#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.27

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.27 Performance da Época

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,633
5,937
Conquistas
1
  • Junho/18
Isto parece só ser 1 problema porque os 3 defesas são diferentes do "habitual" (cada vez mais comum).

Relembro que com excepção dos últimos 6 meses, o Sérgio Conceição jogou sempre em 4-4-2. Nos últimos 8 anos jogamos uns 12 meses em 4-2-3-1.. não percebo porque surgiu agora a defesa acérrima do 4-3-3.

As nossas "equipas" do Mourinho para ca ganharam quando tinhamos equipas muito melhores que a concorrência. Um 4-3-3 com plantel muito inferior à concorrência vai ter dificuldades também. Ou se jogassemos com 3 defesas com o Hulk contra o Tiuí iamos perder mais? :p
Na realidade nem sequer são 3 defesas convencionais, na prática a táctica do Anselmi pode ser (e o mais provável é que seja) interpretada por um plantel ironicamente formatado para o 4-3-3, porque jogamos na mesma com 3 médios, a diferença é que a um deles é pedido que em certos momentos do jogo jogue como terceiro central.

O Anselmi joga como o Bielsa e não como o Amorim e outros treinadores que jogam com 3 centrais, talvez em alguns jogos que seja preciso defender mais ele possa utilizar mesmo 3 centrais como a dada altura também aconteceu com SC nos jogos da Champions, mas penso que isso será pouco usual.

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
644
1,183
Vejo toda a gente a dar o Diogo costa como vendido , ainda ontem pus um link que ele está nos interessados do city mas parece que querem o turbin ( lol? Ok a fonte nao deve ser muito boa porque nem no fórum deles falam disso )

Se o city nao o quiser quem é que vai dar 40M por ele??

É que nao se fala mais em maus ninguém

Todas as vendas que enunciaste ai , sem a do Diogo são muito baixas de valores

O Diogo está " vendido " faz três epocas e nunca sai

Nos precisamos de umas 7 entradas, não Acho que vá ser fácil
O Evanilson, várias vezes se falou que havia fortes interessados, não saiu, mas ao fim de 4 épocas saiu mesmo. E o Galeno, esteve para sair, não saiu, acabou por sair 3 épocas depois de ter sido resgatado ao Braga. Porque não há-de acontecer o mesmo com o Diogo? Já teve interessados, não saiu, por um motivo ou por outro, agora ao fim de 5 ou 6 épocas na equipa principal acaba mesmo por sair. Se não for por mais é por menos. É impossível?

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,957
12,316
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Vejo toda a gente a dar o Diogo costa como vendido , ainda ontem pus um link que ele está nos interessados do city mas parece que querem o turbin ( lol? Ok a fonte nao deve ser muito boa porque nem no fórum deles falam disso )

Se o city nao o quiser quem é que vai dar 40M por ele??

É que nao se fala mais em maus ninguém

Todas as vendas que enunciaste ai , sem a do Diogo são muito baixas de valores

O Diogo está " vendido " faz três epocas e nunca sai

Nos precisamos de umas 7 entradas, não Acho que vá ser fácil
O Chelsea e o United precisam de GR melhores, estão aí mais dois bons candidatos.

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
174
469
Isto parece só ser 1 problema porque os 3 defesas são diferentes do "habitual" (cada vez mais comum).

Relembro que com excepção dos últimos 6 meses, o Sérgio Conceição jogou sempre em 4-4-2. Nos últimos 8 anos jogamos uns 12 meses em 4-2-3-1.. não percebo porque surgiu agora a defesa acérrima do 4-3-3.

As nossas "equipas" do Mourinho para ca ganharam quando tinhamos equipas muito melhores que a concorrência. Um 4-3-3 com plantel muito inferior à concorrência vai ter dificuldades também. Ou se jogassemos com 3 defesas com o Hulk contra o Tiuí iamos perder mais? :p
Não surgiu só agora o tema do 433, eu e muitos outros tocamos neste tema já desde o P. Fonseca e desde o início do SC e sempre que se muda o nosso sistema mais comum. Nunca gostei de sistemas com dois trincos/pivots, sempre me pareceu que ter um único á frente da defesa sempre deu mais estabilidade as equipas e cobertura aos médios que jogam á sua frente para subir com as costas cobertas.

Para mim as equipas que melhor vi jogar, as equipas modelo e em que se percebia bem qual o papel de cada jogador foram as que ganharam as duas UEFAs/Europa L.

