André Villas-Boas - Presidente

LuisFreitas

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,903
3,504
Vila Nova de Gaia, 1981
Este forum fez um loop e voltou a 2012.

Qualquer critica que se faça. Com mais ou menos sentido e aparece a brigada dos bons costumes.
Fazia mais sentido em 2012.

Esperemos que desta vez corra de forma diferente e que o AVB tenha o maior sucesso, pois isso é o que todos desejam.
O forum nao voltou a 2012. Sabes porque?

Porque em 2012 nao se criticava PdC pela sua origem social ou geografica
Porque em 2012 quando a coisa corria mal, nao se dizia a PdC para voltar a ir vender fogoes.
Porque em 2012 os proprios Portistas nao inventavam historias no twitter contra o proprio Presidente.
Porque em 2012 o Clube tinha supostamente , uma linha de sucesso, um comboio em andamento, e qualquer erro, pela experiencia de quem lá estava, deveria ser mais sujeito a critica, do que, neste momento. que somos um comboio parado por má manutençao das linhas.
Em 2012, nao vias criticas a PdC apenas porque este fez um doi doi a alguns.
Em 2012 nao havia empresas de marketing digital a apontar tudo e mais alguma coisa.
Em 2012 nao havia uma grupelha de frustrados, inergumenos que desejavam o insucesso do Presidente e do Clube.
Em 2012 todos lutavam na mesma direçao, mesmo nao sendo beneficiados, quer monetariamente quer "socialmente" pelo Clube
Em 2012, a direçao levava cerca de 30 anos de experiencia.

Porque em 2025 alguns ainda pensam que estao em 2012...

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,645
6,163
A resposta é indiferente.

Saliento este similitude não pelo que todos estarão a pensar (critica por uma K7), mas porque acho que um erro estrutural do AVB é a sobrevalorização pela forma, pela aparência, pela sedução.

Numa organização, seja clube de futebol, seja num restaurante, seja um profissional liberal, ou empresas posso ser simplista e elencar 2 grandes competências.

A capacidade que tens de vender, liderar, motivar, convencer, entusiasmar e outros verbos do género.
Isso é muito importante (o atendimento ao público, a capacidade de angariar clientes, vender uma ideia ou uma competência, motivar equipas), mas na minha opinião não é mais do que a capacidade de executar uma tarefa. Ser competente a fazer, saber fazer, executar.

Este último caso (executar uma tarefa, prestar o serviço, entregar uma encomenda, servir um prato) é o mais importante.

Uma empresa não cresce sem ter quem saiba vender um serviço, mas se o pós-venda é sofrivel eu não irei almoçar ao Restaurante X só porque os empregados de mesa são uns porreiraços.

Dito isto: O AVB é um homem de sucesso. Construiu-o, na minha opinião, na base da "venda". Desde o Robson quando o puto consegue vender uma imagem e cresce a partir daí, desde aquela fabulosa época como treinador em que ele vende um sonho, um projeto, uma ilusão a toda a nação portista (incluindo jogadores) e chegando até à Presidência em que a sua capacidade de seduzir, galvanizar os sócios é de tal forma esmagadora que massacra eleitoralmente o homem mais importante da história do clube.

É perfeitamente normal que quem constroi uma vida profissional de sucesso suportado num tipo de pilar se convença que esse pilar é mais importante do que efetivamente é.

Isso está expresso (consciente ou inconscientemente) quando é convocado a dizer porque escolheu um treinador.

"Vejam como ele cativa, como ele seduz, como ele vende, como entusiasma" São tudo características de venda.

AVB chegou aonde chegou nesta capacidade infinita, ininterrupta de seduzir.
Infelizmente para ele há 50 e tal jogos por ano. É como um restaurante. Tens que ter um bom cozinheiro porque todos os dias há almoço e jantar.

As viúvas como eu continuarão a rezingar minoritariamente durante um tempo, porque as Robyzetes serão a maioria e continuarão a babar-se pela 54ª promessa do agora é que é.

