta altura.
Acho que não daria mais que 20 milhões pelo Samu nesta altura e considero que a qualidade também corresponde a esse valor. Também compreendo que o valor de mercado é muito maior, porquanto calculado com base no potencial dos jogadores. O que eu contesto é mesmo esse critério do potencial, que tenho como exagerado no futebol moderno, em detrimento da efetiva qualidade dos jogadores.
Estás a cometer um erro de base; Achar que o FC Porto negoceia como quer, quando quer e melhor lhe aprover!
Não é assim que funciona!..
Onde ficam aí os interesses dos outros clubes com quem partilhamos passes e pontenciais interessados no atleta? E quão grande seria a perda de margem negocial do FC Porto numa real investida de um grande clube sobre Samu?
Vejo esta antecipação de compra do remanescente do seu passe como um misto de ganho de posição negocial da nossa parte e, possivelmente, alguma necessidade por parte do Atlético em garantir liquidez imediata.
E todas as negociações, no final, traduzem isto; Uma confluência de interesses de ambas as partes ao invés de cada entidade se entrincheirar nas suas vontades.
Se há riscos? Claro que há. O que importa perceber é se este investimento tem um elevado grau de retorno, desportivo e financeiro. E, ao dia de hoje, isso é razoável acreditar que sim. Ou seja, é uma decisão estratégica que faz sentido.
De resto, a consideração que se paga, hoje em dia, balurdios pelo potencial de um jogador, só correlaciona a inflação generalizada do mercado de transferências com o investimento financeiro no futebol a partir de outras latitudes do mundo para além da Europa.
E isso também pode estar subjacente à informação há dias passada pelo André que poderíamos estar perante o maior mercado de sempre!
Só quem anda muito distraído é que acharia que se faz uma renovação importante no plantel sem haver um investimento elevado.