O 433 é não só o sistema com que o nosso clube mais se identifica, mas também o jogador português. Só digo para quê inventar ? Não será melhor ter o mesmo sistema em todos os escalões e procurar treinadores que se encaixem ou que tenha essa flexibilidade para se adaptar ? O tema é não só de cultura do clube, mas também de forma a facilitar o planeamento e scouting, que não pode mudar de acordo com as ideias de cada novo treinador. Não sei se tenha toda a razão, mas que faz sentido parece-me que faz.

Última edição:

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
174
469
Olha que com o Co Adriaanse não deu merda, nem logo (ganhámos campeonato e taça), nem a curto prazo (a seguir, com o Jesualdo, fomos tricampeões, passámos sempre a fase de grupos da Champions e ganhámos Taças e Supertaças). A "invenção" do Adriaanse não nos trouxe problemas nenhuns, porque tínhamos um plantel recheado de grandes jogadores que tanto jogavam no 3-4-3 dele como jogavam no 4-3-3 do Jesualdo.
O que nos traz enormes problemas agora é que temos um plantel recheado de jogadores fracos (os bons são a excepção), que tanto não jogam nada no 3-4-3 do Anselmi como não jogavam nada no 4-3-3 do VB.
Por isso é que se mudou logo a seguir. O ano do Co foi um fluke. Basta ver que nos jogos grandes ficamos sempre aquém do potencial da equipa, assim como muitas vezes se sentia que passávamos muitos dos jogos perto do desastre. Era um modelo sem qualquer viabilidade para jogar competições europeias. Os anos do Jesualdo vieram confirmar que a nossa estabilidade é no 433, nisso o Jesualdo não inventou e teve sucesso aqui sem deslumbrar como técnico. Era um tipo inteligente e racional.

• Like
Reações: FABIOCOSTA

Portista in Sofia

Bancada central
29 Agosto 2022
2,237
2,729
Não surgiu só agora o tema do 433, eu e muitos outros tocamos neste tema já desde o P. Fonseca e desde o início do SC e sempre que se muda o nosso sistema mais comum. Nunca gostei de sistemas com dois trincos/pivots, sempre me pareceu que ter um único á frente da defesa sempre deu mais estabilidade as equipas e cobertura aos médios que jogam á sua frente para subir com as costas cobertas.

Para mim as equipas que melhor vi jogar, as equipas modelo e em que se percebia bem qual o papel de cada jogador forma as que ganharam as duas UEFAs/Europa L.

O 433 é não só o sistema com que o nosso clube mais se identifica, mas também o jogador português. Só digo para quê inventar ? Não será melhor ter o mesmo sistema em todos os escalões e procurar treinadores que se encaixem ou que tenha essa flexibilidade para se adaptar ? O tema é não só de cultura do clube, mas também de forma a facilitar o planeamento e scouting, que não pode mudar de acordo com as ideias de cada novo treinador. Não sei se tenha toda a razão, mas que faz sentido parece-me que faz.
Faz todo o sentido.

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
8,295
13,154
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana

Para mim as equipas que melhor vi jogar, as equipas modelo e em que se percebia bem qual o papel de cada jogador foram as que ganharam as duas UEFAs/Europa L.

Eu vejo bons argumentos, e alguns fazem sentido, mas dentro de campo como é?
Aquilo que aparece na ficha de jogo 433 depois dentro de campo nada disso acontece.
Nós temos um jogador como o Mora, que tem um perfil muito específico e para render, na minha opinião, tem de ser por dentro o mais perto da área possível e isso exige o overlap do lateral.
Até podes montar um esquema em 433, mas dentro de campo com as dinâmicas isso acaba tudo por ir janela fora, o futebol evoluiu muito e agora os treinadores dão mais ênfase a um esquema fluido do que um mais estruturado.
Imagina que joguemos 433, o Eustáquio sendo o mais recuado, muitos treinadores hoje constroem com 3 baixando um médio para essa primeira fase, logo seria o Eustáquio a descer, depois como é normal tu queres fixar os extremos nos laterais e então sobres os laterais para teres mais espaço para construir.
Portanto, nesse momento dentro de jogo já estás 3x4x3.
As dinâmicas são tudo no jogo

• Like
Reações: Dias_21

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
174
469
Por último, proibia o nosso scouting, equipa técnica e direção desportiva de ver jogos de equipas de autor. Parece quase anedótico :) mas prevenia muitos problemas e andarem com as ideias confusas, evitava inventarem e andarem a sonhar com golpes de asa. Isso é para quem pode gastar centenas de milhões e manter jogadores de topo por muitos anos…porra, o futebol não é assim tão complicado como querem fazer parecer ultimamente. Para quê reinventar a roda ? Foquem-se em arranjar jogadores de qualidade e personalidade, já agora alguns com experiência para cimentar o barco…

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,083
2,441
É surpreendente a escolha de AVB também por aí. Não há táticas hoje em dia que não possam ser vencedoras, isso é um ponto prévio. Depois todos nós temos uma tática preferida, e sim, para mim o 4x3x3 é claramente a melhor forma de uma equipa se apresentar e não só, de construir uma ideologia de clube também.