O problema não está no "agora é que é". Um clube de futebol como o Porto obriga a demagogia e algum discurso irracional e de venda, porque o negócio (como dizia um forista em resposta a um post meu) vive muito da emoção, da crença.

O meu problema é que começo a pensar que o "agora é que é" serve mais para passar o dia de hoje a salvo (da contestação, da critica, whatever) do que incorpora a real necessidade de ter um cozinheiro bom.

Se ele continuar demasiado focado na "venda", na "aparência", na "percepção" vai manter viva a paixão de milhares de Robyzetes durante mais algum tempo, mas não vai gerir bem o Porto.

Vai continuar a deixar cair treinadores, directores desportivos, a renovar, refundar, reorganizar. Não vai enfrentar a turba (seja de sócios, de comentadores) e mostrar que pode "executar mal" (como todos os presidentes), mas que a dado momento vai perceber que isto não vai lá com "vendas infinitas e sedução permanente"-

Hoje até era uma boa oportunidade para isso.

A escolha do Farioli parece ser uma linha de continuidade com o perfil Anselmi. Jogo de posse, jovens lobos ambiciosos, construção desde a defesa, ser protagonista.

Sendo mauzinho diria que está aí mais uma sobrevalorização de estilo: importante jogar bonito.

Sendo justo diria que ele tinha uma oportunidade para dizer que sempre quis um treinador que quer jogar duma determinada forma, que é esse o padrão que julga ser melhor para o futuro do Porto e que por isso resolveu ir por aqui ao contrário do que a maioria do portismo ou dos comentadores queriam (um tuga mais rato e experiente).

Neste momento, sendo eu um critico do estilo em que o AVB vai debitando palavras sobretudo em função do impacto imediato das mesmas no capitulo da sedução (nem neste FDS conseguiu desligar o modo sedutor mesmo num contexto que o desaconselharia vivamente), o que espero dele é ver mais execução (boa ou má) e menos venda.

Menos ações para a bancada/plateia (descidas ao balneário, exigências a treinadores, tudo para o Dragão às 2 da manhã, murros na mesa, vergonhas, Luchos para 4.º ou 5.º adjunto, Henrique e Tiago em vez de Andoni ou Jorge) e maior foco no que impedirá as Robyzetes de enviuvarem a médio prazo.

Execução. Por muito que ele seduza, prometa, cative vai levar sempre com resultados.
Agora tem 2 meses de relativa paz. Que aproveite para afinar prioridades.
Não acho que a analise esteja totalmente errada mas…

1. O AVB pode n ter sido o Guardiola mas nao foi um bluff de marketing. Teve sucesso em vários clubes (academica, porto, zenith).Se calhar esperavamos que fosse top 1% e acabou por der top 20%. Nao deixa de ser excepcional.

2. Nao podemos tirar todas essas conclusões com um ano de presidência altamente condicionada pela herança que recebeu. Este é o primeiro mercado com algum dinheiro e tempo para investir.. vamos dar tempo ao homem senão nenhum presidente se safa.

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
4,093
5,943
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Francesco Farioli: novo técnico do FC Porto e sócio número 152 234 dos dragões. De Anselmi a Farioli são 5 204 sócios de distância.

Este presidente veio revitalizar o clube de uma forma que ninguém poderia estar a contar. Quandos os resultados desportivos começarem a entrar, voltaremos a ser o número 1 em Portugal.

Pode demorar mas vamos lá chegar.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,645
6,163
Honestamente acho que esteve Mal
Atravessou-se sem necessidade nenhuma.
Ninguem dos 80% que votou nele lhe exige o melhor Mercado de transferencias de sempre e ser campeao
O que exigimos é uma equipa a jogar bem e a lutar até ao fim e o segundo lugar, ao mesmo tempo que consolida as contas
Ele tem de refrear as expectativas, isto nao é ano de eleiçoes, ele tem de construir uma base solida primeiro
Verdade mas provavelmente é o que o AVB se exige.

Para o bem e para o mal o AVB nao precisa do cargo para “nada”. Na cabeca dele nao deve ter interesse em se perpetuar como presidente se nao for para ganhar o que choca com o comum presidente que se tenta manter no cargo Ad eternum.