A parte que surpreende em AVB é precisamente isto vir de alguém que teve uma carreira como treinador em 4x3x3, que sempre admirou e muito o estilo Barça da coisa e que depois vai para um estilo que já não se via no FC Porto pelo menos desde os tempos loucos de CoAdrianse.
Contra o Casa Pia jogamos praticamente em 4x3x3...

• Like
Reações: Dias_21

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
33,116
45,206
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Na realidade nem sequer são 3 defesas convencionais, na prática a táctica do Anselmi pode ser (e o mais provável é que seja) interpretada por um plantel ironicamente formatado para o 4-3-3, porque jogamos na mesma com 3 médios, a diferença é que a um deles é pedido que em certos momentos do jogo jogue como terceiro central.

O Anselmi joga como o Bielsa e não como o Amorim e outros treinadores que jogam com 3 centrais, talvez em alguns jogos que seja preciso defender mais ele possa utilizar mesmo 3 centrais como a dada altura também aconteceu com SC nos jogos da Champions, mas penso que isso será pouco usual.
O Fernando com AVB fazia quase o mesmo papel do Eustaquio. Só que o Fernando era um monstro e sozinho fazia o meio campo defensivo todo.

Mas o pessoal bateu com os 3 centrais pronto…

E se a atacar o Eustaquio se chegar ao Varela, o Fábio subir e o Mora ou o Pepê se juntar ao Samu? Já é um 442

Se cai Mora ou Fabio numa ala e um deles ocupa a posição 10? Já é um 4231.

Basta ver o posicionamento do Fábio no golaço contra o Vitória, onde caiu de uma ala.

O sistema é completamente dinâmico. Isso de “jogar com 3 centrais” tem muito que se lhe diga.

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
1,083
2,441
Errado

Encaixamos 45M do galeno mais uns 45M do nico o que dá 90M

E já gastamos 4M no Perez e 9 no William

Sem falar que no verão entra os 5M de 15% do Samu e os 13M do nehuen

- tomas 4M
- William 9M
- Samu 5M
- nehuen 13

Total : 31M ja gastos

Como disse temos de vender o Chico + uma grande venda como foi o evanilson + os descartados que ninguém quer
Contas de FM. Os negócios na vida real não são feitos assim, os pagamentos são prolongados.

E sim, com os milhões que entraram em janeiro já teremos condições de investir em 2/3 reforços para o onze. O resto virá com os milhões que se irão fazer com outros jogadores, entre os quais o Chico, o Pepê, o Borges, quem sabe o Varela e por aí a fora.

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
6,046
6,634
O Fernando com AVB fazia quase o mesmo papel do Eustaquio. Só que o Fernando era um monstro e sozinho fazia o meio campo defensivo todo.

Mas o pessoal bateu com os 3 centrais pronto…

E se a atacar o Eustaquio se chegar ao Varela, o Fábio subir e o Mora ou o Pepê se juntar ao Samu? Já é um 442

Se cai Mora ou Fabio numa ala e um deles ocupa a posição 10? Já é um 4231.

Basta ver o posicionamento do Fábio no golaço contra o Vitória, onde caiu de uma ala.

O sistema é completamente dinâmico. Isso de “jogar com 3 centrais” tem muito que se lhe diga.
woot 😭

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
174
469
Eu vejo bons argumentos, e alguns fazem sentido, mas dentro de campo como é?
Aquilo que aparece na ficha de jogo 433 depois dentro de campo nada disso acontece.
Nós temos um jogador como o Mora, que tem um perfil muito específico e para render, na minha opinião, tem de ser por dentro o mais perto da área possível e isso exige o overlap do lateral.
Até podes montar um esquema em 433, mas dentro de campo com as dinâmicas isso acaba tudo por ir janela fora, o futebol evoluiu muito e agora os treinadores dão mais ênfase a um esquema fluido do que um mais estruturado.
Imagina que joguemos 433, o Eustáquio sendo o mais recuado, muitos treinadores hoje constroem com 3 baixando um médio para essa primeira fase, logo seria o Eustáquio a descer, depois como é normal tu queres fixar os extremos nos laterais e então sobres os laterais para teres mais espaço para construir.
Portanto, nesse momento dentro de jogo já estás 3x4x3.
As dinâmicas são tudo no jogo
Claro que sim. Os jogadores e as suas características podem dar algumas dinâmicas e variações. Tanto é que com Mourinho o Derlei jogava na ala esquerda e tinha movimentos diferentes de um extremo puro, sendo um avançado pela esquerda. Alias o Mora poderia fazer a posição com dinâmicas parecidas ao que tivemos nesse ano.