• Like
Reações: K92

TGarcia87

Arquibancada
11 Março 2012
383
640
Continua o discurso do coitadinho de alguns. Que temos é de ver o segundo lugar, nem pensar em ser campeão e assumir que é para ser campeão. Foda-se! O que vale é que é um ou outro e não a maioria. Era o que faltava nos termos tornado o Boavista aqui da zona.
Grande parte das vezes não concordo com o que escreves aqui. Mas neste ponto... o Porto tem de ser sempre candidato ao titulo. Tem sempre de ter expectativas elevadas. Foi assim q fomos habituados.

Gabo ao Presidente a coragem de transmitir claramente este sentimento. Se pode correr mal? Claro que sim, mas o ADN Porto será sempre ganhar!

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
43
56
O forum nao voltou a 2012. Sabes porque?

Porque em 2012 nao se criticava PdC pela sua origem social ou geografica
Porque em 2012 quando a coisa corria mal, nao se dizia a PdC para voltar a ir vender fogoes.
Porque em 2012 os proprios Portistas nao inventavam historias no twitter contra o proprio Presidente.
Porque em 2012 o Clube tinha supostamente , uma linha de sucesso, um comboio em andamento, e qualquer erro, pela experiencia de quem lá estava, deveria ser mais sujeito a critica, do que, neste momento. que somos um comboio parado por má manutençao das linhas.
Em 2012, nao vias criticas a PdC apenas porque este fez um doi doi a alguns.
Em 2012 nao havia empresas de marketing digital a apontar tudo e mais alguma coisa.
Em 2012 nao havia uma grupelha de frustrados, inergumenos que desejavam o insucesso do Presidente e do Clube.
Em 2012 todos lutavam na mesma direçao, mesmo nao sendo beneficiados, quer monetariamente quer "socialmente" pelo Clube
Em 2012, a direçao levava cerca de 30 anos de experiencia.

Porque em 2025 alguns ainda pensam que estao em 2012...
è verdade que existe esse género de criticas, mas também existem criticas com logica.
e a atitude é exatamente a mesma.
E isso funciona para os 2 lados, pois também vês argumentos sem o mínimo sentido de sinal contrario.

Repara a gestão financeira do clube no últimos anos do pdc foi vergonhosa (criminosa mesmo). Isso é um facto.
Claro que isso depois cria a perceção que uma gestão normal é excelente, mas não o é, continua a ser normal.

Eu vou dar um exemplo concreto, o negocio com a ITHAKA, a renegociação do mesmo passando o mesmo a poder atingir 100M€, todos (eu inclusive) deram os parabéns, mas a verdade é que nunca se soube quais são os objetivos a cumprir para atingir os 100M€.

Para melhor entender o assunto dou outro exemplo:

Vendemos o Diogo Costa ao Manchester city por 30M€ + 50 de Variáveis.
Hipótese 1 - as variáveis são 10M€ por cada vez que nos próximos 5 anos o City fique na Premier Legue
Hipótese 2 - As variáveis são 10M€ por cada bola de ouro que o Diogo Costa Ganhe nos próximos 5 anos

Seria um bom negocio nas 2 hipóteses?

E convém lembrar que uma das grandes promessas do AVB foi transparência.

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
43
56
Não acho que a analise esteja totalmente errada mas…

1. O AVB pode n ter sido o Guardiola mas nao foi um bluff de marketing. Teve sucesso em vários clubes (academica, porto, zenith).Se calhar esperavamos que fosse top 1% e acabou por der top 20%. Nao deixa de ser excepcional.

2. Nao podemos tirar todas essas conclusões com um ano de presidência altamente condicionada pela herança que recebeu. Este é o primeiro mercado com algum dinheiro e tempo para investir.. vamos dar tempo ao homem senão nenhum presidente se safa.
Não podemos tirar as conclusões, mas podemos achar que os sinais não são bons.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,067
28,193
Conquistas
1
è verdade que existe esse género de criticas, mas também existem criticas com logica.
e a atitude é exatamente a mesma.
E isso funciona para os 2 lados, pois também vês argumentos sem o mínimo sentido de sinal contrario.

Repara a gestão financeira do clube no últimos anos do pdc foi vergonhosa (criminosa mesmo). Isso é um facto.
Claro que isso depois cria a perceção que uma gestão normal é excelente, mas não o é, continua a ser normal.

Eu vou dar um exemplo concreto, o negocio com a ITHAKA, a renegociação do mesmo passando o mesmo a poder atingir 100M€, todos (eu inclusive) deram os parabéns, mas a verdade é que nunca se soube quais são os objetivos a cumprir para atingir os 100M€.

Para melhor entender o assunto dou outro exemplo:

Vendemos o Diogo Costa ao Manchester city por 30M€ + 50 de Variáveis.
Hipótese 1 - as variáveis são 10M€ por cada vez que nos próximos 5 anos o City fique na Premier Legue
Hipótese 2 - As variáveis são 10M€ por cada bola de ouro que o Diogo Costa Ganhe nos próximos 5 anos

Seria um bom negocio nas 2 hipóteses?

E convém lembrar que uma das grandes promessas do AVB foi transparência.
Sim… a parte financeira tem desiludido… agora há petróleo?

sericucos

Bancada central
23 Abril 2012
1,623
264
37
Vila Nova de Gaia
O que vocês interpretam das declarações do Presidente quando diz que "podemos estar perante o maior mercado de sempre da história do clube"
Em que sentido vocês vêem estas declarações??

Não estará novamente a exagerar??

🤔
Vejo coerência com aquilo que é unânime para todos...o plantel precisa de ser renovado! Ora para se renovar o plantel é preciso investimento...

Parece-me que quem exagera não é o nosso Presidente...mas sim quem está sempre à procura de alguma coisa para pegar.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,869
6,489
Conquistas
1
  • Junho/18
Eu pessoalmente não sou grande fã das declarações faraónicas de AVB, no entanto acho que se está a exagerar nestas últimas em que simplesmente refere que este defeso pode ser o maior mercado do clube, é porque na prática o mais provável é que seja isso mesmo que vá acontecer.

Como deixamos de investir tanto em janeiro depois das vendas de Galeno e Nico para investir agora, e como provavelmente também teremos vendas relevantes a fazer, assim como muitos outros jogadores estarão de saída do plantel mesmo que por valores irrisórios, a realidade é que os valores disponíveis para compras provavelmente serão elevados, e o nosso patamar histórico são 67 M que não é propriamente nenhuma enormidade nos dias de hoje.

O resto é se afirmar como candidato ao titulo, algo que depois de forte investimento no plantel torna-se inevitável porque já não é o ano de transição, ele tinha tido oportunidade de relativizar isso era na época passada, nesta já não o pode fazer, terá que ter alguma contenção na forma como enquadra a nossa participação na liga europa mas acho perfeitamente normal que a nível interno já haja alguma pressão.

• Like
Reações: Kerouac

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
40,520
79,156
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
Isso do All in nao faz sentido nenhum, nem AVB iria colocar em causa a recuperação financeira do clube.

Nao vai haver All in nenhum. Se gastarmos muito sera porque vendemos ainda mais.

Mas a estabilidade financeira do clube nao sera posta em causa, estou 100% convicto.

ribasFCP

Superior
28 Junho 2025
43
56
Achas que a parte financeira foi boa?
Existem 4 grandes factos na parte financeira.

1 - Acordo com Ithaka (renogociação) já achei muito bom, mas uma serie de noticias que surgem de dentro do clube (já pagamos não sei quantos M€) fazem com que gostasse de saber quais são os objetivos.

Há uns anos um amigo contou-me a seguinte situação, um clube queria vender um jogador (o jogador estava a fazer muita pressão para sair) mas o comprador só pagava 20M€ e isso o vendedor sabia que isso ficar mal nos adeptos, como depois foi anunciado o negocio o jogador foi vendido por 30, e o clube comprador ainda vinha fazer o jogo de apresentação do clube vendedor (esqueceram foi de dizer que recebia 10M€ por isso), resumindo um negocio razoável foi vendido como muito bom.