Resumindo, podem haver algumas dinâmicas que podem variar para casos esporádicos, mas convinha ter uma base em que todos no clube pudessem trabalhar a longo prazo. Assim andamos aos ziguezagues e atrás de modas…

• Like
Reações: Palu1893

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
174
469
Até nós a ver da bancada ficamos confusos, imagino os jogadores a terem de mudar tudo o que treinaram e que estão confortáveis. Sempre achei que os jogadores com o VB pareciam limitados pelo excesso de informação que lhes era passada, normalmente é o que treinadores inseguros fazem, sobrecarregam os jogadores de variações e dinâmicas para parecerem mais inteligentes do o que são. O chamado jogar de acordo com o adversário…

Convêm é ter jogadores que encaixem no perfil. Neste caso mete um Fernando ou um Emerson à frente da defesa sozinho e vais ver que as coisas se começam a compor. Neste momento temos um Varela que nem é carne nem é peixe, nem faz um passe para a frente, não sei sinceramente o que é, nem acho que ele sabe…

Palu1893

Tribuna Presidencial
3 Julho 2023
8,295
13,154
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Claro que sim. Os jogadores e as suas características podem dar algumas dinâmicas e variações. Tanto é que com Mourinho o Derlei jogava na ala esquerda e tinha movimentos diferentes de um extremo puro, sendo um avançado pela esquerda. Alias o Mora poderia fazer a posição com dinâmicas parecidas ao que tivemos nesse ano.

Resumindo, podem haver algumas dinâmicas que podem variar para casos esporádicos, mas convinha ter uma base em que todos no clube pudessem trabalhar a longo prazo. Assim andamos aos ziguezagues e atrás de modas…
Isso estamos completamente de acordo, até porque fica mais fácil a adaptação dos jovens talentos ao longo das etapas formativas e até ao chegar a equipa principal.

Presidente

Arquibancada
26 Maio 2016
174
469
Isso estamos completamente de acordo, até porque fica mais fácil a adaptação dos jovens talentos ao longo das etapas formativas e até ao chegar a equipa principal.
É isso que muitas das grandes equipas fazem como o Barcelona. Quando chegam á equipa A já sabem 90% do que é esperado deles. Uma vez mais, para quê inventar ? Aliás estava convencidíssimo que era isso que o AVB ia fazer depois de ter visto as equipas dele a joga e ainda tenho esperança que será esse o caminho…

• Like
Reações: Palu1893

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
6,046
6,634
Até nós a ver da bancada ficamos confusos, imagino os jogadores a terem de mudar tudo o que treinaram e que estão confortáveis. Sempre achei que os jogadores com o VB pareciam limitados pelo excesso de informação que lhes era passada, normalmente é o que treinadores inseguros fazem, sobrecarregam os jogadores de variações e dinâmicas para parecerem mais inteligentes do o que são. O chamado jogar de acordo com o adversário…

Convêm é ter jogadores que encaixem no perfil. Neste caso mete um Fernando ou um Emerson à frente da defesa sozinho e vais ver que as coisas se começam a compor. Neste momento temos um Varela que nem é carne nem é peixe, nem faz um passe para a frente, não sei sinceramente o que é, nem acho que ele sabe…
Eu fico parvo é com as invenções que se arranja para justificar certas coisas, agora o Fernando fazia de terceiro central

Head exploding moment mesmo

• Like
Reações: Presidente

Eclipsisboy

PRESIDENTE DOS PRESIDENTES, SERÁS ETERNO💙🤍
25 Maio 2014
30,935
46,401
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Das últimas notícias do interesse do city diziam que nos aceitávamos 40M

O United tem 40M

Ninguem vai dar muito mais que isso pelo diogo quando tens um Chevalier também por 40M.
Rejeitamos um valor superior no verão passado e o presidente apontou para a cláusula, tal como disse que o Anselmi era o treinador para o ano, nessa entrevista também disse isto do Diogo Costa : “ Se queremos crescer em qualidade e ambicionar ao título temos de manter a qualidade e o Diogo como ficou provado amplamente na sua história Futebol Clube do Porto e seleção nacional, é uma peça fundamental para nós.”. Vai apontar para a cláusula tal como apontou o ano passado onde o Diogo estava até mais valorizado.