2 - Financiamento que permitiu pagar as valores em atraso - Boa taxa, bom negocio. Mas repara fazer isso (refinanciar a divida) é um passo básico no manual de gestão financeira, só que tínhamos uma liderança (pdc + Fernando gomes) que ainda viviam no anos 80, e quando perceberem que tinham de fazer isso foram ter com um agiota.

3 - Vendas - Nico + Galeno vs Luiz Dias, ninguém de bom senso pode afirmar que não existe uma diferença abissal, mas também é preciso dizer que é diferente andar a correr o mercado, pois precisas de nos proximos 15 dias pagar contas senão bye bye competições europeias, do que teres a situação financeira minimamente controlada e em de estares tu desesperado poderes aproveitar o desespero dos outros.

Mas com isso não quero tirar o mérito a esta direção de ter possibilitado esta situação, versus os loucos da anterior.

4 - Gestão "racional" de custos - O regabofe era de tal ordem, que basta uma gestão normal, para parecer excelente.
Mas não tenho duvidas que por aqui serão "poupados" cerca de 10M€/ano.

Em conclusão, acho boa, mas para classificar de excelente precisaria de mais dados, pois confesso que não gosto da campanha de marketing constante a enaltecer coisas normais,

Mas repara, o próprio AVB reconheceu na campanha, que o caminho para o sucesso seria: Rigor financeiro + Programa desportivo.

E agora pergunto eu, achas que se nota uma mudança efetiva p.e. no peso do scouting nas contratações?
Achas normal a aposta no Zubizarreta para reformular toda a parte desportiva (que vai muito além do mercado, das compras e vendas) e um ano depois ele ser colocado na prateleira e nada ser dito?

• Like
Reações: Villas

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,645
6,163
Não podemos tirar as conclusões, mas podemos achar que os sinais não são bons.
Convem dar a devida importancia aos sinais..

Parece quem pede para despedir treinador porque nao concorda com 1 substituiçao. Vamos sempre discordar de coisas que os outros fazem porque nao somos as mesmas pessoas e nao temos o memso nivel de informaçao.

Em que é que o presidente dizer que vai fazer 1 alteraçao profunda no plantel leva a colocar qq coisa em causa? Pode existir quem discorde da forma, mas acho que todos concordam que algo tem de ser feito ao plantel..

Colocava em causa se daqui a 2 meses tivessemos o mesmo plantel

Moradona

Bancada lateral
18 Maio 2025
787
2,203
Isso do All in nao faz sentido nenhum, nem AVB iria colocar em causa a recuperação financeira do clube.

Nao vai haver All in nenhum. Se gastarmos muito sera porque vendemos ainda mais.

Mas a estabilidade financeira do clube nao sera posta em causa, estou 100% convicto.
Óbvio que não vai haver all-in, nem sequer faz sentido colocar as coisas nesses termos.

O investimento está atrelado às vendas de Janeiro e às vendas que ocorrerão agora no mercado de verão.

• Love
  • Like
Reações: K92 e fjpfcp
H

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
924
1,777
Resumo da última semana de intervenções do Presidente e respectivas opiniões:

- Vai ao velório de Diogo Jota e de André Silva. Como ex-atletas do clube, decide imortalizar a relação entre as partes entregando, de forma simbólica, 2 cartões de sócio à família.
É criticado porque, de alguma forma, está a condicionar o clubismo dos malogrados e isso pode-lhes tirar o descanso eterno.

- No dia do funeral, responde a algumas perguntas da TVI onde lhe perguntam a opinião e relação do FC Porto com Diogo Jota. AVB responde dizendo que era um atleta de elite e que tínhamos intenção de o recuperar para o plantel em 26/27 e até já tínhamos feito uma abordagem junto do Jorge Mendes.
É criticado porque o timing não era o correcto. Por momentos, pensei que tivesse entrado de rompante pela igreja para interromper a homilia do D. Manuel Linda para proferir essas palavras. Não sei em que medida é que dizer uma curiosidade que, mais tarde ou mais cedo, ia ser de conhecimento público afectou o velório ou comprometeu o jogador. Mas alguém achou mal.

- Apresentou o Farioli como novo treinador dizendo que queríamos recuperar o título de campeão e o Farioli era a pessoa certa.
Criticado porque um presidente do FC Porto não pode ter um discurso tão ambicioso. Onde já se ouviu o líder máximo de um dos 3 grandes apontar como objectivo o título nacional? Devia dizer que íamos lutar por um lugar na liga Europa.

- Afirmou que este mercado ia ser movimentado e que muito provavelmente iria ser o mais dispendioso da nossa história.
É criticado porque está a colocar uma pressão desnecessária sobre o treinador.
O facto de andarmos desde Janeiro a dizer que o plantel é dos mais fracos da história recente do clube, que precisamos de pelo menos 2 centrais, 2 médios, um extremo e uma alternativa ao Samu para que o treinador tenha todas as condições para fazer um bom trabalho parece que não implica um investimento avultado no plantel. Talvez a ideia seja ir buscar atletas ao perdidos e achados do Sá Carneiro.

Basicamente tem sido em volta destes temas que discutimos a presidência de AVB.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,426
15,394
Resumo da última semana de intervenções do Presidente e respectivas opiniões:

- Vai ao velório de Diogo Jota e de André Silva. Como ex-atletas do clube, decide imortalizar a relação entre as partes entregando, de forma simbólica, 2 cartões de sócio à família.
É criticado porque, de alguma forma, está a condicionar o clubismo dos malogrados e isso pode-lhes tirar o descanso eterno.

- No dia do funeral, responde a algumas perguntas da TVI onde lhe perguntam a opinião e relação do FC Porto com Diogo Jota. AVB responde dizendo que era um atleta de elite e que tínhamos intenção de o recuperar para o plantel em 26/27 e até já tínhamos feito uma abordagem junto do Jorge Mendes.
É criticado porque o timing não era o correcto. Por momentos, pensei que tivesse entrado de rompante pela igreja para interromper a homilia do D. Manuel Linda para proferir essas palavras. Não sei em que medida é que dizer uma curiosidade que, mais tarde ou mais cedo, ia ser de conhecimento público afectou o velório ou comprometeu o jogador. Mas alguém achou mal.

- Apresentou o Farioli como novo treinador dizendo que queríamos recuperar o título de campeão e o Farioli era a pessoa certa.
Criticado porque um presidente do FC Porto não pode ter um discurso tão ambicioso. Onde já se ouviu o líder máximo de um dos 3 grandes apontar como objectivo o título nacional? Devia dizer que íamos lutar por um lugar na liga Europa.

- Afirmou que este mercado ia ser movimentado e que muito provavelmente iria ser o mais dispendioso da nossa história.
É criticado porque está a colocar uma pressão desnecessária sobre o treinador.
O facto de andarmos desde Janeiro a dizer que o plantel é dos mais fracos da história recente do clube, que precisamos de pelo menos 2 centrais, 2 médios, um extremo e uma alternativa ao Samu para que o treinador tenha todas as condições para fazer um bom trabalho parece que não implica um investimento avultado no plantel. Talvez a ideia seja ir buscar atletas ao perdidos e achados do Sá Carneiro.

Basicamente tem sido em volta destes temas que discutimos a presidência de AVB.
Acho que a critica no geral é falar menos e que o trabalho é demonstrado pelos resultados.

Mas depois também é criticado por não falar nas alturas certas.

Braveheart

Bancada central
24 Outubro 2014
1,828
2,063
Acho que se anda a empolar demasiado as declarações do AVB.
É alguma novidade que o plantel tem lacunas evidentes e falta de qualidade?
É alguma novidade que será preciso um forte investimento para dotar este plantel de qualidade que nos permita lutar por títulos?
Como querem vencer se não investirmos?
É mau estar motivado e ser ambicioso para a próxima época?
Para mim é um não assunto.
Só espero que o Francesco Farioli venha tão motivado e com a mesma ambição que o AVB para o mais depressa possível voltarmos a vencer e conquistar títulos.